Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Quinta-Feira, Dia 14 de Fevereiro de 2019 as 14:02:38



BLOQUEIO A CUBA Senadores Republicanos e Democratas dos EUA Apresentam Projeto para Suspensão


 
Washington - Um grupo bipartidário do Senado dos EUA apresentou um projeto de lei contra o bloqueio financeiro, econômico e comercial que os governos democrata e republicano mantêm até hoje.
 
Os legisladores democratas Amy Klobuchar (de Minnesota) e Patrick Leahy (de Vermont) e o republicano Mike Enzi (de Wyoming) reapresentaram o projeto Liberdade de Exportação para Cuba, também aberto em 2017.
 
A proposta da coalizão eliminaria as barreiras legais para os americanos fazerem negócios em nosso país e abriria caminho para novas oportunidades econômicas para empresas e agricultores no país do norte, aumentando as exportações para Cuba.
 
Por sua vez, isso permitiria aos cubanos maior acesso aos produtos americanos, embora não revogasse partes que tratam de direitos humanos ou reivindicações de propriedade contra o governo da nação insular.
 
"Em vez de olhar para o futuro, as políticas dos EUA E de Cuba foram definidas por muito tempo pelos conflitos do passado",
 
disse Klobuchar.
 
De acordo com o senador,
 
"Cuba é uma ilha de 11 milhões de pessoas, a apenas 90 milhas de nossa fronteira: levantar o embargo comercial irá abrir as portas para um grande mercado de exportação, criar empregos aqui em casa e apoiar a economia americana e Cubano."
 
Por sua parte, Enzi assinalou que "a história mostrou que o embargo a Cuba não foi muito eficaz" e insistiu nos benefícios que a revogação dessa política hostil que durou quase 60 anos traria.
 
Um ponto de vista compartilhado por Leahy, que enfatizou que
 
"décadas após o fim da Guerra Fria, continuamos a impor sanções punitivas contra Cuba, uma pequena ilha vizinha que não representa uma ameaça para nós".
 
O veterano legislador confirmou que por tanto tempo "o bloqueio não alcançou nenhum de seus objetivos".
 
Por sua vez, ele ressaltou que enquanto o presidente Barack Obama (2009-2017) decidiu restabelecer relações diplomáticas com Cuba, 'Trump restaurou a política fracassada do passado isolacionista' e concluiu que o Congresso pôr fim ao bloqueio.
 
Há um número crescente de vozes dentro e fora dos EUA para acabar com o que é considerado a mais longa guerra econômica da história.
 
Esta semana, o Conselho da cidade de Detroit, Michigan, aprovou por unanimidade uma resolução que pede o fim do bloqueio, assim como mais de uma dúzia de cidades aqui em claro apoio aos laços bilaterais entre Cuba e os EUA. 


Fonte: El Economista de Cubas





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites