Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

Quarta-Feira, Dia 22 de Janeiro de 2020 as 04:01:29



TEMPESTADES em DF, ES, GO, MG e RJ a partir desta 4ª feira


Chuvas intensas podem prosseguir até o final de semana
 
O governo federal emitiu na noite desta 3ª feira, 21.01, um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas, com altos índices pluviométricos, nos estados do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
 
O informe foi emitido por alerta conjunto do  Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).
 
Existe previsão de que os índices pluviométricos nesses estados podem variar entre 150 e 400 milímetros, o que pode resultar em problemas para a população, como a possibilidade de ocorrerem desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra em áreas de risco.
 
A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar a cair nesta 4ª feira, 22.01, e podem prosseguir até o final de semana. 
 
Entre os estados que receberam o alerta conjunto, há locais que já estão sofrendo com fortes chuvas desde 6ª feira, 17.01, como a região metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.
 
As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a remeterem o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção e defesa civil, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Caberá às defesas civis que atuam nas localidades o envio de alertas aos gestores municipais e às populações vulneráveis.
 
A Defesa Civil Nacional orienta que as pessoas que moram em áreas de risco, ou que já tenham registrado desastres anteriormente, procurem os órgãos locais de defesa civil para ter acesso ao plano de contingência para suas regiões. É importante conhecer as rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio aos desastres.
 
Alertas
 
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) envia alertas aos órgãos competentes sobre riscos de desastres naturais, assim como para a população, por meio de SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura. Os moradores dos estados afetados devem ficar atentos a esses canais de comunicação e, caso não tenham se cadastrado para receber os avisos pelo celular, devem fazer a inscrição.
 
Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.  
 
Os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Imagem de arquivo.

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CHUVAS acima do normal previstas para os próximos 3 meses 24/09/2015
CHUVAS acima do normal previstas para os próximos 3 meses
 
23/09/2015
BELO MONTE - Licença de Operação retida até o cumprimento de exigências ambientais
 
VOLKSWAGEN acusada de adulterar sistema e dados de controle de poluição de 11 milhões de veículos 22/09/2015
VOLKSWAGEN acusada de adulterar sistema e dados de controle de poluição de 11 milhões de veículos
 
21/09/2015
COP 21 - Brasil engajado em viabilizar Acordo do Clima em Paris
 
GASES DE EFEITO ESTUFA - Europa concorda em reduzir em 40% suas emissões 18/09/2015
GASES DE EFEITO ESTUFA - Europa concorda em reduzir em 40% suas emissões
 
17/09/2015
TERREMOTO no Chile tem reflexos sem danos em São Paulo
 
TERREMOTO NO CHILE de 7,9 graus na escala Richter, na noite desta 4ª 17/09/2015
TERREMOTO NO CHILE de 7,9 graus na escala Richter, na noite desta 4ª
 
08/09/2015
CHUVA volta ao DF após 100 dias
 
DESMATAMENTO Mundial caiu mais de 50% nos últimos 25 anos, diz FAO 08/09/2015
DESMATAMENTO Mundial caiu mais de 50% nos últimos 25 anos, diz FAO
 
CRISE HÍDRICA - Interior de São Paulo Adota Racionamento de Água 02/09/2015
CRISE HÍDRICA - Interior de São Paulo Adota Racionamento de Água
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites