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Justiça

23 de Fevereiro de 2024 as 02:12:38



CARA-DURA - Restabelecimento de Energia foi bem-sucedido, diz Enel-SP


Enel é a empresa concessionária em São Paulo SP e 23 municípios de sua região metropolitana
 
Restabelecimento de energia em novembro foi bem-sucedido, diz Enel-SP
Em CPI, concessionária atribui apagão a "evento climático extremo"
 
Em depoimento nesta 5ª feira, 22.02, na CPI Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Vereadores de São Paulo, o presidente da Enel em São Paulo, Max Xavier Lins, disse que o restabelecimento de energia após o apagão ocorrido em novembro do ano passado foi “tecnicamente bem-sucedido”.
 
A Enel é a concessionária de energia que atende a capital paulista e mais 23 municípios da região metropolitana.
 
“A gente precisa desmistificar os fatos das narrativas. Evidentemente, teve, sim, uma quantidade pequena de consumidores [que ficaram dias sem energia). A gente entende o transtorno para esse cidadão. Mas, tecnicamente, foi uma operação bem-sucedida de restabelecimento”,
 
disse Lins.
 
No dia 3 de novembro do ano passado, 2,1 milhões de clientes da Enel ficaram sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. Houve casos em que residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem luz por dias.
 
3 dias para reagir ao temporal
 
Por causa disso, em fevereiro deste ano, a Enel foi multada em R$ 165,8 milhões pela ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica. Segundo o auto de infração feito pela Aneel, a empresa não prestou serviços de forma adequadaA Companhia só acionou significativamente as equipes de manutenção – próprias e terceirizadas – em 6 de novembro/2023, três dias após o temporal que derrubou árvores e comprometeu o abastecimento de energia em diversas áreas da capital paulista e dos arredores.
 
No depoimento de hoje, o presidente da Enel confirmou que houve pessoas que ficaram muitos dias sem energia elétrica, mas ressaltou que a resposta da empresa ao apagão foi “um esforço sobre-humano”. De acordo com Lins, o que ocorreu no dia 3 de novembro na capital e na região metropolitana foi “um evento climático extremo”, acima do que estava previsto.
 
“A curva do restabelecimento [de energia] pode parecer longa para quem ficou quatro ou cinco dias sem energia. Mas, para o tamanho da dimensão [do evento climático], eu diria que a recuperação, tecnicamente falando, foi um esforço sobre-humano para conseguir isso. Poucas distribuidoras do Brasil teriam conseguido o tempo de restabelecimento que foi obtido”,
 
disse ele. Segundo Lins, em até 24 horas, 1,2 milhão de clientes estavam com a energia restabelecida;   e, no prazo de 72 horas (3 dias!),  97% da energia estava de volta em toda a região metropolitana de São Paulo.
 
Em janeiro deste ano, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recorreu ao TCU Tribunal de Contas da União para solicitar uma fiscalização mais rigorosa sobre o serviço prestado pela empresa.
 
O prefeito também pediu a rescisão do contrato com a concessionária. Antes disso, a prefeitura havia entrado com ação na Justiça de São Paulo para pedir à Enel que apresentasse um plano de contingência e um cronograma preventivo para o período de chuvas.
 
A Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, informou nesta semana que as interrupções do fornecimento de energia elétrica em São Paulo fizeram disparar o número de reclamações contra a Enel. A maior parte diz respeito à falta de energia e pede que a empresa faça o enterramento da fiação elétrica.
 
“Isso aponta como este se tornou um problema crônico na cidade”,
 
disse a diretora da Change.org Brasil, Monica Souza.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de Capa e Subtítulos da Redação JF





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