Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Negócios | Serviços

Segunda-Feira, Dia 14 de Março de 2011 as 11h:46



Aprenda a se relacionar com a mídia, recomenda especialista


Media Training é uma das ferramentas utilizadas por profissionais de comunicação para preparar porta-vozes das empresas e instituições para o relacionamento com a mídia. Hoje o treinamento é utilizado por políticos, executivos, empresários, profissionais liberais, artistas, atletas ou por pessoas que sejam fontes de informação.

A imprensa continua a ser considerada o quarto poder, avaliam os analistas. Por seu caráter questionador, atender jornalistas, no primeiro momento, não é uma das tarefas mais fáceis. Por isso as organizações se preocupam em preparar seus profissionais para evitar que informações incorretas prejudiquem seu negócio.

Para dar um exemplo recente, tomemos o caso da aposentadoria de Ronaldo, o “Fenômeno”, ex-jogador do Corinthians. Treinado dentro de campo para enfrentar adversários e fora dele, para conquistar a opinião pública, o anúncio de término da carreia virou um evento disputado por patrocinadores e jornalistas. A imprensa do mundo inteiro noticiou o bota-fora de Ronaldo. Imagine se ele estivesse despreparado para atender os repórteres na coletiva, poderia ser um fiasco. Mas ao invés disto, o Fenômeno saiu por cima, anunciando seus planos como empresário.

 “O caso do Ronaldo nos mostra o quanto é importante estar preparado para atender a imprensa. Um deslize do jogador pode colocar toda a imagem de seu clube, dos seus patrocinadores e de seus projetos em risco”, afirma Clarice Pereira, jornalista e especialista em Marketing.

Para a especialista, vários cuidados devem ser tomados antes de atender uma solicitação de imprensa: a linguagem corporal, a informação visual que se quer passar (que no caso de Ronaldo começou bem antes, no twitter, com a revelação sobre a paternidade do menino Alex), uso correto do idioma, o conhecimento irrestrito da informação, a objetividade e clareza no trato da mensagem são algumas das dicas essenciais para atingir o resultado pretendido. O entrevistado deve ter em mente que o jornalista comanda a entrevista, para isto deve-se considerar as características de cada veículo, seja televisão, rádio, jornal, revista ou internet.

A jornalista que já realizou vários seminários de Media Training em diversas empresas entre elas, New Age Software, MR Consultoria, Fundação Vanzolini, SBGC e FRESP. “Esta última foi importante o treinamento para os sindicalistas responderem sobre os benefícios do serviço de transporte fretado para colaboradores das empresas”, diz Clarice.

Para a profissional, ter o auxílio de uma assessoria especializada é um instrumento valioso, pois essa executa o papel de facilitador de relacionamento entre a empresa e a mídia, por meio da divulgação inequívoca dos acontecimentos. Como resultado, a organização vira fonte de referência para a mídia e, com isso, poderá atingir positivamente o seu público-alvo, seja ele: funcionários, clientes, fornecedores, sociedade, autoridades, dentre outros.

De acordo com a jornalista, com 25 anos de experiência profissional, contar com o apoio de uma equipe de comunicação especializada que conheça os critérios jornalísticos é a garantia de zelar pela imagem, conquistar credibilidade, ganhar mais visibilidade e ter contato com os formadores de opinião. “Antes de tudo, seja uma fonte de informação confiável”, recomenda a especialista Clarice Pereira.  

Para saber mais sobre Media Training, acesse o site www.linkportal.com.br

Siga-nos no http://twitter.com/@linkportal

--------------------------------------------------------------------------------

Link Portal da Comunicação (www.linkportal.com.br)

Fundada há mais de 10 anos, pela jornalista Clarice Pereira com o objetivo de proporcionar às empresas-clientes instrumentos eficazes de comunicação, capazes de aproximá-las de seus públicos-alvos e conquistar o mercado por meio de idéias, informações e atitudes.

A LINK Portal da Comunicação oferece serviços de Assessoria de Comunicação e Imprensa, Coordenação Editorial de jornais, revistas e boletins institucionais e Artes Visuais como sites, folders, e-mail marketing, newsletters. Promoção de Eventos e Brindes Corporativos, entre outros instrumentos de comunicação e jornalismo.

Composta por jornalistas e profissionais sêniors, preparados para qualquer desafio em Comunicação Empresarial. Nossa equipe trabalha em perfeita sintonia entre si, integrada os objetivos dos clientes, num formato empresarial moderno e arrojado, unindo conceitos de liberdade, ética, respeito e responsabilidade.

Março 2011     Jornalista responsável: Márcia Brandão (MTB 59.938)



Fonte: LINK Portal da Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Nordeste ganha sua terceira Restaura Jeans, agora em Aracaju 19/03/2010
Nordeste ganha sua terceira Restaura Jeans, agora em Aracaju
 
UNO SOLUÇÕES APRESENTA  NA INOVATEC 2009 03/11/2009
UNO SOLUÇÕES APRESENTA NA INOVATEC 2009
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites