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Franchising

25 de Maio de 2012 as 18h:38



ARTIGO - Como tornar-se Franqueador, passos para um processo bem sucedido


 

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Passo a passo para tornar-se Franqueador

 

Para um passo-a-passo do processo de tornar-se franqueador, Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt e Altino Cristofoletti Jr., diretor regional do interior de São Paulo da ABF, apresentam dez movimentos para obter-se uma rede organizada e de bom rendimento.  Ei-los:

 

 1º Passo  –  Estudo de viabilidade

O Estudo de Viabilidade é  a avaliação detalhada que indica a possibilidade e as condições para que o negócio seja replicável. Funciona como um plano de negócios, mas totalmente direcionado à expansão. Analisa-se qual mercado está em desenvolvimento ou está saturado para o tipo de empreendimento que se pretende franquear; se a expansão é autossustentável; qual o conhecimento da marca no mercado; se existem fornecedores locais; qual a logística necessária etc.;

 

 Passo  –  Revisão de processos

É o momento de se efetuar a análise crítica do empreendimento como um todo, verificando se os processos estão formalizados e organizados; se o sistema de apoio de informática é expansível e oferece a confiabilidade necessária; se o enquadramento fiscal e contábil é compatível com a expansão; até mesmo se o nome fantasia é adequado à nova proposta (nomes muito regionalizados ou localizados, como façam referência ao bairro, por exemplo, ou que nasceram da oferta de um único produto, precisam ser reavaliados);

 

3º Passo  –  Ajustes

Com os dois diagnósticos traçados nos passos anteriores, é o momento de realizar os ajustes necessários, como um redesenho de logomarca, alteração de mobiliário, troca de sistemas, formalização dos processos, identificação de fornecedores nos locais previstos para expansão etc.;

 

4º Passo  –  Definição da expansão

Encontrado os mercados potenciais para instalação das unidades franqueadas, deve-se definir como se deseja que a expansão ocorra, com qual velocidade e em que prioridade, sempre baseado na capacidade de atendimento à rede, logística e condições de suporte;

 

5º Passo  –  Estruturação da operação do franqueado

É a tradução, em números, de como funcionará a franquia. Será preciso estimar quais os resultados, de acordo com cada situação, serão obtidos pelas unidades; qual o investimento inicial necessário; como deverá ser a gestão do fluxo de caixa; capital de giro necessário etc.;

 

6º Passo  –  Criação dos manuais e treinamentos

Momento de passar para o papel tudo o que rege o empreendimento, quais padrões devem ser seguidos em termos de marca, regras de atendimento etc. E estruturar como serão treinados franqueados e equipes;

 

7º Passo   –  Formulação da Circular de Oferta de Franquia e dos Instrumentos Jurídicos

Tudo que foi planejado na estruturação da operação deve estar descrito de forma documentada, garantindo direitos e deveres das partes;

 

8º Passo  –  Escolha dos franqueados

Considerada pelos consultores ponto chave para o sucesso da expansão via franquia. É preciso encontrar parceiros cujos perfis sejam próximo à cultura do empreendimento. A recomendação é de que não se observe apenas a condição financeira do candidato, mas principalmente seus aspectos comportamentais. E, especialmente, que se faça um correto alinhamento de expectativas. É natural entusiasmar-se e acreditar nas boas perspectivas, porém é preciso ter a consciência de que problemas irão existir e que se a expectativa for exacerbada a decepção será muito grande e trará ruídos à parceria;

 

9º Passo  –  Realização dos treinamentos

Fazer a capacitação dos franqueados e de suas respectivas equipes é fundamental para a compreensão correta do funcionamento e das particularidades do empreendimento, bem como passar os fundamentos da cultura empresarial;

 

10º Passo  –  Gestão da rede

O dia a dia da gestão da rede envolve o acompanhamento da performance dos franqueados, com visitas a campo todo mês ou a cada dois meses para avaliar como está a condução da unidade, se o franqueado está cumprindo com o planejado e se precisa de ajuda. A dica dos consultores é saber ouvir as percepções e demandas dos parceiros e procurar as soluções ou realizar as adaptações propostas por quem está vivendo o dia a dia das especificidades daquela unidade.

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fonte: www.SantanderEmpreendedor.com.br

http://www.santanderempreendedor.com.br/noticias/setorial/768-passo-a-passo-para-se-tornar-um-franqueador.

 



Fonte: Santander





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