Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

Sábado, Dia 15 de Setembro de 2018 as 22:09:26



VAREJO Relatório Setorial de Setembro/2018 do BB Investimentos


VAREJO - Relatório Setorial 
Setembro 2018
 
PMC veio abaixo do esperado, o que deve pressionar a as ações das varejistas 
 
Em 13.09.2018, o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal do Comércio referente à julho e o desempenho veio abaixo das expectativas do mercado. No referido mês, as vendas no varejo reduziram 0,5% m/m em volume, enquanto o consenso de mercado apontava para +0,3% m/m.
 
Bens duráveis tiveram a pior performance dentre os segmentos do varejo, com móveis e eletrodomésticos caindo 4,8% m/m e equipamentos para escritório e computadores 2,7% m/m. Na visão anual, as vendas no varejo contraíram 1,0% em volume, o primeiro desempenho negativo nesta perspectiva após quinze altas consecutivas.
 
Olhando para os últimos 12 meses, no entanto, a atividade varejista ainda apresenta uma performance positiva de +3,2% em volume, embora abaixo dos +3,7% registrados até junho.
 
De agosto em diante, a base comparativa deve ser mais suave, uma vez que a liberação dos fundos inativos do FGTS ocorreu entre os meses de maio e julho durante 2017, o que impulsionou o poder de compra dos consumidores.
 
É verdade que, neste ano, o governo federal decidiu liberar também os fundos inativos de Pis/Pasep, começando na última semana de junho, mas o valor é quase 15% inferior ao do FGTS.
 
Além disso, eventos como a Black Friday e o Natal devem ajudar a amparar avanços adicionais nas vendas do varejo. Assim, esperamos que a atividade varejista apresente uma expansão total de 4,0% em volume no acumulado de 2018.
 
Na bolsa de valores, as incertezas em relação ao período eleitora e o ritmo ainda lento de recuperação dos direcionadores macroeconômicos, especialmente o emprego, têm dado a tônica do desempenho das ações das varejistas.
 
A divulgação de números abaixo do esperado referente às vendas no varejo também contribuiu para uma pressão adicional sobre elas. Nos últimos 30 dias, apenas cinco varejistas performaram acima do Ibovespa (até o fechamento de 12/09). A maior parte delas é de segmentos não-cíclicos, como supermercados (Pão de Açúcar e Carrefour) e cuidados pessoais (Hypera e Natura), como é de se esperar durante cenários de incerteza. 
 
Mesmo assim, seguimos otimistas em relação ao desempenho das ações das varejistas após o período eleitoral, refletindo uma demanda represada ainda bastante forte no consumo, principalmente nos segmentos de duráveis e semi-duráveis.
 
Assim, mantemos nossas estimativas e recomendações inalteradas por ora. Seguindo este racional e focando em valuations atrativos, mantivemos B2W Digital, Lojas Renner e Pão de Açúcar em nossa carteira sugerida fundamentalista do mês de setembro.  
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho das ações do do setor de Varejo na Bolsa de Valores. elaborado por MARIA PAULA CANTUSO, CEA, CNPI 1390, Analista Sênior do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: BB INVESTIMENTOS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
18/11/2013
Investimentos - BB - Resultados do 3ª trimestre/2013
 
18/11/2013
Investimentos - MULTIPLUS - Resultados no 3ª Trim/2013
 
18/11/2013
Investimentos - RANDON - Resultados no 3º trimestre/2013
 
18/11/2013
Investimentos - IOCHPE-MAXION - Resultados no 3ª Trim/2013
 
03/01/2013
MRV Caixa suspende novos financiamentos à construtora MRV incluída na lista de Trabalho Escravo
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites