Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

08 de Agosto de 2019 as 22:08:31



CHINA importa petróleo do IRÃ apesar de sanções dos EUA


... Washington nada pode fazer e cogita abrir exceção a China
 
Em julho último o Tesouro norte-americano impôs sanções à trading chinesa de petróleo Zhuhai Zhengrong Ltd. e seu CEO, Youmin Li, por burlarem sanções dos EUA ao Irã. A despeito disso, a China manteve suas importações de petróleo bruto do Irã iraniano em julho.
 
Navios petroleiros descarregaram na China algo entre 4,4 milhões e 11 milhões de barris de petróleo na China, entre junho e julho último, parte do que poderá ter rumado as reservas estratégicas de petróleo do país.
 
O governo Trump recentemente estimou que cerca de  50 e 70% das exportações de petróleo do Irã dirigem-se à China e outros 30%, à Síria. Na semana passada, o vice-presidente iraniano, Eshaq Jahangiri, instou a China e outros países a comprarem ainda mais petróleo iraniano, dizendo que as ameaças de sanções dos EUA não colapsaram a economia iraniana.
 
Pequim condenou veementemente as "sanções ilegais [dos EUA] contra empresas e indivíduos", em 23.07, classificando as sanções como "aleatórias" e enfatizando que elas eram "uma violação da lei internacional".
 
A China é o único grande importador tradicional de petróleo bruto iraniano a não se submeter à pressão das sanções americanas. A maioria dos outros importadores, incluindo Índia, Itália, Japão, Coréia do Sul, Grécia e Turquia, suspenderam as importações com medo das sanções norte-americanas.
 
Autoridades dos EUA informaram à imprensa, em julho, que o Departamento de Estado considera abrir exceção para a China em sua estratégia de sanções contra o Irã, porque não havia muito o que Washington poderia fazer para responder a Pequim.


Fonte: SPUTINIK NEWS, com copidescagem da Redação JF

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites