Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

03 de Junho de 2012 as 03h:33



REVISTA DA SEMANA - Política Européia de Austeridade Fiscal Agrava Economia Mundial


 

REVISTA DA SEMANA - Política Européia de Austeridade Fiscal Agrava Economia Mundial

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta terça-feira (22/05), que o mundo está diante de uma nova crise financeira, que irá afetar o mundo como um todo. Entretanto, o Brasil está mais preparado para enfrentá-la do que em 2008.

 

“Hoje temos quase o dobro das reservas internacionais, US$ 370 bilhões, enquanto em 2008 tínhamos US$ 200 bilhões; uma situação fiscal mais sólida; relação dívida/PIB menor; instrumentos disponíveis para implementar políticas de estímulos à economia; e compulsório”,  

afirmou o ministro durante audiência pública realizada no Senado Federal sobre alteração na remuneração da caderneta de poupança.  

 

Segundo Mantega, a situação da economia internacional se agravou nos últimos meses, demonstrando que a estratégia de austeridade fiscal adotada pelos países europeus não deu certo, pois não foi acompanhada de estímulo econômico. Em sua exposição, Mantega avaliou que o resultado dessa estratégia foi o baixo crescimento ou até mesmo recessão nesses países.

 .

O crescimento dos emergentes, e do Brasil, também será afetado, porque os mercados se encolheram e, com isso, há redução no volume de comércio exterior”,

 explicou.

 

O ministro ainda ressaltou que, se uma possível saída da Grécia da zona do euro não for bem administrada, poderá haver graves problemas na União Europeia, principalmente no setor bancário. 

.  

Para Mantega, este é um dos piores momentos para a economia mundial em termos de crescimento.

.

“Em 2012, a maioria dos países terá um taxa de crescimento menor que a apresentada no passado. Felizmente, o Brasil figura entre aqueles que terão crescimento maior esse ano, pois criamos as condições para isso”

.  

Na apresentação feita por Mantega consta que, diante desse cenário internacional adverso, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro será de 4%.  

.  

De acordo com o chefe da Fazenda, os desafios do governo para este ano é justamente acelerar o crescimento num cenário internacional adverso; dinamizar os investimentos; fortalecer o mercado interno; manter a solidez fiscal, o controle da inflação e o câmbio favorável; ampliar o crédito e reduzir as taxas de juros do sistema financeiro, diminuindo assim o custo financeiro; continuar com as desonerações e a reforma tributária; e reduzir custo da energia, logística e infraestrutura.

 

    



Fonte: Ministério da Fazenda





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites