Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

Sábado, Dia 14 de Outubro de 2017 as 00:10:36



FUX suspende extradição de Battisti para Itália até decisão do STF


 
O ministro do STF Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decidiu nesta 6ª feira, 13.10, suspender eventual decisão do governo brasileiro para extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti para a Itália. 
 
A decisão deve prevalecer até o dia 24 de outubro, quando a Primeira Turma da Corte deve decidir o caso definitivamente.
 
O ministro atendeu a um pedido de habeas corpus preventivo feito pela defesa de Battisti. Na petição, os advogados afirmaram que o italiano corre o risco de ser extraditado a qualquer momento e pediram que o ministro Luiz Fux, relator do caso, impeça qualquer decisão do Poder Executivo neste sentido.
 
O pedido de extradição do italiano ainda não foi confirmado oficialmente pelo governo brasileiro, mas autoridades italianas já afirmaram que mantém conversas com o Brasil para garantir a devolução de Battisti, que obteve visto de permanência após decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o manteve no país.
 
Battisti foi condenado na Itália a prisão perpétua por homicídio quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo. Ele chegou ao Brasil em 2004, onde foi preso três anos depois. O governo italiano pediu a extradição do ex-ativista, aceita pelo Supremo. Contudo, no último dia de seu mandato, em dezembro 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil e o ato foi confirmado pelo STF.
 
A Corte entendeu que a última palavra no caso deveria ser do presidente, porque se tratava de um tema de soberania nacional. Battisti foi solto da Penitenciária da Papuda, em Brasília, em 9 de junho 2011, onde estava desde 2007. Em agosto daquele ano, o italiano obteve o visto de permanência do Conselho Nacional de Imigração.
 
Julgamento
 
O caso do ex-ativista será analisado pela Primeira Turma, composta pelos ministros Marco Aurélio, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, além de Fux, relator do habeas corpus.
 
O ministro Luís Roberto Barroso autuou como advogado de Battisti em 2009, quando o STF julgou o caso pela primeira vez, e deverá ficar impedido de julgar o italiano. Dessa forma, o colegiado atuará com quatro votantes. Um empate, que pode beneficiar Battisti, não está descartado.
 
Mato Grosso do Sul
 
Na semana passada, Battisti foi solto pela Justiça Federal após ter sido preso e indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ele foi detido quando tentava atravessar a fronteira com a Bolívia com euros e dólares acima não declarados.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
29/04/2013
ANAC - Empresa aérea alemã CONDOR tem acesso gratuito ao mercado brasileiro
 
29/04/2013
FIES - 871 mil jovens fazem curso universitário com apoio do Programa
 
LULA recebe prêmio 24/04/2013
LULA recebe prêmio "Em busca da Paz", pelo International Crisis Group, em NY
 
21/04/2013
ELEIÇÕES 2014 - Lançamento de títulos da OAS no exterior indica situação econômica favorável do Brasil
 
17/04/2013
PPS & PMN - Partidos se fundem e criam a Mobilização Democrática
 
27/03/2013
PEC DAS DOMÉSTICAS - Texto aprovado tem vigência imediata
 
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo 11/03/2013
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo
 
09/03/2013
DILMA ROUSSEF - Desoneração Tributária da Cesta Básica
 
05/03/2013
ROYALTIES DO PETRÓLEO - Em uma democracia, Governo aceita decisões do Congresso
 
01/03/2013
MEIO AMBIENTE - Blairo Maggi assume a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites