Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

24 de Fevereiro de 2021 as 22:02:18



Presidente sanciona Lei que concede Autonomia Plena ao Banco Central


Roberto Campos Neto, novo rei do mercado financeiro
 
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta 4ª feira, 24.02, a lei que estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil, aprovada pelo Congresso Nacional.
 
Com a medida, o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, [ganha imenso poder,] ainda que perca o status de ministro de Estado. As informações foram publicadas pelo portal G1.
 
"Hoje é um grande dia para o Banco Central e um grande dia para o Brasil. Estamos diante de um importante passo, com a sanção pelo presidente Jair Bolsonaro da lei que garante a autonomia do Banco Central. Hoje vai ficar para a história como um marco do desenvolvimento institucional do nosso País",
 
disse Campos Neto.
 
O Congresso Nacional definiu que o presidente do Banco Central terá mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República. Diretores também terão mandatos.
 
O projeto aprovado entrou na lista de pautas prioritárias do governo, entregue pelo presidente Jair Bolsonaro aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
 
Cabe ao Banco Central, por meio do COPOM Comitê de Política Monetária, definir a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.
 
O comando do Banco Central é formado por nove diretores e um deles é o presidente da instituição. Após indicação do presidente da República, os aspirantes aos cargos precisam passar por sabatina e votação no Senado.
 
NOTA DA REDAÇÃO JF
 
Após ajoelhar-se frente ao mercado financeiro, ontem, no caso da Petrobras, B-17 arrega uma vez mais, hoje, ao sancionar a Lei que concede Autonomia do BC e entrega ao presidente do BC, sem qualquer possibilidade legal de mimimi e xororô, o poder sobre o câmbio, a dívida externa e as reservas internacionais, os juros e, pior, os escandalosos favores e benefícios aos bancos. Sem possibilidade de ser demitido, exceto se por algum crime devidamente comprovado..
 
Com essa lei, Roberto Campos Neto realizará o velho sonho da banca: agora terá as mãos livres para forjar no Brasil o regime de total liberalismo cambial que Meirelles não conseguiu implantar com Armírio Fraga, sem qualquer compromisso com o desenvolvimento do País e na contramão do que já deu certo no planeta: e, pior, em um panorama de fuga de capitais em favor dos países centrais e de redução das Reservas Internacionais brasileiras.
 
Somente poderá detê-lo nesse projeto --  ainda que talvez não a tempo de conter o esvaziamento dos cofres federais --  a grave crise do capitalismo em que a riqueza financeira em breve irá transformar-se em pó, de modo ainda mais intenso e grave do que na crise de 2007-2008.
 
Quanto a B-17, esperto, poderia manter em suas mãos o trunfo de sancionar ou não a Lei de Autonomia do BC, para utilizá-la como meio de troca para obter a própria imunidade legal e a de seus filhos, alguns enrolados com a lei.
 
Agora não tem mais esse trunfo e despertou desconfiança dos líderes do mercado financeiro. Poderá ser dispensado a uma comoção popular em razão da fome -- que pode estar atingindo cerca de 30 milhões de brasileiros, em números conservadores -- e em razão das 250 mil mortes sob sua responsabilidade compartilhada com seu ministro fantoche da Saúde, pela insuficiência de vacinas.
 
Veja também
 


Fonte: SPUTNIKNEWS. Subtítulo e imagem da Redaçao JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
29/04/2013
ANAC - Empresa aérea alemã CONDOR tem acesso gratuito ao mercado brasileiro
 
29/04/2013
FIES - 871 mil jovens fazem curso universitário com apoio do Programa
 
LULA recebe prêmio 24/04/2013
LULA recebe prêmio "Em busca da Paz", pelo International Crisis Group, em NY
 
21/04/2013
ELEIÇÕES 2014 - Lançamento de títulos da OAS no exterior indica situação econômica favorável do Brasil
 
17/04/2013
PPS & PMN - Partidos se fundem e criam a Mobilização Democrática
 
27/03/2013
PEC DAS DOMÉSTICAS - Texto aprovado tem vigência imediata
 
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo 11/03/2013
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo
 
09/03/2013
DILMA ROUSSEF - Desoneração Tributária da Cesta Básica
 
05/03/2013
ROYALTIES DO PETRÓLEO - Em uma democracia, Governo aceita decisões do Congresso
 
01/03/2013
MEIO AMBIENTE - Blairo Maggi assume a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites