Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

20 de Abril de 2022 as 18:04:41



JULIAN ASSANGE - Tribunal do Reino Unido aprova Extradição do herói aos EUA


Tirem as patas de Assange
 
Tribunal do Reino Unido aprova extradição de Assange aos EUA
 
Caberá agora ao ministro do Interior, Priti Patel, decidir se o fundador do WikiLeaks será extraditado para os EUA sob acusação de espionagem
 
Um tribunal aprovou a extradição de Julian Assange aos EUA sob acusação de espionagem. Caberá agora ao ministro do Interior, Priti Patel, decidir se o fundador do WikiLeaks será ou não extraditado aos EUA, sob acusação de espionagem.
 
O co-fundador do Wikileaks, que tem o direito a apelação, apareceu por videolink durante a audiência do tribunal de Westminster.
 
Mark Summers, advogado de Assagne, relatou ao magistrado-chefe que ele não tinha opção a não ser enviar o caso para o ministro do Interior, pois o processo não estava aberto, neste momento, para a equipe de defensores de Assange levantar novas evidências; mas, que houve "novos desenvolvimentos".
 
Summers disse que "petições graves" seriam feitas ao ministro do Interior sobre "a sentença e outros assuntos".
 
A breve audiência estava ocorrendo após a Suprema Corte ter recusado o recurso de Assange contra sua extradição, em março último. Em dezembro de 2021, ele havia contestado o julgamento da alta corte, que decidiu que ele poderia ser extraditado após garantias das autoridades dos EUA em relação às suas condições de prisão lá.
 
Uma ordem de extradição foi emitida pelo magistrado-chefe, Paul Goldspring, durante a audiência de sete minutos.  Goldspring disse a Assange:
 
"Em termos leigos, tenho o dever de enviar seu caso ao Secretário de Estado para uma decisão."
 
Além de poder fazer petições a Patel, os advogados de Assange também podem acessar outras rotas para combater sua extradição. Isso pode incluir a montagem de um desafio sobre outras questões de direito levantadas em primeira instância sobre as quais ele perdeu e ainda não foram sujeitos a recurso.
 
Assange, usando uma jaqueta e gravata, apareceu através de um link de vídeo da prisão de Belmarsh, onde ele se casou no mês passado com sua parceira, Stella Moris, e falou apenas para confirmar seu nome e data de nascimento.
 
Moris estava na galeria pública da corte de magistrados de Westminster, onde uma grande multidão de partidários se reuniu do lado de fora, incluindo o ex-líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.
 
Corbyn disse esperar que o ministro do Interior reconheça sua "enorme responsabilidade" de defender a liberdade de expressão, jornalismo e democracia e libertar Assange.
 
"Ele não fez mais do que contar ao mundo sobre planejamento militar, políticas militares e os horrores das guerras no Afeganistão e no Iraque e acho que ele merece ser grato",
 
disse ele a repórteres.
 
CONFIRA em THE GUARDIAN, a matéria completa em inglês; Clique AQUI


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites