Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

09 de Dezembro de 2016 as 07:12:53



TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO - Obras do Eixo Leste terminam este ano


Barbalho: obras do Eixo Leste da transposição do São Francisco terminam este ano
 
 
O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, disse em entrevista a A Voz do Brasil, na 5ª feira, 08.12, que as obras do eixo leste da transposição do Rio São Francisco estão chegando ao fim.
 
"No eixo leste estamos concluindo o curso das aguas até 31 de dezembro deste ano. Portanto estamos muito proximos da conclusão. Em seguida, encheremos os reservatórios. Estaremos levando água até o último extremo do leixo leste até fevereiro de 2017 e entregando água ao Rio Paraíba e, principalmente, à região metropolitana de Campina Grande, que hoje sofre com a estiagem, se deus nos permitir, em abril de 2017",
 
disse Barbalho.
 
Na 6ª feira, 09.12, o ministro e o presidente da República, Michel Temer, visitam as obras desta parte da transposição, em Pernambuco. A visita será a um trecho em Pernambuco, próximo a cidade de Floresta, região da estação de bombeamento número três.
 
 
Fortaleza, em Agosto de 2017
 
Para a conclusão do eixo norte, foi lançado  edital na 5ª feira, 08.12, para a execução do trecho que inicialmente seria de responsabilidade da Construtora Mendes Júnior, que alegou incapacidade financeira para prossegur com a obra. A previsão é que as águas deste trecho cheguem ao Reservatório de Jati,  no Ceará, em agosto de 2017, e  em setembro à população da Região Metropolitana de Fortaleza.
 
As previsões do ministério são que o Rio Grande do Norte seja atendido em dezembro de 2017.
 
 
Mendes Júnior em dificuldades
 
Segundo nota do Ministério da Integração Nacional, de 15.09. a Mendes Júnior Trading S.A. demonstrara interesse em transferir os contratos sob sua responsabilidade para outra empresa diante do comprometimento da sua capacidade técnica gerada por dificuldades na obtenção de créditos.
 
Em abril deste ano, a Controladoria-Geral da União  declarou a empresa Mendes Júnior inidônea. Entre as irregularidades apontadas pela controladoria, estão a combinação com concorrentes sobre qual licitação cada empresa deveria vencer e também o pagamento de propina a agentes públicos. Desde então, a construtora ficou proibida de assinar novos contratos com a Administração Pública pelos menos por dois anos.  
 
Atualmente, a empresa tem dois contratos firmados com o Ministério da Integração, para a construção das estruturas de engenharia da primeira etapa (Meta 1N) do Eixo Norte do empreendimento, que compreende a captação de água do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o início do reservatório Jati, em Jati (CE). 
 
O juiz federal Sérgio Moro, havia condenado, em 03.11.2015, o ex-vice-presidente da empreiteira Mendes Júnior, Sérgio Cunha Mendes, a 19 anos e quatro meses da prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Na sentença, Moro também condenara outros dois ex-executivos da empreiteira. 


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
12/09/2012
CÓDIGO FLORESTAL - Medida Provisória estará em pauta para votação na próxima semana
 
AQUECIMENTO GLOBAL - James Lovelock e outros ambientalistas retratam-se de seu alarmismo 06/09/2012
AQUECIMENTO GLOBAL - James Lovelock e outros ambientalistas retratam-se de seu alarmismo
 
URÂNIO - Novo material viabiliza extração de urânio da água do mar 28/08/2012
URÂNIO - Novo material viabiliza extração de urânio da água do mar
 
20/08/2012
MEIO AMBIENTE - Setor de lixo no Brasil pode reduzir emissões em até 57 milhões de ton. de CO2
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites