Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

17 de Janeiro de 2022 as 17:01:49



RÚSSIA transfere tropas para a Bielorrússia para exercícios conjuntos


Rússia transfere tropas para a Bielorrússia para exercícios conjuntos perto da fronteira com a Ucrânia
 
A Rússia começou a transferir tropas para o vizinho norte da Ucrânia, a Bielorrússia, para exercícios militares conjuntos, em um movimento que provavelmente aumentará os temores no oeste de que Moscou esteja se preparando para uma invasão.
 
Os exercícios militares conjuntos, chamados United Resolve, devem ocorrer enquanto a Rússia também reunir forças ao longo da fronteira leste da Ucrânia, ameaçando uma possível invasão que poderia desencadear o maior conflito na Europa por décadas.
 
Vídeos de mídia social da Bielorrússia pareciam mostrar artilharia e outros veículos militares chegando em vagões de plataforma pertencentes à companhia ferroviária estatal russa, e Alexander Volfovich, chefe do conselho de segurança da Bielorrússia, disse em um briefing que as tropas já estavam chegando antes dos exercícios programados para fevereiro.
 
Alguns analistas militares sugeriram que a Rússia poderia enviar suas forças através da Bielorrússia no caso de uma ampla invasão, efetivamente estendendo as defesas da Ucrânia, aproveitando a fronteira de quase 700 milhas dos dois países. Outros acreditam que a Bielorrússia não teria um papel sério no conflito se a Rússia lançasse um ataque à Ucrânia.
 
Relatos da Rússia também mostraram mais equipamentos militares, incluindo tanques e mísseis balísticos de curto alcance, sendo transportados pelo país em direção à Ucrânia na última semana.
 
O líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, respondeu à pressão e isolamento internacional, fortalecendo os laços com a Rússia, dando apoio vocal ao acúmulo militar de Putin à medida que recebe apoio diplomático e econômico do Kremlin para combater as sanções ocidentais. Ele também abandonou a posição supostamente neutra de seu país sobre o conflito com a Ucrânia e endossou publicamente a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.
 
Os exercícios serão realizados no oeste da Bielorrússia, perto das fronteiras dos membros da Otan Polônia e Lituânia, e seu flanco sul com a Ucrânia, disse Lukashenko.
 
Nenhum número concreto de tropas ou prazo foi nomeado para os exercícios conjuntos Rússia-Bielorrússia, que Putin anunciou durante uma cúpula com Lukashenko no final de dezembro. Lukashenko disse na segunda-feira que as datas exatas em fevereiro ainda estavam sendo determinadas.
 
Ele disse durante o briefing que os exercícios eram necessários devido à presença das forças da Otan nos estados vizinhos da Polônia e do Báltico, bem como o envio de tropas da Ucrânia para a fronteira em resposta à crise dos migrantes que ele ajudou a criar no ano passado.
 
Recomendamos que CONFIRA em THE GUARDIAN a íntegra da matéria em inglês


Fonte: THE GUARDIAN. Traducao e copidescagem da Redacao JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
25/11/2014
RACISMO - Decisão judicial provoca onda de indignação nos EUA
 
25/11/2014
PAPA pede Europa centrada na pessoa e não apenas na economia
 
24/11/2014
REFORMA DA CÚRIA - Papa reune o Conselho de Ministros para homologar Reforma
 
18/11/2014
PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ em negociação em Viena, nesta 3ª
 
G 20 - Encontro terminou neste domingo, na Austrália 17/11/2014
G 20 - Encontro terminou neste domingo, na Austrália
 
17/11/2014
G 20 vê possibilidade de crescer 2,1% mais até 2018
 
15/11/2014
G 20 - Sanções à Rússia em função da Ucrânia são contra ideais do G20, declara Putin
 
G 20 - Cúpula iniciou na Austrália neste sábado 14/11/2014
G 20 - Cúpula iniciou na Austrália neste sábado
 
14/11/2014
G 20 - AUSTRÁLIA - Dilma trata de acordos bilaterais com a Turquia
 
11/11/2014
UCRÂNIA - EUA ameaçam a Rússia pelo apoio militar a separatistas
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites