Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

Sexta-Feira, Dia 28 de Agosto de 2020 as 14:08:01



RIO - STF afasta WITZEL do governo por 180 dias


STJ determina afastamento do governador do Rio de Janeiro
 
Wilson Witzel ficará afastado do cargo por 180 dias
 
Foi deflagrada na manhã desta 6ª feira, 28.08, Operação Tris in Idem, um desdobramento da Operação Placebo, que investiga atos de corrupção em contratos públicos do governo do Rio de Janeiro. A ação autorizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves inclui o afastamento do governador Wilson Witzel por 180 dias.

Participam da operação procuradores do Ministério Público Federal (MPF), policiais federais e auditores da Receita Federal, para cumprir 17 mandados de prisão, sendo seis preventivas e 11 temporárias, e 72 de busca e apreensão em endereços ligados à cúpula do governo fluminense. Além do governador, estão entre os investigados o vice-governador Cláudio Castro e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano.
 
Estão sendo cumpridos mandados no Palácio Laranjeiras, no Palácio Guanabara, na residência do vice-governador, na Alerj e em outros endereços nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de São Paulo, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais e no Distrito Federal. Há, ainda, um endereço no Uruguai, local onde estaria um dos investigados que teve prisão preventiva foi decretada.
 
A investigação aponta que a organização criminosa instalada no governo estadual a partir da eleição de Witzel se divide em três grupos, para o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos liderados por empresários. Os grupos teriam loteado as principais secretarias para beneficiar essas empresas.
 
Em outro inquérito, o ministro do STJ Jorge Mussi autorizou 12 mandados de busca e apreensão no estado do Piauí, relativos a um suposto esquema de funcionários fantasmas no governo fluminense.
 
Propina
 
Segundo o MPF, o principal mecanismo dos grupos era o direcionamento de licitações de organizações sociais e a cobrança de um percentual sobre pagamentos das empresas fornecedoras do estado, feito mensalmente a agentes políticos e servidores públicos da Secretaria de Saúde. Entre as operações suspeitas está a contratação da organização social Iabas para gerir os hospitais de campanha montados para atender pacientes da covid-19.

Foi apurado também que alguns deputados estaduais podem ter se beneficiado de desvios de dinheiro de sobras dos duodécimos do Poder Legislativo. Os valores eram depositados na conta do Fundo Estadual de Saúde, de onde eram repassado para os fundos municipais de Saúde de localidades indicadas pelos deputados, de onde recebiam de volta parte dos valores.

O MPF apura também suspeitas do uso do Poder Judiciário para beneficiar os agentes públicos, por meio de um esquema montado por um desembargador do Trabalho que beneficiaria organizações sociais do grupo por meio do pagamento de dívidas trabalhistas judicializadas.

A Procuradoria-Geral da República ofereceu hoje denúncia no caso de pagamentos feitos por empresas ligadas a Mário Peixoto e da família de Gothardo Lopes Netto ao escritório de advocacia da primeira-dama Helena Witzel. Segundo a acusação, o esquema transferia recursos indiretamente desses empresários para o governador.

Foram denunciados o governador Wilson Witzel, a primeira-dama Helena Witzel, Lucas Tristão, Mário Peixoto, Alessandro Duarte, Cassiano Luiz, Juan Elias Neves de Paula, João Marcos Borges Mattos e Gothardo Lopes Netto.
 
Governo

Em nota, a defesa do governador Wilson Witzel informou que “recebe com grande surpresa a decisão de afastamento do cargo, tomada de forma monocrática e com tamanha gravidade”. Os advogados estão aguardando para ter acesso ao conteúdo da decisão “para tomar as medidas cabíveis”.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de capa da Redação JF. Imagem de arquivo.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
SERGIO MORO - Juíza remete autos de processo contra LULA à Curitiba 03/05/2016
SERGIO MORO - Juíza remete autos de processo contra LULA à Curitiba
 
IMPEACHMENT - Manifestantes contrários acampam no centro de BH 01/05/2016
IMPEACHMENT - Manifestantes contrários acampam no centro de BH
 
DILMA anuncia reajuste de 9% do Bolsa Família e correção de 5% do IR 01/05/2016
DILMA anuncia reajuste de 9% do Bolsa Família e correção de 5% do IR
 
GREVE GERAL CONTRA IMPEACHMENT - Professores da Rede Estadual de SP aderem 30/04/2016
GREVE GERAL CONTRA IMPEACHMENT - Professores da Rede Estadual de SP aderem
 
IMPEACHMENT Liminar impede estudantes da UFMG realizarem assembleia para debate: Escalada Autoritária em Curso 30/04/2016
IMPEACHMENT Liminar impede estudantes da UFMG realizarem assembleia para debate: Escalada Autoritária em Curso
 
MARINA SILVA  defende novas eleições 30/04/2016
MARINA SILVA defende novas eleições
 
IMPEACHMENT - Cardoso apresentou defesa de Dilma no Senado 30/04/2016
IMPEACHMENT - Cardoso apresentou defesa de Dilma no Senado
 
NOBEL DA PAZ fala em Golpe no Brasil e constrange o Senado 28/04/2016
NOBEL DA PAZ fala em Golpe no Brasil e constrange o Senado
 
IMPEACHMENT - Universitários fazem protesto em Brasília 28/04/2016
IMPEACHMENT - Universitários fazem protesto em Brasília
 
PALÁCIO DO JABURÚ - CNI pede a Temer mudanças nas legislações trabalhista e previdenciária 27/04/2016
PALÁCIO DO JABURÚ - CNI pede a Temer mudanças nas legislações trabalhista e previdenciária
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites