Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

Sábado, Dia 15 de Janeiro de 2022 as 12:01:28



SIRON FRANCO - Obra do grande artista lembra mortos pela Covid, na Casa das Artes, em Sampa


Instalação por Siron Franco em Sampa
Obra de Siron Franco, com manequins, lembra mortos por covid-19
 
Mostra será aberta hoje na Casa das Artes, em São Paulo
 
A instalação Renascimento, formada por 365 manequins suspensos, vai homenagear as vítimas da pandemia de covid-19 e os profissionais de saúde. A obra do artista plástico Siron Franco estará exposta a partir deste sábado, 15.01, no jardim do museu Casa das Rosas, na Avenida Paulista, em São Paulo. 
 
A sede do museu passa por uma reforma, mas segue com atividades na área externa. A mostra é uma parceria com o Museu da Imagem e do Som, que também é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
 
A inspiração para a obra veio quando Franco retirou um manequim do ateliê em Aparecida de Goiânia, em Goiás, e pendurou em um varal. Os bonecos, com diferentes volumes e tamanhos, estarão suspensos na Casa das Rosas por um cabo de aço a seis metros do chão. 
 
No texto de divulgação da instalação, o artista explica:
 
“Os que se foram, representados pelos manequins, bradam pela integração dos povos, pela compreensão que devemos amar a nossa espécie e pela defesa da igualdade e dos direitos inalienáveis de todos. Nas roupas, estará estampada a frase ‘Viva a Diferença, Viva a Humanidade, Viva a América Latina!’, que reforça esse clamor.” 
 
Siron Franco começou vendendo retratos e, em 1965, passou a se concentrar nos desenhos. Morou em São Paulo entre 1969 e 1971 e fez parte do grupo responsável pela exposição “Surrealismo e Arte Fantástica”, na Galeria Seta.
 
Ele alcançou reconhecimento como pintor na 12ª Bienal Nacional de São Paulo, recebendo o prêmio de destaque. Foi também premiado na 13ª edição. Em 1980, foi considerado o melhor pintor do ano. Ele tem obras expostas no Metropolitan Museum of Arts (The Met), em Nova York.
 
Outras atividades
 
Enquanto a Casa das Rosas passa por restauração, o jardim vem sendo ocupado. As obras no prédio histórico de 1935 começaram em 18 de outubro do ano passado. O espaço é conhecido como um símbolo de preservação da memória na capital paulista. Outras ações baseadas na instalação também estão sendo realizadas, como oficinas literárias. 
 
A oficina Ficções Vida, que ocorre nos dias 18, 20 e 27 de janeiro, das 18h às 20h, vai estimular a produção de “pequenas biografias ficcionais de personagens que foram vítimas da covid-19, abordando desde a dimensão humana à social”.
 
Já a oficina Poesia de luto e de luta será nos dias 10, 15 e 17 de fevereiro, no mesmo horário. A proposta é que os participantes escrevam “sobre a morte no poema a partir da dor pessoal e coletiva”. Partes dos textos serão expostas posteriormente, junto com a obra de Simon Franco. As inscrições podem ser feitas no site da Casa das Rosas.


Fonte: AGENCIA BRASIL.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
29/04/2011
Dia das Mães: a importância da vitamina D na gestação
 
25/04/2011
Dia Nacional da Hipertensão
 
19/04/2011
Cápsula endoscópica: uma viagem pelo aparelho digestivo
 
11/04/2011
O consumo saudável de chocolate amargo pode ser “protetor cardíaco”
 
18/03/2011
DASA entra no mercado de vacinas da região Centro-Oeste
 
04/03/2011
Um alerta especial no Carnaval: proteja-se do HPV
 
28/02/2011
Cuidados com a saúde podem garantir a alegria do Carnaval
 
25/02/2011
Exame Medicina Diagnóstica celebra melhor idade
 
25/02/2011
Vitamina A ajuda na prevenção de doenças
 
20/02/2011
Saiba como evitar as micoses de verão
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites