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Franchising

Domingo, Dia 07 de Junho de 2020 as 01:06:55



MERCADÃO DE ÓCULOS lança Novo Modelo de Franquia


Mercadão dos Óculos lança modelo de franquia para cidades com até 30 mil habitantes
 
Por um investimento de R$ 100 mil, essa é a nova opção de negócio da rede,
que conta com mais de 300 unidades em todo Brasil
 
Levar uma franquia já consagrada nas grandes cidades para municípios com até 30 mil habitantes. Por um investimento de R$ 100 mil, essa é a nova opção de negócio do Mercadão dos Óculos, uma rede de óticas premiada e que conta com mais de 300 unidades em todo Brasil.
 
A novidade busca atrair o investidor que, por uma questão financeira ou de logística, tem dificuldades para inaugurar uma franquia na cidade onde reside.
 
“Desenvolvemos um modelo de negócio rentável e flexível para o bolso desse investidor, sem que ele precise mudar de praça para abrir uma unidade”,
 
comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.
 
De acordo com Freitas, a nova proposta permite que o Mercadão dos Óculos amplie sua presença nacional fora das regiões com mais de 100 mil habitantes, onde a atuação de franquias de ótica é mais comum.
 
“Com isso iremos promover mais qualidade, variedade e preço justo em óculos de sol e de grau nesses municípios”.
 
O Mercadão dos Óculos é a primeira rede de óticas do Brasil a lançar um modelo de vendas de óculos somente com marcas próprias. Essa condição permitiu elaborar uma opção de negócio reduzida, com baixo custo de estoque inicial de produtos – que em grifes é maior, com mínimos e coleções a serem compradas por imposição das marcas.
 
Lucro de 30%
 
A nova proposta de negócio do Mercadão dos Óculos tem como principal mudança o custo fixo. Antes era necessário um investimento mínimo de R$ 150 mil para ter a loja completa e em funcionamento. Para isso, a rede reduziu a taxa de franquia, estoque, móveis, equipamentos óticos, adequou imóveis, dentre outras ações.
 
“Hoje já existe uma movimentação das redes para democratizar o investimento, a fim de atrair investidores de fora dos grandes centros urbanos”,
 
explica Freitas.
 
Além disso, houve uma adaptação no plano de negócios, que utilizou como referência as unidades já em funcionamento do modelo de negócio tradicional. Atualmente, o Mercadão dos Óculos possui 25 franquias em cidades com menos de 50 mil habitantes, sendo 50% delas na faixa de até 30 mil (algumas em operação há mais de três anos).
 
“O custo fixo dessas franquias são menores que em cidades maiores. Com isso temos um ótimo ganho na rentabilidade, com lucratividade final entre 25% a 30% do faturamento total da loja”,
 
acrescenta Freitas. Até 2020, a expectativa é que 20% a 30% das franquias comercializadas sejam voltadas para cidades desse porte.
 
No segundo trimestre de 2019, o franchising cresceu 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, com o faturamento de R$ 43,1 bilhões. O segmento de Saúde, beleza e bem-estar, que envolve as óticas, foi um dos que mais que cresceu: 6,6%.
 
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O retorno de investimento do franqueados da rede é de 15 a 20 meses.
 
Sobre o Mercadão dos Óculos
 
O Mercadão dos Óculos é uma rede de franquia de óticas criada para atender as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 239,90. Fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012, conta com mais de 300 unidades e está presente em 24 estados.
 
Neste ano, a marca pretende inaugurar 100 lojas e, até 2020, chegar a 600 pontos. Em 2017, 2018 e 2019, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
 
Ficha Técnica
 
Investimento total:   R$ 100 mil
Taxa de franquia:     de R$ 25 mil a R$ 65 mil
Capital de Giro:        de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação:   25m² a 60m²
Tipo de negócio:      Ótica
Ano de fundação:    2012
Ano de fundação do franchising:   2013
Número de funcionários:    4
Nº de unidades próprias:    3
Nº de unidades franqueadas: mais de 300
Royalties:   5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade:          2%
Faturamento médio da unidade:   R$ 50 mil
Lucro médio mensal:   de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno:    de 15 meses a 20 meses
 


Fonte: SIMONE TAVARES, Assessoria de Imprensa, simone@gcomunicacao.com.br





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