Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

25 de Abril de 2012 as 00h:04



ARTIGO - Como fazer uma franquia de sucesso ? por Fernanda Guimarães


 

 

Como fazer uma franquia de sucesso ?

Fernanda Guimarães

 

A projeção para 2012 é tão promissora quanto os resultados de 2011: o número de redes franqueadoras deve aumentar 15%. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que mais de 1.800 empresas fazem parte do sistema de franquias e comercializam sua marca no Brasil.

 

Essa é a escolha de muitos empreendedores que querem crescer: apostar em um modelo de sucesso. Mas será que comprar uma franquia é a certeza de bons negócios?

 

Apesar do modelo de franchising estar em franca expansão no País e no mundo, a abertura de um negócio não é garantia de lucro. Se, por um lado, os empreendedores vêem nas franquias a chance de investir de forma mais segura do que em um negócio próprio, por outro, as redes podem variar bastante quanto ao modo de funcionamento e relacionamento com os franqueados.

 

Especialistas afirmam que, apesar de terem um modelo pronto e formatado, algumas franquias podem dar mais certo do que outras, de empreendedor para empreendedor. Entre os fatores decisivos está o perfil do dono e sua afinidade com o negócio.

 

"Risco e retorno andam sempre juntos. É essencial que o empreendedor tenha afinidade com o negócio "

diz Julio Monteiro, diretor da Serses - Franquia Empresarial.

 

Marcelo Bae, diretor da Yogoberry, começou a franquear antes do previsto. “Inicialmente tinha a intenção de abrir algumas lojas próprias antes de franquear, mas logo após a abertura da primeira unidade a busca de interessados foi tão grande que antecipei o inicio no franchising” – completa Marcelo.

 

Segundo Julio Monteiro, o caso da Yogoberry se deve à boa “franqueabilidade” do negócio, que nada mais é do que a capacidade que o empreendimento tem de ser replicado por terceiros. Por isso, é importante que o empreendedor conheça o sistema de franchising e a rede na qual ele vai investir.

 

Caso o investidor não tenha experiência no ramo, a Associação Brasileira de Franchising oferece cursos para quem deseja conhecer um pouco melhor o sistema.

 

Quando decidiu começar a franquear, Miguel Yazeji, diretor da Toca do Biscoito, apostou em outro item importante: o ineditismo do negócio. Como não havia nenhuma rede de franquias especializada no comercio de doces, biscoitos e bebidas, Miguel enxergou um bom nicho de mercado, investiu e acertou. Hoje a rede está em pleno processo de expansão, tem 20 lojas em funcionamento e previsão de abertura de mais 15 em 2012.

 

Serviços

 

Yogoberry – Av. Ayrton Senna, 4701, loja 117 – RJ.    CEP: 22775-004. Tel.: (21) 2135-6226. www.yogoberry.com.br.

 

Serses  Rua da Quitanda, 159 – 8º andar – Praça Pio X – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20091-005 – Tel.: (21)2263-3262 – Site:www.serses.com.br

 

Toca do Biscoito - Rua do Ouvidor 129 – Centro - Rio de Janeiro – RJ – Cep: 20040-040 – Tel: (21) – 2224-9460 - www.casadobiscoito.com.br

 



Fonte: Fernanda Guimarães, da Mark Comunicação e Marketing





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites