Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

27 de Junho de 2022 as 11:16:35



VLADIMIR PUTIN afirma que Mundo Unipolar Chegou ao Fim


Vladimir Putin, presidente da Rússia, no Forum Economico Internacional de St Petersburgo, em 17.06.2022
 
Presidente russo diz que mundo unipolar chegou ao fim
 
Vladimir Putin afirmou que a ordem mundial unipolar chegou ao fim no 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.17.06.2022. O presidente russo destacou o fato de que os EUA não perceberam a formação de novos centros de poder mundial que desafiaram sua hegemonia após 1991.
 
Durante seu pronunciamento no 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou  na 6ª feira, 17.06.2022, que a era da chamada ordem mundial unipolar acabou, apesar do que ele descreveu como todas as tentativas de preservá-la, por quaisquer meios, lideradas pelos EUA.
 
O presidente russo enfatizou que a diversidade de civilizações do planeta e a riqueza de culturas são difíceis de padronizar, seja em termos políticos, econômicos ou outros:
 
"Padrões não funcionam aqui, padrões toscos, sem alternativas, impostos de um únicocentro",
 
disse ele.
 
Segundo o presidente russo, os EUA “ao se declararem vencedores da Guerra Fria” em 1991, passaram a se considerar “o mensageiro de Deus na Terra que também não tem obrigações, apenas interesses, e esses interesses são proclamados como sagrados."
 
Ele continuou dizendo que Washington "parece não perceber" o fato de que nas últimas décadas "novos centros poderosos" com seus próprios "sistemas políticos e instituições públicas", bem como "modelos de crescimento econômico", vêm se formando e ganhando terreno, que "claro, têm direito à proteção própria, para garantir a soberania nacional".
 
Da mesma forma, criticou os líderes dos países ocidentais por tomarem o resto dos Estados como "colônias" e seus povos como "pessoas de segunda classe porque se consideram excepcionais"
 
Ele acrescentou que "a blitzkrieg econômica inicial contra a Rússia não teve chance de sucesso" em relação às políticas de sanções e medidas coercitivas unilaterais promovidas pela UE e pelos EUA contra Moscou, após a intervenção na Ucrânia em fevereiro passado.
 
Como retaliação, o presidente russo anunciou que a Rússia poderia aumentar significativamente a exportação de alimentos e fertilizantes e o volume de fornecimento de grãos poderia aumentar na próxima temporada para 50 milhões de toneladas.O líder disse que a economia russa permanecerá com os princípios de abertura no seu desenvolvimento e nunca seguirá o caminho do auto-isolamento, ao qual listou novas medidas para proteger a economia nacional de sanções.
 
Em relação ao setor econômico, Putin também afirmou que “conceitos-chave para os negócios, como reputação empresarial, inviolabilidade da propriedade e confiança nas moedas mundiais”, foram minados pelo Ocidente, que se orienta por suas “desatualizadas ambições e ilusões geopolíticas”.
 
O presidente russo disse que os aumentos de preços, a inflação, os problemas com alimentos e combustíveis e o setor de energia, em geral, são "resultado dos erros sistêmicos da política econômica da atual administração dos EUA e da burocracia europeia".
 
Ao mesmo tempo, Putin disse que "a consequência direta das ações dos políticos europeus e dos eventos deste ano será um agravamento ainda maior da desigualdade nesses países. Isso, por sua vez, dividirá ainda mais suas sociedades. E a questão énão apenas o nível de bem-estar, mas também os valores de diferentes grupos dessa sociedade", continuou Putin.
 
Fonte: TELESUR


Fonte: TELESUR





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
INVESTIMENTOS - Pré Mercado em 20.08.2014: à espera da ata do FED 20/08/2014
INVESTIMENTOS - Pré Mercado em 20.08.2014: à espera da ata do FED
 
20/08/2014
OBAMA pede que não haja uso excessivo da força em Ferguson
 
17/08/2014
EBOLA - Espanha tem primeiro caso suspeito de ebola
 
16/08/2014
REDE TOR - Rússia recompensa quebra de anonimato na internet
 
15/08/2014
UCRÂNIA volta às manchetes: 11 civis mortos em Donetsk nas últimas 24 horas
 
12/08/2014
EBOLA - EUA prometem à Libéria entrega de soro experimental
 
11/08/2014
ISRAEL - Novo presidente telefona a Dilma Rousseff e desculpa-se por diplomata
 
11/08/2014
IRAQUE - ONU pede ao novo Primeiro Ministro formar governo amplo
 
08/08/2014
DEFAULT ARGENTINO - Argentina apresenta queixa contra EUA no Tribunal de Haia
 
08/08/2014
ESPIONAGEM - Rússia renova asilo a Edward Snowden por mais três anos
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites