Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

25 de Novembro de 2015 as 00:00:00



ARTIGO - Franquias: Loja em Rua ou em Shopping Center ? por Arlan Roque


Unidade de rua ou de shopping center:

O perfil do empreendedor é determinante nessa escolha

por Arlan Roque

 

 

Dificilmente será estabelecida uma fórmula precisa oureceita de bolo, para definição de melhor posicionamento de sua unidade de negócios: se melhor em rua ou em shopping center.

.

Normalmente há o estereótipo de que lojas em shopping center são melhores por apresentarem expectativa de maior faturamento e lucro.

.

Considerando-se que o ponto comercial tenha sido bem selecionado, tanto em unidade localizada em centros comerciais de rua ou em shopping center, a incidência de unidades com maior faturamento no shopping pode ser uma verdade. No entanto, não necessariamente será mais lucrativa.

 

Custos de ocupação e gastos com mão de obra são frequentemente maiores em shoppings, ao tempo que o faturamento poderá ou não ser proporcionalmente maior, em relação ao trabalho aplicado.

 

Um importante fator a ser levado em consideração no momento da escolha entre shopping centers ou comércio de rua, é o perfil do empreendedor.

 

Shopping Center

 

A atividade franqueada é naturalmente delimitada por uma série de procedimentos pré-estabelecidos. Além disso, se o empreendedor opta por instalar-se em shopping, é necessária a compreensão de que se trata de um centro de comércio organizado e regulamentado, com normas específicas para horário de funcionamento, recebimento de mercadorias, manutenção e organização de lojas e controle sobre vendas realizadas.

.

A contra-partida oferecida pelo shopping reside na maior segurança oferecida, no esforço conjunto de marketing, no fluxo ininterrupto de consumidores, nos treinamentos e nos eventos organizados por associação de lojistas etc.

.

Centro Comercial de Rua

 

Quando realizada a opção por unidade localizada em centro comercial de rua, o custo de ocupação tende a ser menor e o empresário tem mais liberdade na condução de seu negócio. No entanto, ele atua individualmente em relação ao marketing e demais situações apontadas no parágrafo anterior.

.

Ainda que o empresário tenha no franqueador, seu elemento de apoio comercial, há certa tendência de faturamento menor, mas não necessariamente rentabilidade menor.

.

Além disso, há limitação na oferta de conveniências aos clientes, quando, por exemplo, o estacionamento é um fator relevante na decisão de visitação daquela loja etc. Outro ponto limitador são as variações climáticas, que tem forte influência no fluxo de pedestres em pontos de rua.

 

Por outro lado, lojas em situadas em rua apresentam o aspecto positivo de frequentemente terem maior espaço, pois a locação não é realizada por metro quadrado, como em shopping center.

 

Finalmente, percebemos que existem pontos positivos e limitadores em ambas as situações. Independente desta análise, a estratégia de localização do ponto, que será assunto de outro post, é fundamental para o sucesso do negócio.

.

Analise, informe-se e faça bons negócios!!

 

.

Arlan Roque     

  



Fonte: Arlan Roque





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
18/06/2010
Franquia: um bom negócio!
 
09/06/2010
Como tornar sua empresa um fracasso em 10 passos
 
01/06/2010
Previna-se juridicamente antes de assinar um Contrato de franquia - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
01/06/2010
Nota Fiscal Eletrônica: Aumentando os Riscos de Autuação Fiscal - Por Tiziane Machado*
 
Convergência das práticas contábeis nacionais e internacionais aponta crescimento e valorização da área de contabilidade no Brasil 27/05/2010
Convergência das práticas contábeis nacionais e internacionais aponta crescimento e valorização da área de contabilidade no Brasil
 
27/05/2010
Varejo: Loja pequena com rentabilidade de grande - Por Tiziane Machado*
 
21/05/2010
Por que ter um contador? - Por Dora Ramos*
 
Economistas x mercado imobiliário - Por Wildemir Demartini, Diretor da Lopes Royal (DF) 17/05/2010
Economistas x mercado imobiliário - Por Wildemir Demartini, Diretor da Lopes Royal (DF)
 
10/05/2010
Como Sobreviver Mediante a Tributação Brasileira - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
07/05/2010
O Governo Eletrônico e a Fiscalização Tributária - Por Tiziane Machado*
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites