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Sexta-Feira, Dia 04 de Fevereiro de 2011 as 13h:51



Copa e Olimpíada melhoram imagem de lojas brasileiras no exterior


A Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 no Brasil estão fazendo com que lojas brasileiras estejam no alvo de pessoas interessadas em abrir franquias em países vizinhos como Argentina, Chile, Colômbia e Peru e alguns países da Europa.
Segundo pesquisa feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), existem 68 redes nacionais que operam em todos os cinco continentes com mais de 700 unidades no exterior. Os países que possuem mais de 10 marcas brasileiras em operação são Portugal (33), EUA (20), Angola (17), Paraguai (16), México (11), Espanha (11), o que mostra que a familiaridade da língua (português ou espanhol) ainda é um fator importante na decisão de internacionalização.
 
“Não passa uma semana sem que grandes redes internacionais nos procurem para saber como franquear no Brasil. Somos o segundo maior mercado de franquias do Brasil, mas somos o ícone número um de nosso país no mundo. Nada menos que nove a cada dez redes de franquias que atuam em território nacional é 100% brasileira. O Rio, é berço e origem do franchising nacional, é uma natural caixa de ressonância, uma vitrine, um show room de uma infinidade de novos conceitos comerciais totalmente nascidos e criados por aqui mesmo, os quais com muita espontaneidade e simpatia se espalham por todo o país”, comemora o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta. 
 
Segundo a ABF-Rio, há uma forte concentração de marcas (84%) nos seguintes segmentos: Saúde, Beleza e Lazer (24%); Alimentação (19%); Vestuário (16%); Acessórios e Calçados (13%); Educação e Treinamento (12%). Do total de redes em operação no Brasil 4,7%  possuem franquias no exterior.
 
Quanto ao caminho inverso, apenas 7,5 % das redes que operam em território nacional são estrangeiras. Esse dado, raro em países emergentes, demonstra a força e a vitalidade do franchising made in Brazil.
 
Cria-Rio
A procura internacional tem sido boa e para auxiliar empresários cariocas a se tornarem mais visíveis a ABF-Rio, em parceria com a ABRH-Rio (Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos - Rio de Janeiro) e a ABA-Rio (Associação Brasileira de Anunciantes) colocaram em prática o Cria-Rio (Conselho Regional de Inter Associações do Rio de Janeiro) (Cria-Rio), idealizado pelo presidente da Associação Brasileira de Franchising se.
 
A associação das associações, como vem sendo chamada, tem a função de criar ferramentas de transparência e controle necessários para que todos os setores econômicos possam não somente acompanhar, mas também contribuir no desenvolvimento pró-empreendedor de oportunidades financeiras provenientes desses eventos.
 
“Quando juntamos células individuais numa associação, um novo organismo surge maior e mais forte que suas células formadoras. Quando associações inteiras se juntam, seremos capazes de realizar prodígios. Todos nós, o Rio por inteiro, os cariocas, teremos muito a ganhar com a sinergia e energia que com muita naturalidade surgirá desta rede cujo tecido formador são justamente as grandes redes organizacionais que fazem, na prática, funcionar nossa cidade e nosso estado”, destaca Alain Guetta.


Fonte: Mark Assessoria & Comunicação





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