Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

20 de Fevereiro de 2017 as 22:02:09



ARTIGO - O negócio é abrir um negócio - pelo Dr. Haroldo Monteiro


O negócio é abrir um negócio
Haroldo Monteiro
 
 
Muitos brasileiros que trabalham empregados gostam de falar esta frase: "O negócio é abrir um negócio!". Isto ocorre muito nos momentos em que se espera um aumento de salário que ainda não veio ou ainda no momento de um desentendimento com o chefe ou patrão. Mas será que esta é a solução de todos os problemas?
 
Bem, caso seja esta a solução, não vamos aqui nesse momento analisar as diferenças entre trabalhar empregado ou em um negócio próprio, mas tentar diminuir as dúvidas que se iniciam num momento como esses de um voo solo. O que é melhor: abrir uma franquia ou uma empresa própria? Temos que olhar pela ótica do empreendedorismo primeiramente antes de tomar a decisão.
 
Ao ser um franqueado de alguma marca, você deve seguir padrões de negócios previamente definidos e fica difícil empreender realmente. 
 
Caso opte por ser um empreendedor, uma empresa criada por você faz mais sentido. Hoje, segundo pesquisas, o perfil do brasileiro que procura um negócio próprio mudou, pois antes sua motivação era basicamente a necessidade e hoje o empreendedorismo mostra um mundo de vantagens.
 
Mas existem outros pontos importantes que podem ajudar você a decidir que caminho seguir:
 
Capital Disponível
 
Caso você opte por uma franquia, você deverá gastar uma determinada quantia de início e possuir uma reserva para eventuais necessidades, caso sua venda não performe como planejado.
 
No caso de uma empresa, você pode ir fazendo investimentos aos poucos de acordo com o resultado obtido. Logo, avalie bem o valor de seu investimento x capital disponível, e não se esqueça de uma reserva para eventuais desvios do planejamento inicial, nunca gaste todos os seus recursos no início do projeto.
 
A Marca 
 
"Franquia é menos arriscado, pois sua marca já é conhecida e já existem vários franqueados no mercado" - cuidado com esta afirmação, pois existem várias marcas de franquia que possuem franqueados que fecharam, pois não obtiveram sucesso.
 
O local de abertura da loja conta muito e as master franquias geralmente abrem suas unidades em shoppings, onde o ponto é muito caro e o aluguel também. Além disto, o shopping deve ter um fluxo bom de pessoas. Analise também a cultura do local, se aquele produto é pertinente ao seu público alvo e a região em que se encontra.
 
Inovação
 
Ao abrir uma franquia, você não poderá inovar. Caso você tenha esta capacidade, abra uma empresa, crie seu produto ou ainda se diferencie da concorrência. Lembre-se que não adianta brigar com as grandes empresas, fazendo mais do mesmo. Procure seu nicho de mercado, apresente seu produto fazendo com que o consumidor sinta a necessidade de consumi-lo. Procure o seu "Oceano Azul".
 
Risco x Retorno 
 
Apesar de ser considerado um investimento de um menor nível de risco, pois o produto já foi testado, as franquias ainda assim podem não oferecer o retorno esperado ou ainda nem oferecer retorno. Já uma empresa sua pode gerar um retorno bem mais elevado caso as vendas planejadas ocorram. Portanto, caso faça a opção por um negócio seu, tente minimizar os riscos ao máximo.
 
Gestão 
 
Tanto para ser um franqueado como para ter um negócio próprio, o aperfeiçoamento de sua capacidade de gerenciar é imprescindível. Muitos profissionais quando entram no negócio de franquias acreditam que o master franqueador cuidará de seu dia a dia. Não se enganem! Hoje existem vários cursos para pequenos franqueados e empreendedores. Gestão de pessoas, finanças, marketing, logistica farão parte de seu dia a dia. Você deverá ser um gestor de múltiplas capacidades.
 
Bem, agora é com você! Escolha o melhor rumo a tomar em sua carreira quando for abrir um negócio.
 
 
 
HAROLDO MONTEIRO DA SILVA FILHO
Sócio da  Planning & Management Consultoria
Especializada em Gestão e Tendencias Econômicas para o Varejo e
Consultoria em Finanças e Franchising
O autor é graduado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ, além do MBA Business Administration pela Ohio University.
É professor convidado da COPPEAD para a disciplina Administração Financeira de Curto Prazo. 
 
A publicação desse artigo no JORNAL FRANQUIA foi autorizada pelo próprio autor. 


Fonte: Dr. HAROLDO MONTEIRO





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
18/06/2010
Franquia: um bom negócio!
 
09/06/2010
Como tornar sua empresa um fracasso em 10 passos
 
01/06/2010
Previna-se juridicamente antes de assinar um Contrato de franquia - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
01/06/2010
Nota Fiscal Eletrônica: Aumentando os Riscos de Autuação Fiscal - Por Tiziane Machado*
 
Convergência das práticas contábeis nacionais e internacionais aponta crescimento e valorização da área de contabilidade no Brasil 27/05/2010
Convergência das práticas contábeis nacionais e internacionais aponta crescimento e valorização da área de contabilidade no Brasil
 
27/05/2010
Varejo: Loja pequena com rentabilidade de grande - Por Tiziane Machado*
 
21/05/2010
Por que ter um contador? - Por Dora Ramos*
 
Economistas x mercado imobiliário - Por Wildemir Demartini, Diretor da Lopes Royal (DF) 17/05/2010
Economistas x mercado imobiliário - Por Wildemir Demartini, Diretor da Lopes Royal (DF)
 
10/05/2010
Como Sobreviver Mediante a Tributação Brasileira - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
07/05/2010
O Governo Eletrônico e a Fiscalização Tributária - Por Tiziane Machado*
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites