Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Negócios | Serviços

03 de Junho de 2010 as 17h:05



Qualificação profissional cresce no país devido à grande expansão de franquias do setor


Franquias de ensino profissionalizante apresentam as maiores taxas de crescimento do mercado brasileiro de franquias e novas redes entram no mercado para atender à forte procura por profissionalização da mão de obra disponível que, pelo baixo preparo técnico, não conseguem ocupar os postos de trabalho existentes.
 
 
O setor de ensino profissionalizante é o que mais deve crescer no ano de 2010, segundo a Rizzo Franchise - empresa de pesquisas do setor de franquias que há mais de 20 anos realiza pesquisas sobre o Franchising na economia brasileira e Latino-Americana.
 
 
O ano de 2009 fechou com 1.044 escolas de ensino profissionalizante que fazem parte de redes de franquias deste setor. Só no ano passado, o crescimento foi de 26% em relação a 2008, quando havia apenas 828 franquias de escolas deste tipo de ensino qualificado. Para 2010, o crescimento esperado, segundo a Rizzo Franchise é de 34%, devido, principalmente ao surgimento de novas redes de franquias deste setor, que já perceberam a grande escassez de cursos qualificados no país, principalmente em cidades do interior e, ao mesmo tempo, o aumento do número de vagas de emprego que precisam de mão de obra especializada.
 
 
"Enquanto o crescimento previsto para o mercado de Franchising como um todo até o final de 2010 é de cerca de 13%, somente o setor de Ensino Profissionalizante tem um crescimento que quase o triplo disto", revela Marcus Rizzo, especialista em franquias e presidente da Rizzo Franchise. "Isso se deve, não só à expansão das franquias existentes, mas também ao surgimento de novas redes, com focos de expansão em localidades menores, para um mercado ainda muito carente de cursos de especialização", explica ele.
 
 
Um exemplo de nova franquia que acaba de surgir no mercado com esta proposta é a EVOLUA - franquia de ensino profissionalizante, que prepara pessoas de todas as idades para o mercado de trabalho - cuja sede fica em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. Há 10 anos a empresa distribui nacionalmente, através de licenciamento, seu sistema de ensino profissionalizante interativo - o método Visual Mídia - e agora resolveu partir para a criação de sua própria rede de escolas para atingir uma expansão mais acelerada, com foco em cidades a partir de 50 mil habitantes.
 
 
"Em cidades menores, conseguimos um market share, ou seja, participação total do mercado de ensino local, muito maior do que nas grandes cidades", explica Leopoldo Oliveira, um dos sócios da rede Evolua. "Enquanto nossa pretensão é atingir 1% de todo o mercado de ensino profissionalizante do país, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, por exemplo, onde temos uma escola, nossa participação é de 20%. O mesmo ocorre em Cravinhos, onde 5% de toda a população (que é de aproximadamente 30 mil habitantes) frequentam nossa escola", afirma Leopoldo, que há cerca de um mês inaugurou uma unidade em Porto Ferreira, também interior de São Paulo e acaba de abrir a primeira escola em Ribeirão Preto. "Pretendemos encerrar o ano de 2010 com 20 escolas EVOLUA abertas, todas no Estado de São Paulo", completa.
 
 
 
EVOLUÇÃO DO MERCADO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE
(Dados da Rizzo Franchise - Abril de 2010):
 
ANO Nº DE ESCOLAS CRESCIMENTO
2004 125 -
2005 192 54%
2006 362 89%
2007 587 62%
2008 828 41%
2009 1.044 26%
2010 (previsão) 1.324 34%


Fonte: Inédita Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Nordeste ganha sua terceira Restaura Jeans, agora em Aracaju 19/03/2010
Nordeste ganha sua terceira Restaura Jeans, agora em Aracaju
 
UNO SOLUÇÕES APRESENTA  NA INOVATEC 2009 03/11/2009
UNO SOLUÇÕES APRESENTA NA INOVATEC 2009
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites