Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

11 de Outubro de 2019 as 14:10:22



NOBEL DA PAZ sai para !º Ministro da ETIÓPIA, Abiy Ahmed


Abiy Ahmed, 1º Ministro da Etiópia
 
Abiy Ahmed é o Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2019
 
O prêmio é concedido, desde 1901, a homens, mulheres e organizações que trabalharam para o progresso da humanidade, conforme o desejo de seu criador, o inventor sueco Alfred Nobe, responsável pela criação da dinamite.
 
O prêmio foi atribuído ao primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed,  pelos seus esforços para “alcançar a paz e a cooperação internacional”.
 
“Ainda que falte muito a fazer na Etiópia, Abiy Ahmed Ali​ passou os últimos meses tentando alcançar a anistia no país”,
 
acabando com a censura aos meios de comunicação, promovendo a paz social, e aumentando a importância das mulheres na comunidade da Etiópia.
 
Aos 43 anos, apenas, Abiy Ahmed, tem entre vários méritos seus a assinatura de um acordo de paz entre seu país, a Etiópia, e a Eritreia, obtida após amargo conflito que perdurava há cerca de vinte anos.
 
Seu curriculum revela, também, o papel decisivo que jogou na mediação e no processo de transição política no Sudão, em que obteve a um acordo entre militares e civis.
 
Desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro etíope, em abril/2018, iniciou verdadeira revolução democrática em seu país. Apoiou a presidência do país para Sahle-Work Zewde, a única mulher chefe de Estado na África, e nomeou um Governo paritário, entre outras reformas profundas.
 
Outros Candidatos
 
Outros indicados ao Nobel da Paz neste 2019, foram o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi defendida com grande empenho, desde 2018, por outro prêmio Nobel da Paz, Adolpho Perez Esquivel.
 
cacique caiapó Raoni Metuktire, que obteve recentemente grande notoriedade ao combater com grande indignação os recentes incêndios criminosos na Amazônia e por ter pedido, em visita à Câmara dos Deputados, o impeachment de Messias Bolsonaro da presidência da República.
 
E, finalmente, a garota sueca Greta Thunberg, por seu ativismo ambientalista, que alcançou grande notoriedade na conferência internacional do Clima, em setembro último, em Nova Iorque.
 
Na bolsa de apostas, essas duas últimas personalidades estavam entre as mais cotadas ao Prêmio. Abiy Ahmed era um "azarão". Deve-se, contudo, considerar que a Academia Sueca é uma instituição de perfil conservador por natureza, assim o foi em toda a história do prêmio Nobel. O próprio Abiy é um político conservador, de perfil neo-liberal, o perfil idealizado com mais adequado para lideranças africanas, segundo a régua europeia.
 
Por sua vez, Lula está preso, a sociedade brasileira está dividida, seria enfiar o pé em um vespeiro premiá-lo, não somente perante a sociedade brasileira, quanto também frente aos EUA, notadamente o Departamento de Justiça, responsável pela formulação da estratégia e pela capacitação do Ministério Público brasileiro para levar a cabo a Operação LavaJato que fez Lula prisioneiro e impedido de candidatar-se à presidência da República em 2018.
 
Quanto a Greta Thumberg, poderosos interesses econômicos estão por trás da apatia, da terapia em doses homeopáticas e dos debates esgrimados e de acordos parcimoniosos e nada radicais que têm sido assinados. Uma atitude favorável da Acadêmia Sueca caso premiasse Greta não seria de bom tom com o capital.
 
Assim, a mera indicação ao Prêmio Nobel da Paz, em si, já é um Prêmio Nobel.


Fonte: da Redação JF, com informações de El PAIS e do Blog do Esmael





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites