Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

Sexta-Feira, Dia 13 de Janeiro de 2012 as 23h:23



ARTIGO - Influências dos modelos mentais no sucesso e fracasso empresarial - Ivan Postigo


 

Influências dos modelos mentais no  sucesso e fracasso empresarial

Ivan Postigo, 13.01.2012

 

Imaginar modelos mentais não é difícil. Entender como se formam e explicá-los, definitivamente é um processo complexo.

Os modelos que desenvolvemos e se consolidam em nossas mentes vêm de informações que nos são passadas na infância, no desenrolar de nossas vidas e de experimentos que vivenciamos.

 

A ficção, por anos a fio, nos é diz que os marcianos são extraterrestres verdes, vindos do planeta vermelho. Portanto, se dermos a um grupo de pessoas folhas, lápis de cor e pedirmos para que os desenhem teremos homenzinhos, homens altos, com antenas, sem antenas, mas a maioria os pintará verdes.

Aquele que se atrever pintá-los amarelos certamente causará espanto e provocará uma série de questionamentos.

Marcianos amarelos fazem parte de nossos modelos mentais? Acredito que para a maioria das pessoas não.

 

Coloque pintores numa sala, de forma que não possam se comunicar, de frente para uma janela com vistas para uma montanha, e peça que a retratem.

Findo o trabalho, verá que um quadro será completamente diferente do outro, não pelo que viram , mas pelo que experimentaram, sentiram, perceberam, conexões mentais que fizeram, concluíram.

 

Esses modelos podem ser analisados desde situações inocentes como a dos extraterrestres, às questões mais complexas como recordes nos esportes a serem batidos ou transações comerciais a serem feitas.

 

Quantas vezes você presenciou pessoas resistindo a fazer uma ligação telefônica para falar com alguma empresa, marcar uma visita, achando que não dará certo? Também, certamente, já viu o inverso. Pessoas que pelas recusas poderiam ter desistido, continuarem a insistir como se a palavra “não”, sobre elas, não tivesse o menor efeito.

 

A primeira desenvolveu um modelo mental de desconforto a segunda de possibilidade de superação.

 

Um grande exemplo disso acontece com os recordes nos esportes. Um recorde pode durar anos, mas uma vez batido será superado seguidamente até a próxima marca, onde pareça imbatível, quando o processo se repetirá.

 

Isso faz lembrar a história dos besouros, onde as leis da física dizem que estes, por sua constituição, não podem voar, contudo eles não sabem disso e voam.

 

Uma forma interessante de estudar os modelos mentais é observando a moda das roupas.

 

Esta em determinadas épocas é bastante arrojada em cortes, cores, desenhos. A princípio choca a sociedade, mas rapidamente é aceita. Anos depois, ao nos depararmos com as fotos da época, rimos e nos perguntamos como pudemos usar aquilo!

 

Não quer dizer que todos aceitem e usem os modelitos daquela estação, vamos encontrar pessoas que não absorvem com facilidade as novidades e, na verdade, aumentam a rejeição.

 

A capacidade de experimentação, absorvendo ou rejeitando posteriormente, nos prepara para conviver com novas idéias, novos conceitos, sucesso e fracasso.

 

Um aspecto importante nas nossas vidas, que nos ajuda na evolução como pessoas e profissionais, é a disposição de testar e questionar nossos modelos mentais.

 

Nossas experiências, nossos sucessos e fracassos nos levam às convicções e crenças que não são necessariamente verdades, portanto testá-las é fundamental para que possamos reafirmá-las ou refutá-las, uma vez que estas guiam nossas decisões.

 

Você como empresário, como gestor, ajudou no desenvolvimento de uma cultura na empresa, fruto de seus modelos metais, que ao mudarem, ao sofrerem transformações, podem entrar em choque com suas idéias, determinações, gerando debates, discussões e conflitos.

 

Ser bem sucedido em um projeto não depende de se obter unanimidade de conceitos, mas é fundamental entender como estes se formam, e isso está ligado aos nossos modelos mentais.

 

Estes podem ser parecidos com os de nossos pares na empresa, nunca idênticos, mesmo que a diferença seja uma leve variação no tom do verde do nosso marciano.



Fonte: Ivan Postigo, da Postigo Consultoria





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites