Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

23 de Junho de 2022 as 23:06:40



Exílio na Rua Principal: Desaparece o Som do Mundo Unipolar - por Pepe Escobar


 
Exílio na Rua Principal: Desaparece o Som do Mundo Unipolar 
 
A futura ordem mundial, já em andamento, será formada por fortes estados soberanos. O navio partiu. Não há como voltar atrás.
 
Por Pepe Escobar
 
Vamos direto ao ponto no Top 10 de Putin da Nova Era, anunciado pelo presidente russo ao vivo no fórum de São Petersburgo para o Norte Global e o Sul.
 
A era do mundo unipolar acabou. A ruptura com o Ocidente é irreversível e definitiva. Nenhuma pressão do Ocidente vai mudá-lo.
 
A Rússia renovou com sua soberania. O reforço da soberania política e econômica é uma prioridade absoluta.
 
A UE perdeu completamente a sua soberania política. A crise atual mostra que a UE não está pronta para desempenhar o papel de um ator independente e soberano. É apenas um conjunto de vassalos americanos privados de qualquer soberania político-militar.
 
A soberania não pode ser parcial. Ou você é um soberano ou uma colônia.
 
A fome nas nações mais pobres estará na consciência do Ocidente e da euro-democracia.
 
A Rússia fornecerá grãos para as nações mais pobres da África e do Oriente Médio.
 
A Rússia investirá no desenvolvimento econômico interno e na reorientação do comércio para nações independentes dos EUA.
 
A futura ordem mundial, já em andamento, será formada por fortes estados soberanos.  O navio partiu. Não há como voltar atrás.
 
Como se sente, para o Oeste coletivo, ser pego em um furacão tão fogo cruzado? Bem, fica mais devastador quando adicionamos ao novo roteiro o mais recente na frente de energia.
 
O CEO da Rosneft, Igor Sechin, em São Petersburgo, ressaltou que a crise econômica global está ganhando força não por causa das sanções, mas exacerbadas por elas; Europa "comete suicídio energético" ao sancionar a Rússia; as sanções contra a Rússia acabaram com a tão elogiada "transição verde", já que isso não é mais necessário para manipular os mercados; e a Rússia, com seu vasto potencial energético, "é a Arca de Noé da economia mundial".
 
Por sua vez, o CEO da Gazprom, Alexey Miller, não poderia ser mais contundente sobre o declínio acentuado do fluxo de gás para a UE devido à recusa e/ou incapacidade da Siemens para reparar o motor de bombeamento Nord Stream 1:
 
"Bem, é claro, a Gazprom foi forçada a reduzir o volume de suprimentos de gás para a Europa em 20%+. Mas você sabe, os preços aumentaram não em 20%+, mas por várias vezes! Portanto, sinto muito se digo que não nos sentimos ofendidos por ninguém, não estamos particularmente preocupados com esta situação."
 
Se esse overdrive de discagem de dor não foi suficiente para lançar o Ocidente coletivo – ou NATOstan – em Terminal Hysteria, então o comentário afiado de Putin sobre possivelmente permitir que o Sr. Sarmat apresentasse seu cartão de visita a "centros de tomada de decisão em Kiev", aqueles que estão ordenando o bombardeio atual e morte de civis em Donetsk, definitivamente fez o truque:
 
"Quanto às linhas vermelhas, deixe-me guardá-las para mim, porque isso significará ações bastante duras nos centros de tomada de decisão. Mas esta é uma área que não deve ser divulgada para pessoas fora da liderança político-militar do país. Aqueles que merecem ações adequadas de nossa parte devem tirar uma conclusão para si mesmos – o que podem enfrentar se cruzarem a linha."
 
Baby, por favor, pare de quebrar.
 
Alastair Crooke esboçou com maestria como o zugzwang do West coletivo o deixa ensacido, atordoado e confuso. Agora vamos examinar o estado de jogo do lado oposto do tabuleiro de xadrez, focando na cúpula dos BRICS nesta quinta-feira em Pequim.
 
Tanto quanto a Iniciativa do Cinturão e Estrada (BRI), a Organização de Cooperação de Xangai (SCO), a União Econômica da Eurásia (EAEU) e a ASEAN, agora é hora de um BRICS revigorado intensificar seu jogo. Em conjunto, essas são as principais organizações/instrumentos que estarão esculpindo os caminhos para a era pós-unipolar.
 
Tanto a China quanto a Índia (que entre elas foram as maiores economias do mundo durante séculos antes do breve interregnum colonial ocidental) já estão próximas e se aproximando da "Arca de Noé da economia mundial".
 
O G20 – reféns do golpe de FOGO definido por Michael Hudson, que é o núcleo do cassino neoliberal financerizado – está lentamente desaparecendo, enquanto um potencial novo G8 se intensifica: e isso está diretamente ligado à expansão dos BRICS, um dos principais temas da cúpula desta semana. Um BRICS expandido com uma configuração paralela do G8 é obrigado a ultrapassar facilmente o centrado no Ocidente em importância, bem como o PIB por paridade de poder de compra (PPP).
 
O BRICS em 2021 já adicionou Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai ao seu Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Em maio, em debates de nível ministério das Relações Exteriores, Argentina, Egito, Indonésia, Cazaquistão, Nigéria, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Senegal e Tailândia foram adicionados aos 5 membros do BRICS. Líderes de algumas dessas nações estarão ligados à cúpula de Pequim.
 
BRICS joga um jogo completamente diferente do G20. Eles visam as bases, e é tudo sobre lentamente "construir confiança" – um conceito muito chinês. Eles estão criando uma Agência independente de Classificação de Crédito – longe da raquete anglo-americana – e aprofundando um Acordo de Reservas cambiais. O NDB – incluindo seus escritórios regionais na Índia e na África do Sul – esteve envolvido em centenas de projetos. O tempo dirá: um dia o NDB tornará o Banco Mundial supérfluo.
 
Comparações entre brics e o Quad, uma mistura dos EUA, são bobas. Quad é apenas mais um mecanismo bruto para conter a China. No entanto, não há dúvida de que a Índia pisa no território andador da corda bamba, já que é membro tanto do BRICS quanto do Quad, e tomou uma decisão muito equivocada de sair da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) – o maior acordo de livre comércio do planeta – optando, em vez disso, por aderir ao Quadro Econômico Indo-Pacífico americano (IPEF).
 
No entanto, a Índia, a longo prazo, habilmente guiada pela Rússia, está sendo orientada a encontrar um terreno comum essencial com a China em várias questões-chaves.
 
O BRICS, especialmente em sua versão expandida do BRICS+, deve aumentar a cooperação na construção de cadeias de suprimentos verdadeiramente estáveis ​​e um mecanismo de liquidação para o comércio de recursos e matérias-primas, que inevitavelmente deve ser baseado em moedas locais. Então, o caminho estará aberto para o Santo Graal: um sistema de pagamento do BRICS como uma alternativa confiável ao dólar americano armado e ao SWIFT.
 
Enquanto isso, uma torrente de investimentos bilaterais da China e da Índia no setor manufatureiro e de serviços em torno de seus vizinhos deve elevar os participantes menores no Sudeste Asiático e no Sul da Ásia: pense no Camboja e em Bangladesh como engrenagens importantes em uma vasta roda de suprimentos.
 
Yaroslav Lissovolik já havia proposto um conceito BEAMS como o núcleo dessa unidade de integração do BRICS, unindo “as principais iniciativas de integração regional das economias do BRICS, como BIMSTEC, EAEU, o acordo de livre comércio ASEAN-China, Mercosul e SADC/SACU”.
 
É apenas (BRICS) rock'n roll
 
Agora, Pequim parece ansiosa para promover “um formato inclusivo de diálogo abrangendo todas as principais regiões do Sul Global, agregando as plataformas de integração regional na Eurásia, África e América Latina. No futuro, esse formato pode ser expandido para incluir outros blocos de integração regional da Eurásia, como o GCC, EAEU e outros.”
 
Lissovolik observa como o caminho ideal a partir de agora deve ser “a maior inclusão do BRICS por meio da estrutura BRICS+, que permite que economias menores que são parceiras regionais do BRICS tenham voz na nova estrutura de governança global”.
 
Antes de se dirigir ao fórum de São Petersburgo em vídeo, o presidente Xi ligou pessoalmente para Putin para dizer, entre outras coisas, que ele tem as costas da China em todos os temas de "soberania e segurança". Eles também, inevitavelmente, discutiram a relevância dos BRICS como uma plataforma-chave para o mundo multipolar.
 
Enquanto isso, o Ocidente coletivo mergulha mais fundo no maelstrom. Uma enorme manifestação nacional dos sindicatos na última segunda-feira paralisou Bruxelas – capital da UE e da OTAN – quando 80.000 pessoas expressaram sua raiva pelo aumento do custo de vida; pediu que as elites "gastem dinheiro com salários, não com armas"; e gritou em uníssono "Pare a OTAN".
 
É zugzwang tudo de novo. As "perdas diretas" da UE, como enfatizou Putin, provocadas pela histeria das sanções, "podem ultrapassar US$ 400 bilhões por ano". Os ganhos de energia da Rússia atingiram níveis recordes. O rublo está em uma alta de 7 anos em relação ao euro.
 
É uma explosão que, sem dúvida, o artefato cultural mais poderoso de toda a Guerra Fria – e supremacia ocidental – era, os perenes Rolling Stones, está atualmente em turnê através de um "pego em um furacão de fogo cruzado" da UE. Em cada show que eles tocam, pela primeira vez ao vivo, um de seus primeiros clássicos: 'Out of Time'.
 
Soa muito como um réquiem. Então vamos todos cantar, "Baby baby baby / you's off time", como um Vladimir "é um gás, gás, gás" Putin e seu companheiro Dmitry "Under My Thumb" Medvedev parecem ser os caras realmente tirando suas pedras. É só rock'n roll (BRICS), mas nós gostamos.
 
CONFIRA em THE SAKER a íntegra dessa matéria de PEPE ESCOBAR.
Clique AQUI


Fonte: PABLO ESCOBAR em THE SAKER. Tradução: Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
30/07/2014
FAIXA DE GAZA - Chile chama de volta pr´a casa seu embaixador em Israel
 
30/07/2014
FAIXA DE GAZA - Israel ataca escola da ONU, abrigo de crianças
 
ARGENTINA negocia saída para a crise nesta 3ª, em Nova Iorque 28/07/2014
ARGENTINA negocia saída para a crise nesta 3ª, em Nova Iorque
 
28/07/2014
MERCOSUL - Cúpula reune 5 presidentes em Caracas, nesta 3ª feira.
 
28/07/2014
UCRÂNIA - Caixas-pretas do voo MH17 indicam explosão de míssil, diz Kiev
 
27/07/2014
FAIXA DE GAZA - Hamas propõe nova trégua de 24h, Israel não responde
 
26/07/2014
FAIXA DE GAZA - Finda a trégua humanitária, Hamas dispara foguetes contra Israel
 
FAIXA DE GAZA - Hamas e Israel aceitam trégua humanitária 26/07/2014
FAIXA DE GAZA - Hamas e Israel aceitam trégua humanitária
 
25/07/2014
MERCOSUL - Brasil proporá tarifa zero com a Colômbia, o Chile e o Peru na 46ª Cúpula
 
FAIXA DE GAZA - Israel critica postura do governo brasileiro 25/07/2014
FAIXA DE GAZA - Israel critica postura do governo brasileiro
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites