Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Domingo, Dia 11 de Abril de 2021 as 02:04:19



IRÃ lança Centrífugas Avançadas de Enriquecimento de Urânio IR-6


HASSAN ROHANI presidente do Irã
Irã lança centrífugas avançadas de enriquecimento de urânio IR-6
para marcar Dia da Tecnologia Nuclear
 
O Irã celebrou seu Dia Nacional de Tecnologia Nuclear no sábado com um evento realizado simultaneamente em Teerã e em instalações nucleares em diferentes cidades iranianas, nas quais centrífugas avançadas do IR-6 começaram a operar, e mais de 100 outras inovações na indústria nuclear foram reveladas.
 
Durante o evento, 164 centrífugas semi-industriais IR-6 foram injetadas com gás e se tornaram totalmente operacionais na usina de enriquecimento de urânio do Irã em Natanz, e 30 centrífugas IR-6S entraram na primeira fase de injeção de gás na na usina, informou a agência oficial de notícias IRNA.
 
Como transmitido pela TV estatal, o presidente iraniano Hassan Rouhani deu a ordem de Teerã para introduzir gás hexafluoreto de urânio nas cascatas em Natanz, e fez um breve discurso para defender as realizações do programa nuclear iraniano sob seu governo.
 
Rouhani afirmou que os EUA, os países europeus e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão "em dívida" com o Irã, uma vez que o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares obriga os Estados nucleares e a AIEA a "ajudar" os signatários em suas atividades nucleares pacíficas.
 
Além do lançamento das centrífugas IR-6 em Natanz, outras inovações reveladas na exposição incluíram a fabricação e montagem do primeiro protótipo de centrífugas IR-9-1B e IR-9-1B, atualmente em testes mecânicos, de acordo com comunicados oficiais.
 
"Hoje, chegamos à centrífuga IR-9 com a capacidade de 50 SWU em termos de tecnologia, e eles nos fornecem produtos 50 a 60 vezes mais do que os das antigas centrífugas",
 
disse Ali-Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, citado no evento pela Press TV.
 
EUA  e o JCPOA
 
Sob o acordo nuclear de 2015, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abrangente (JCPOA), o Irã está restrito a usar apenas uma série de centrífugas de enriquecimento de urânio de primeira geração (IR-1) até o ano de 2025.
 
Um ano depois que os EUA abandonaram unilateralmente o acordo em maio de 2018 e re-impuseram sanções ao Irã, Teerã começou a reduzir seu cumprimento de suas obrigações com o JCPOA.
 
A atual administração dos EUA prometeu retornar ao JCPOA, mas exige que o Irã cumpra plenamente seus compromissos primeiro, enquanto Teerã exige que Washington retire todas as sanções contra o Irã antes que ele retorne ao cumprimento total.
 
A Comissão Mista do JCPOA retomou as negociações na capital da Áustria para reviver o acordo esta semana, com o levantamento das sanções sobre o Irã e as medidas de implementação nuclear que estão na agenda.
 
Confira o texto na integra do link a seguir:
 


Fonte: CHINA DAILY. Tradução e Copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites