Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

21 de Março de 2018 as 13:03:06



PF desarticula Esquema de Hackers em Fraudes Bancárias


Após divulgação das alarmantes noticias de (1ª) uso de munições da Polícia Federal no assassinato político de Marielle Franco, de (2ª) desmentido pela Superintendência dos Correios do estado da Paraíba de que essas munições teriam sido ali roubadas "anos atrás", negando a afirmação nesse sentido feita pelo ministro da Segurança, Raul Jungmann,  e de (3ª) que os disparos ocorreram em local de "ponto cego" das câmeras policiais de vigilância -- o que fortalece a idéia de comprometimento das autoridades de segurança com esse crime --,  a Polícia Federal deflagra enfim uma operação que diz respeito às suas incumbências institucionais, a Operação Código Reverso. [da Redação JF]
 
 
 
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta 4ª feira, 21.03, a Operação Código Reverso, com o objetivo de desarticular um esquema especializado em fraudes bancárias pela internet.
 
 
SP, GO, PE e TO
 
As investigações abrangem os estados do Tocantins, de São Paulo, Goiás e Pernambuco. A estimativa é de que, ao burlarem mecanismos de seguranças dos bancos, o grupo criminoso tenha causado, nos últimos nove meses, prejuízo de cerca de R$ 10 milhões.
 
Por meio de nota, a PF informou que o grupo é constituído de hackers suspeitos de ter conexões até com criminosos cibernéticos do Leste Europeu. Por meio de programas maliciosos, os hackers (pessoas que têm grande conhecimento de informática) acessavam remotamente os computadores das vítimas, com o propósito de fazer transações bancárias eletrônicas fraudulentas como pagamentos, transferências e compras via internet.
 
Mais de 100 policiais federais estão cumprindo 43 mandados judiciais expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas, capital do Tocantins. Há sete mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 11 de intimação e 24 de busca e apreensão.
 
Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens móveis e imóveis de investigados, bem como o bloqueio de contas bancárias, inclusive de moedas virtuais como a bitcoin.
 
A PF informou que os integrantes da organização têm “alto padrão de vida” e fazem uso de empresas de fachada “para movimentar e ocultar os valores obtidos por meio das atividades criminosas”. Entre os suspeitos de participação na fraude que estão sendo intimados a prestar esclarecimentos, há empresários que procuravam os criminosos “com a finalidade de obter vantagem competitiva no mercado e prejudicar a livre concorrência”.
 
De acordo com a PF, esses empresários teriam recebido descontos de cerca de 50% para quitar seus impostos, pagar contas e realizar compras por meio de pagamentos feitos pelos criminosos.
 
Além de responder pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público e uso de documento falso, os integrantes do grupo serão acusados de lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.


Fonte: AGÊNCIA BRASIL, com sub título da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
29/04/2013
ANAC - Empresa aérea alemã CONDOR tem acesso gratuito ao mercado brasileiro
 
29/04/2013
FIES - 871 mil jovens fazem curso universitário com apoio do Programa
 
LULA recebe prêmio 24/04/2013
LULA recebe prêmio "Em busca da Paz", pelo International Crisis Group, em NY
 
21/04/2013
ELEIÇÕES 2014 - Lançamento de títulos da OAS no exterior indica situação econômica favorável do Brasil
 
17/04/2013
PPS & PMN - Partidos se fundem e criam a Mobilização Democrática
 
27/03/2013
PEC DAS DOMÉSTICAS - Texto aprovado tem vigência imediata
 
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo 11/03/2013
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo
 
09/03/2013
DILMA ROUSSEF - Desoneração Tributária da Cesta Básica
 
05/03/2013
ROYALTIES DO PETRÓLEO - Em uma democracia, Governo aceita decisões do Congresso
 
01/03/2013
MEIO AMBIENTE - Blairo Maggi assume a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites