Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

03 de Agosto de 2022 as 22:08:33



NANCY PELOSI deixa Taiwan e segue para a Coreia do Sul e Japão


O poder ocupa espaço vazio: Nancy Pelosi, afluência diante dos fracassos de Biden
 
Nancy Pelosi, afluência busca redimir o partido Democrata dos fracassos do presidente Joe Biden, atordoado e incapacitado pela senilidade, e do medíocre secretário de Estado,Tony Blinken, face as eleições de meio de mandato, em novembro/2022, que poderão custar à Pelosi a presidência da Câmara.
 
04.08.2022
 
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, deixou Taiwan nesta 4ª feira, 03.08, às 18h, horário local. A lider do partido Democrata, aos 82 anos de idade, chegara a grande ilha chinesa no dia anterior, com apoio tático da força aérea dos EUA. Ao redor de seu avião, garantiam sua segurança cerca de 12 caças F-22 Raptor, F-35 Lightning II e F-16, provenientes da base norte-americana no Japão e do porta-aviões USS Ronald Reagan, integrante da 7ª Frota dos EUA.
 
Antes da chegada a Taiwan, Nancy Pelosi visitara a Malásia e Singapura. A parlamentar norte-americana cumpriu em cerca de 20 horas a programação de sua visita não programada a Taiwan, após o que rumou para compromissos na Coreia do Sul e no Japão. 
 
O governo chinês expressou indignação com essa visita ao território taiwanês, reconhecido internacionamente como integrante da China, por meio de exercícios militares no mar em torno da ilha chinesa. Convocou para repreensão o embaixador dos EUA em Pequim e suspendeu importações de produtos agrícolas provenientes de Taiwan.
 
São esperadas outras medidas retaliatórias chinesas ainda mais densas. Além de outras possibilidades, uma hipótese a respeito seria o bloqueio às exportações de Taiwan de chips, o que iria em muito ferir a produção industrial norte-americana e europeia, notadamente a indústria de equipamentos bélicos e armamentos vários dos EUA, tais como os lançadores de mísseis de defesa aérea, uma vez que os estoques estratégicos norte-americanos estão sendo despendidos ao alimentar a resistência da Ucrânia à operação militar russa naquele país. Outra possibilidade é, ferindo um acordo tácito com os EUA, a China passar a fornecer drones para a Rússia tocar sua operação militar na Ucrania, em que as forças russas têm utilizado drones fornecidos pelo Irã.
 
"Nossa delegação veio a Taiwan para deixar inequivocamente claro que não abandonaremos Taiwan",
 
afirmou Nancy Pelosi à presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em desafio aberto às insistentes advertências em contrário pelo governo chinês, bem como dos militares do próprio Pentágono.
 
"Agora, mais do que nunca, a solidariedade da América com Taiwan é crucial, e essa é a mensagem que estamos trazendo aqui hoje",
 
afirmou durante sua visita de cerca de 19 horas.
 
Taiwan é desde sempre reconhecido internacionalmente como parte do territorio chinês; e os acordos estabelecidos durante o governo Richard Nixon, negociados por Henry Kissinger nos anos 70, celebraram essa configuração política que foi acolhida pela ONU, ao ponto de ter tornado a China integrante do Conselho de Segurança a partir daquela ocasião.
 
Em 1999 terminou o período de 100 anos de dominação inglesa de Taiwan, que foi restituído à China Continental. Desde então, tem sido mantido o princípio "um país, dois sistemas", referindo-se ao fundamento que viabiliza, em um único país, a manutenção do sistema capitalista nas regiões de Taiwan, Hong Kong e Macau, enquanto na China Continental vigora o sistema socialista.
 


Fonte: DA REDAÇÃO JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites