Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

28 de Abril de 2022 as 09:04:52



SERGEY LAVROV levanta o Espectro de uma Guerra Nuclear


Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia
 
Escalada Nuclear é Risco Real,
Governo Russo não tem tradição de blefar.
 
Não se pode descartar que, ao ser aumentada, a ajuda militar ocidental à Ucrânia servirá como pretexto para Moscou invocar "linhas vermelhas" e denunciar a "co-beligerância".
 
Moscou não descarta a possibilidade de uma nova escalada. O chefe da diplomacia russa, Sergey Lavrov, não escondeu na noite de 2ª feira, 25.04, de forma complicada, mas perfeitamente clara sobre a substância.
 
"Nossa posição de princípio é a inadmissibilidade de uma guerra nuclear",
 
disse Sergey Lavrov quando perguntado sobre Pervy Kanal, o principal canal federal da Rússia.
 
"E, naturalmente, eu não gostaria que agora, embora os riscos sejam muito importantes, estes são artificialmente inflados",
 
continuou o ministro russo das Relações Exteriores, acorrentando:
 
"O perigo é sério, é real, não deve ser subestimado".
 
E segundo o chefe do Ministério das Relações Exteriores russo, uma "terceira guerra mundial" é atualmente um risco "real" - uma possibilidade que "não devemos permitir sob nenhuma circunstância".
 
O contexto é singularmente perigoso. Não se pode descartar que, ao ser aumentada, a ajuda militar ocidental à Ucrânia servirá como pretexto para Moscou invocar "linhas vermelhas" e denunciar a "co-beligerância".
 
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, esteve na capital russa na 3ª feira, 26.04, onde se encontrou com Vladimir Putin e Sergey Lavrov - pediu uma investigação sobre "possíveis crimes de guerra" na Ucrânia e defendeu a abertura de corredores humanitários. Mas a diplomacia está parada. Sergey Lavrov disse que as conversações com os ucranianos continuariam, mas disse que um possível "acordo de paz" - um conceito atualmente utópico - seria determinado pelas condições militares no terreno.
 
Outros assuntos inflamáveis, provavelmente que levam a deslizamentos: incêndios, em território russo, que Moscou acusa de terem sido causados por bombardeios ucranianos. Este é particularmente o caso em Bryansk, perto da fronteira ucraniana, onde um depósito de petróleo estava em chamas no início da semana. Uma investigação está em andamento.
 
De acordo com fontes russas, os ucranianos também dispararam cinquenta morteiros na fronteira de Troebortnoye na mesma região de Bryansk, onde uma vila, Klimovo, teria sido bombardeada, ferindo pessoas.
 
Além disso, perto de Belgorod, outra cidade russa perto da Ucrânia, duas aldeias foram bombardeadas, segundo a mesma fonte, causando destruição e ferimentos.
 
CONFIRA em LE FIGARO a íntegra da matéria em francês. Clique AQUI


Fonte: Le Figaro, por ALAIN BARLUET. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites