Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Informática | Tecnologia

28 de Fevereiro de 2019 as 11:02:23



MICROCAMP retoma Expansão da Rede com Modelo Econômico de Franquia


A meta é abrir 30 novas unidades até o final do ano
 
 
A Microcamp, rede de escolas de informática e inglês, está retomando a expansão da empresa com o lançamento de um novo modelo de franquia, o Smart. O investimento para a expansão é de cerca de R$ 1 milhão e a expectativa é abrir 30 novas unidades até o final de 2019.
 
Smart
 
O Smart é um modelo simplificado de escola com dois laboratórios, capacidade para 960 alunos, meta de 30 matrículas/mês, faturamento previsto de R$ 30 mil/mês, 2% de royalties e prazo de retorno do capital investido estimado entre 12 e 18 meses. O investimento é de R$ 98 mil.
 
"É uma opção econômica de investimento, porém com alta rentabilidade, em média 25%, uma das mais atraentes do mercado. É um modelo ideal para jovens e pequenos empreendedores, pois com um baixo investimento conseguem montar seu próprio negócio e ter independência financeira. Estamos apostando muito neste modelo para voltarmos a expandir e chegarmos em locais onde a marca ainda não está presente",
 
diz Davi Tuffi, CEO da Microcamp.
 
Entre as cidades de maior interesseda empresa, estão as capitais Fortaleza, Goiânia, Salvador, Recife e o Distrito Federal. A Microcamp também tem interesse em outras cidades onde já tem escola, mas que comportam novas unidades como Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Porém como se trata de um modelo enxuto, cidades de pequeno porte também comportam o negócio.
 
Para facilitar a aquisição da franquia aos investidores, a Microcamp financia, através de parceria firmada com o Banco Bradesco, 80% do negócio para bancar capital de giro, taxa de franquia e reforma do imóvel, com carência de dois anos para iniciar o pagamento. "Nesse tempo a escola já se pagou e já está dando lucro", garante.
 
Nova fase
 
A retomada da expansão da Microcamp se dá após cerca de sete anos de pausa no crescimento de suas unidades, em função, a princípio da divisão da empresa, em 2012, com a separação dos sócios, e mais recentemente, com a mudança na gestão da empresa. Há pouco mais de um ano e meio, Eloy Tuffi, o fundador e presidente da Microcamp, transferiu o comando da empresa para seu filho Davi Tuffi.
 
Ao assumir, Davi Tuffi optou por priorizar mudanças na área de gestão da empresa e deixar o crescimento para um segundo momento. Nesse período, implantou a gestão por indicadores, nova estratégia de vendas, melhora na equipe com foco na alta performance e a criação de novos produtos com cursos mais voltados às novas tecnologias.
 
A estratégia deu certo e impactou nos resultados da empresa que registrou, em 2018, aumento de 4% no faturamento, 11% nasmatrículas, 2% na cobrança e 3% na frequência dos alunos. Com resultados positivos, apesar da recessão econômica no país, Davi decidiu que era o momento de voltar a expandir a rede e criou este novo modelo de franquia.
 
"O momento é agora, porque internamente, consegui adequar a equipe de trabalho ao meu modelo de gestão, e externamente, a economia está dando sinais de melhora e as pessoas estão mais confiantes nas mudanças do país",
 
pondera o CEO.
 
Outro ponto que pesou na decisão da Microcamp de voltar a investir foi a constatação de que a procura por cursos de informática continua em alta, desde os básicos como o do pacote Office – unanimidade na maioria das empresas – mas principalmente os mais avançados, voltados às novas tendências em tecnologia.
 
Os cursos que utilizam novas tecnologias e são voltados a quem quer se especializar na área, foram responsáveis pelo surgimento de pelo menos 30 novas profissões nas mais diferentes áreas de atuação, somente em 2018. "A realidade é que a demanda pelos cursos de informática continua aquecida porque em qualquer área de atuação requer conhecimentos em informática, é, portanto, um segmento onde vale a pena investir", finaliza Davi Tuffi.
 
 
MicrocampSmart, Modelo de franquia 
 
   Capacidade                2 laboratórios, 960 alunos
   Número de funcionários      7
   Royalties                           2%
   Rentabilidade                     25%
   Prazo de retorno do capital  entre 12 e 18 meses
   Faturamento estimado        R$ 30 mil/mês
   Investimento                      R$ 98 mil
 
Sobre a Microcamp
 
   A Microcamp é a principal rede de escolas de informática e inglês no Brasil, com 65 unidades espalhadas por todo o país. Foi a escola pioneira na popularização do ensino de informática no Brasil e desde sua fundação, em 1977, já formou mais de 1,5 milhão de alunos. 
 
  Oferece os principais cursos na área, desde o básico Pacote Office, passando pelo Informática com App´s e Realidade Mixada, Hardware e Robótica, Desenvolvimento de Games e Inglês com Inteligência Artificial e Holografia.


Fonte: Vilma de Barros Mattos, imprensa@microcamp.com.br





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
18/02/2012
WSI, em ritmo de expansão
 
NEXAR, especializada em informática e tecnologia digital, inaugura sua primeira franquia 29/11/2011
NEXAR, especializada em informática e tecnologia digital, inaugura sua primeira franquia
 
NEXAR inaugura loja em Campo Limpo 17/10/2011
NEXAR inaugura loja em Campo Limpo
 
NEXAR foca expansão em São Paulo 19/09/2011
NEXAR foca expansão em São Paulo
 
18/05/2011
Conferência Internacional de Gestão de Inovação e de Projetos
 
16/03/2011
Workshop sobre redes sociais e gestão do conhecimento
 
24/02/2011
SBGC realiza encontro de aprendizagem em GC & I: redes sociais no ambiente corporativo
 
27/12/2010
4HD cumprimenta clientes e parceiros
 
Commitment AllEasy comercializa software para premiação de vendas 28/11/2010
Commitment AllEasy comercializa software para premiação de vendas
 
21/10/2010
CONTRIBUINTES PAULISTAS GANHAM ´CAIXA POSTAL ELETRÔNICA´ QUE SUBSTITUI DIÁRIO OFICIAL E CORREIOS
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites