Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

18 de Novembro de 2016 as 11:11:45



ARTIGO - 5 Dicas para Melhor Aproveitar o Black Friday - [Dr Haroldo Monteiro]


5 dicas para o consumidor aproveitar melhor o Black Friday !
 
 
Esperança !! Este é a palavra do momento.  Esperança em um novo  governo, esperança na conquista de um novo emprego,  esperança para os investidores, esperança dos empresários em um reaquecimento da economia e esperança do consumidor em preços mais baixos.
 
O índice de confiança do consumidor  divulgado dia 26/10 pela FGV acompanha tambem essa tendência, já  que avançou 1,8 ponto e atingiu 82,4 pontos em outubro, o resultado tem como base o avanço de 2,5 pontos do Índice de Expectativas (IE), para 92,6 pontos.
 
O Índice da Situação Atual (ISA) também apresentou melhora, de 0,8 ponto, a 69,0 pontos. É a sexta alta seguida do índice.
Fonte: Reuters.
 
Ainda que na economia real os varejistas ainda não tenham sentido nenhuma mudança significativa, as expectativas são de melhora para a economia Brasileira.
 
Enquanto isto as redes de varejos esperam  o Black Friday neste dia 25 de novembro para desovarem seus estoques , e tentam recuperar vendas que ficaram muito aquém das expectativas durante todo este ano. Na realidade as empresas precisam fazer caixa com a venda dos estoques antigos,  e assim gerar recursos para a compra de novos produtos.
 
A guerra entre as varejistas parece acirrada, e algumas empresas já lançaram até o slogan “Esquenta Black Friday” a quase um mes antes da data oficial das vendas.  As expectativas são de crescimento de vendas:  A estimativa para a edição 2016, que acontece em 25 de novembro, é alcançar um faturamento de R$ 2,1 bilhões, quase 30% maior que o do ano passado, de acordo com uma pesquisa da Ebit. O e-commerce nesta data de vendas é o destaque.
 
[grafico]
 
E com toda esta concorrência quem ganha é o consumidor. Porém, ele deve estar atento para não ser enganado ou prejudicar o seu orçamento familiar agindo por empolgação. Para evitar estes contratempos seguem 5 dicas importantes para o consumidor:
 
1) Caso você esteja querendo comprar um produto, passe a acompanhar seus preços à partir de agora. Assim você evitará o “Black Fraude”, ou seja, para valer a pena a compra o produto deverá estar com preço no Black Friday abaixo do que esteva antes deste dia.
 
2) Saiba que os preços oscilam mesmo no dia do evento. Portanto o quando comprar é fundamental. Aproveite o horário entre 0 e 6 hs da manhã para realizar suas compras. Ou até mesmo no fim do dia, quando as varejistas poderão conceder mais desconto para acabar os estoques, porém se seguir esta estratégia de esperar o fim do dia você estará sujeito a não encontrar mais o produto desejado.
 
3) Compre o que caiba dentro do que seu orçamento.
 
4) Compre o que você realmente precisa. Evite compras por impulso, mesmo que as mercadorias tenham um preço baixo.
 
5) Cuidado com os financiamentos para comprar produtos, dependendo das taxas de juros pagas o preço final poderá ficar mais caro que um produto com o preço normal fora do Black Friday.
 
Boas Compras !!
 
 
 
HAROLDO MONTEIRO DA SILVA FILHO
Sócio da  Planning & Management Consultoria
Especializada em Gestão e Tendencias Economicas para o Varejo e
Consultoria em Finanças e Franchising
O autor é graduado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ, além do MBA Business Administration pela Ohio University.
É professor convidado da COPPEAD para a disciplina Administração Financeira de Curto Prazo. 
 
A publicação desse artigo no JORNAL FRANQUIA foi autorizada pelo próprio autor. 


Fonte: Dr. Haroldo Monteiro. Com chamada de capa da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites