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Franchising

24 de Novembro de 2015 as 00:00:00



ARTIGO - Lições Valiosas De Quem Já Empreendeu - por Eusébio, Suzuki e Bonizzi


7 lições valiosas de quem já empreendeu
 
por Gefferson Eusébio, Helio Suzuki e Rafael Bonizzi
 
 
Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Os dados são da última edição da pesquisa Global Entrepeneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o IBPQ Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.
 
Este quadro coloca o País em 1º lugar no ranking mundial de empreendedorismo. Acompanhe, a seguir, 7 lições valiosas para quem está começando a empreender de quem já viveu e superou as dificuldades de ter o primeiro negócio.
 
 
Escolha bem seus parceiros
 
“A lição mais valiosa que aprendi com o ProCompra foi: escolha muito bem quem estará lado a lado na sua empreitada. Ninguém constrói nada sozinho, portanto, dedique muitas horas definindo e selecionando bem todas as pessoas que irão trabalhar contigo, seja seu sócio, investidor ou funcionários. Todos têm objetivos e comprometimentos próprios e, para fazer seu negócio prosperar, você precisa que todos estejam alinhados com o foco da empresa”,
 
diz David de Lira, fundador do ProCompra.
 
 
Pensamento coletivo
 
“Trabalhei por quatro anos em banco de investimento, onde o clima de trabalho é péssimo e existe uma competição não muito saudável entre as pessoas. Ou seja, para você ir bem, seu companheiro de trabalho precisa ir mal. Porém, após minha saída do banco em 2013, muitos empreendedores nos ajudam, desde quando o MeSeems era apenas uma ideia no guardanapo. Como eu costumo dizer para amigos empreendedores que estão começando, "já é difícil, se não nos ajudarmos fica impossível",
 
diz Lucas Melo, fundador do MeSeems.
 
 
Prepara-se para as adversidades e problemas
 
“O aprendizado mais valioso foi ter resiliência. Empreender é um grande desafio, especialmente em um setor complexo como o de serviços financeiros. Por mais que se prepare e monte um plano de negócios bem estruturado, as adversidades e problemas reais de estruturar uma empresa do zero exigem mais do que competências básicas. Por isso, é importante não se deixar abalar pelas pancadas do dia a dia, mantendo o foco no projeto e acreditando no negócio. Toda e qualquer adversidade pode ser transposta quando existe foco e planejamento”,
 
diz Marcelo Ciampolini, fundador da Lendico Brasil
 
 
Compartilhe resultados
 
"A cada passo do negócio, é importante compartilhar os resultados para seus stakeholders para conseguir comprovar a evolução que o levará ao sucesso: seja um canal testado que funcionou, um novo feature do produto, uma nova parceria, um novo modelo de precificar e cobrar os clientes. Sempre compartilhe os resultados comparado com o cenário anterior: tivemos um aumento em X% na aquisição de clientes com a nova parceria que fizemos. Fazer isso cria engajamento e os envolvidos vêem um "sonho" se materializar em um "produto" ou "modelo de negócio",
 
diz Adriana Barbosa, 29 anos, diretora-geral da Payleven Brasil.
 
 
Controle sua operação, foque nas vendas
 
Para Fernando Aquino, CEO do Mova Mais, foi fundamental focar nas vendas.
 
“Aprendi que mesmo que seja bom técnico naquilo que faz, você deve começar a vender hoje, ao invés de confiar em estruturas nas quais a responsabilidade de vendas fica no colo "dos outros". Se você não tem controle sobre as vendas de uma operação, você não tem o controle da operação”,
 
afirma o CEO do Mova Mais.
 
 
Confie na equipe
 
Gabriel Drummond, co-fundador da Intelipost, aprendeu que é fundamental acreditar no próprio time em que ele mesmo apostou.
 
“Em um determinado momento, os fundadores se tornam gargalo quando querem acompanhar todos os processos de perto. É preciso se desprender, confiar na equipe e deixar que a organização aprenda sozinha”,
 
diz Gabriel Dummond, co-fundador da Intelipost.
 


Fonte: Gefferson Eusébio, Helio Suzuki e Rafael Bonizzi, da NR-7 Comunicação - Tel.: (11) 2344-9100





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