Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

17 de Setembro de 2021 as 03:09:57



EUA enfurecem a FRANÇA no acordo de Submarinos Nucleares com AUSTRÁLIA


Joe Biden, vínculos com o complexo industrial-militar dos EUA
 
Em acordo de submarinos com a Austrália, EUA confrontam a China,
mas enfurecem França
 
A reação sinaliza ruptura crescente entre os aliados ocidentais sobre a China. 
 
por Roger Cohen
 
O anúncio do presidente Biden de um acordo para ajudar a Austrália a implantar submarinos movidos a energia nuclear estimula a aliança ocidental, mas enfurece a França e prenuncia respostas americanas e europeias conflitantes entre si, com relação ao confronto com a China, com potencial de redesenhar o mapa estratégico global.
 
Ao anunciar o acordo na 4ª feira, 14.09.2021, Biden disse que era para reforçar alianças e atualizá-las à medida que as prioridades estratégicas mudassem. Mas ao aproximar um aliado do Pacífico para enfrentar o desafio da China, ele parece ter alienado um europeu importante e agravado as já tensas relações com Pequim.
 
A França reagiu com indignação, na 5ª feira, 15.09, aos anúncios de que os EUA e a Grã-Bretanha ajudariam a Austrália a desenvolver submarinos, e que a Austrália estava se retirando de um acordo de US$ 66 bilhões para comprar submarinos franceses. Em seu cerne, a tempestade diplomática também é uma questão de negócios - uma perda de receita para a indústria militar francesa, e um ganho para as empresas americanas.
 
Jean-Yves Le Drian, ministro das Relações Exteriores da França, disse à rádio Franceinfo que o acordo com o submarino foi uma "decisão unilateral, brutal e imprevisível" dos EUA, e comparou o movimento americano às mudanças políticas precipitadas e repentinas comuns durante o governo Trump.
 
Ressaltando sua fúria, a França cancelou uma festa de gala marcada para 6ª feira, 16.09, em sua embaixada em Washington para marcar o 240º aniversário de uma batalha da Guerra Revolucionária.
 
"Isso parece uma nova ordem geopolítica sem alianças vinculativas",
 
disse Nicole Bacharan, pesquisadora da Sciences Po, em Paris.
 
"Para enfrentar a China, os EUA parecem ter escolhido uma aliança diferente, com o mundo anglo-saxão separado da França."
 
Ela previu um período "muito difícil" na velha amizade entre Paris e Washington.
 
O acordo também parecia ser um ponto crucial nas relações com a China, que reagiu com raiva. O governo Biden parece estar aumentando a aposta com Pequim, fornecendo a um aliado do Pacífico submarinos que são muito mais difíceis de detectar do que os convencionais, assim como mísseis Pershing II de médio alcance foram implantados na Europa na década de 1980 para deter a União Soviética.
 
Uma declaração do Sr. Le Drian e Florence Parly, ministra das Forças Armadas da França, chamou de "a escolha americana de excluir um aliado europeu e parceiro como a França" uma decisão lamentável que "mostra uma falta de coerência".
 
Os navios australianos teriam reatores nucleares para propulsão, mas não armas nucleares.
 
A França e o resto da União Europeia pretendem evitar um confronto direto com a China, como enfatizaram na quinta-feira em um documento político intitulado "Estratégia de Cooperação da UE no Indo-Pacífico", cuja liberação foi planejada antes das fracas.
 
Ele disse que o bloco buscaria "engajamento multifacetado com a China", cooperando em questões de interesse comum, enquanto "empurrava para trás onde existe uma discordância fundamental com a China, como sobre os direitos humanos".
 
O grau de raiva francesa lembrou a acrimoniosa rixa em 2003 entre Paris e Washington sobre a guerra do Iraque e envolveram linguagem não ouvida desde então.
 
"Isso não é feito entre aliados",
 
disse Le Drian. Sua comparação do Sr. Biden com o Sr. Trump parecia certa de ser tomada na Casa Branca como um insulto sério.
 
E a França disse que não tinha sido consultada sobre o acordo.
 
"Ouvimos falar disso ontem",
 
disse a Sra. Parly à rádio RFI.
 
O governo Biden disse que não havia dito antecipadamente aos líderes franceses, porque estava claro que eles ficariam insatisfeitos com o acordo.
 
A administração decidiu que cabe à Austrália escolher se deve dizer a Paris, informou um funcionário dos EUA que falou sob a condição de anonimato, pois não estava autorizado a abordar o assunto publicamente. Mas ele reconheceu que os franceses tem o direito de irritar-se, e que esse acordo poderá alimentar a aspiração da França por capacidade militar da União Europeia independente dos EUA.
 
Funcionários da administração descreveram como inabalável o compromisso do presidente Joe Biden com a Aliança Atlântica; e Biden disse na 4ª feira que o acordo era "sobre investir em nossa fonte de força, nossas alianças e atualizá-las".
 
Pelo menos em relação à França, um dos aliados mais antigos da América, essa afirmação parecia ter saído pela culatra. A França havia fechado seu próprio acordo em 2016 para fornecer à Austrália submarinos convencionais, e uma batalha legal sobre seu colapso parece inevitável.
 
"Uma faca nas costas",
 
disse Le Drian sobre a decisão australiana, observando que a Austrália estava rejeitando um acordo para uma parceria estratégica que envolvia "muitas transferências tecnológicas e um contrato por um período de 50 anos".
 
Scott Morrison, primeiro-ministro da Austrália, nem sequer mencionou a França na videoconferência com o Sr. Biden e o primeiro-ministro Boris Johnson da Grã-Bretanha durante o qual o acordo foi anunciado.
 
A parceria da Grã-Bretanha com os EUA no acordo é outra irritante para a França, após a saída britânica da União Europeia e o abraço do Sr. Johnson de uma estratégia "Global Britain" voltada em grande parte para a região do Indo-Pacífico. A suspeita francesa de longa data de uma cabala anglófona perseguindo seus próprios interesses à exclusão da França nunca está muito abaixo da superfície.
 
O acordo também desafiou o presidente Emmanuel Macron da França em algumas de suas escolhas estratégicas centrais. Ele está determinado que a França não deve ser sugada para o confronto cada vez mais severo entre a China e os Estados Unidos.
 
Em vez disso, o Sr. Macron quer que a França lidere a União Europeia em direção a um curso médio entre as duas grandes potências, demonstrando a "autonomia estratégica europeia" no centro de sua visão. Ele falou sobre uma Europa autônoma operando "ao lado da América e da China".
 
Tais comentários têm sido irritantes - se não mais do que isso, dado o quão longe a Europa está militarmente de tal autonomia - para o governo Biden. Biden é particularmente sensível na questão do sacrifício americano do século 20 para a França em duas guerras mundiais e a espinhosidade da França sobre sua independência dentro da aliança da OTAN. Macron não visita a Casa Branca desde que o Sr. Biden assumiu o cargo, nem há qualquer sinal de que ele irá em breve.
 
A declaração da UE sobre a estratégia indo-pacífica comprometeu as nações europeias a um envolvimento mais profundo em todos os níveis da região.
 
Sua redação, combinando amplo "engajamento" com dissidências sobre direitos humanos, refletiu amplamente a busca do Sr. Macron por uma política que não arrisque romper com a China, mas também evite se curvar a Pequim. A França disse que a estratégia confirmou "seu desejo de uma ação muito ambiciosa nesta região destinada a preservar a 'liberdade de soberania' de todos".
 
O documento não previa submarinos nucleares australianos, potencialmente armados com mísseis de cruzeiro, tornando-se um poderoso jogador no Pacífico de uma maneira que pode alterar o equilíbrio naval de poder em uma área onde a China vem estendendo sua influência.
 
Apresentando a estratégia da Europa, Josep Borrell Fontelles, chefe de política externa da U.E., disse em Bruxelas que o acordo com submarinos reforçou a necessidade do bloco de uma autonomia mais estratégica.
 
"Suponho que um acordo como esse não foi feito anteontem",
 
disse Borrell. "Apesar disso, não fomos informados." O acordo americano-britânico-australiano, argumentou, era mais uma prova de que o bloco precisa "existir para nós mesmos, já que os outros existem para si mesmos".
 
Submarinos convencionais podem permanecer submersos por dias ou, no máximo, semanas, enquanto os movidos a energia nuclear patrulham rotineiramente debaixo d'água por meses de cada vez. Seu alcance é limitado apenas por seus suprimentos alimentares.
 
"Em termos do espaço de batalha marítima, não há comparação na capacidade, não importa o quão bom seja o barco a diesel, especialmente dadas as vastas distâncias do Oceano Pacífico",
 
disse o almirante James G. Stavridis, ex-comandante supremo das forças da OTAN na Europa.
 
"Isso também permitirá a interoperabilidade completa com a Frota do Pacífico dos EUA, a principal força marítima do Pacífico. É inteligente tecnologicamente e geopoliticamente por parte dos australianos."
 
Biden, com sua mensagem de política externa "América-está-de volta",prometeu reviver as alianças do país, que foram particularmente prejudicadas pela desdém do Sr. Trump sobre a OTAN e a União Europeia. As esperanças subiram de Madrid para Berlim. Mas uma breve lua-de-mel rapidamente deu lugar a tensões renovadas.
 
Ressentimentos franceses
 
Os franceses ficaram decepcionados que o Secretário de Estado Antony J. Blinken não fez de Paris, onde viveu por muitos anos, um de seus primeiros destinos na Europa. E ficaram irritados quando o Sr. Biden tomou sua decisão sobre a retirada americana do Afeganistão com poucas dúvidas sobre qualquer consulta de aliados europeus que contribuíram para o esforço de guerra.
 
"Nem mesmo um telefonema",
 
disse Bacharan sobre a decisão afegã.
 
Em seus comentários na 4ª feira, Biden chamou a França de aliada chave com uma presença importante no Indo-Pacífico. Mas a decisão do presidente, pelo menos aos olhos franceses, pareceu zombar dessa observação.
 
A declaração francesa na 5ª feira disse que a França era "a única nação europeia presente na região do Indo-Pacífico, com quase dois milhões de cidadãos e mais de 7.000 militares" em territórios ultramarinos como a Polinésia Francesa e a Nova Caledônia no Pacífico e a Reunião no Oceano Índico.
 
Na próxima semana, Biden se reunirá na Casa Branca com líderes do "Quad" — uma parceria informal da Austrália, Índia, Japão e EUA — no que equivale a uma declaração de determinação compartilhada nas relações com Pequim. Ele também se encontrará com o Sr. Johnson, aparentemente antes da reunião do Quad.
 
Dado o acordo australiano, essas reuniões sugerirão novamente à França que, no século XXI, antigos aliados na Europa continental importam menos.
 
Para a Grã-Bretanha, a adesão à aliança de segurança foi mais uma evidência da determinação do Sr. Johnson de alinhar  estreitamente  o Reino Unido com os EUA na era pós-Brexit. Johnson tem procurado se retratar como parceiro leal ao Sr. Biden em questões como a China e as mudanças climáticas.
 
As relações de Londres com Washington foram abaladas pela falta de consulta do governo Biden sobre o Afeganistão. Mas a parceria no acordo com submarinos nucleares sugere que em áreas sensíveis de segurança, compartilhamento de inteligência e tecnologia militar, a Grã-Bretanha continua a ser um parceiro preferencial sobre a França.


Fonte: New York Times, Chamada de capa, Tradução e Copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Acordo Nuclear EUA-IRÃ - Apoio russo em troca de cancelamento de cinturão europeu de misseis 21/07/2015
Acordo Nuclear EUA-IRÃ - Apoio russo em troca de cancelamento de cinturão europeu de misseis
 
CHINA cria 4 novas Zonas de Livre Comércio para interiorizar desenvolvimento 21/07/2015
CHINA cria 4 novas Zonas de Livre Comércio para interiorizar desenvolvimento
 
21/07/2015
GRÉCIA - Bancos voltam a abrir após por 3 semanas fechados
 
GRÉCIA busca acordo para fazer pagamentos de € 4,7 bilhões até setembro 21/07/2015
GRÉCIA busca acordo para fazer pagamentos de € 4,7 bilhões até setembro
 
MERCOSUL - Paraguai assume a presidência temporária 18/07/2015
MERCOSUL - Paraguai assume a presidência temporária
 
MERCOSUL - Suriname e Guiana serão membros associados 17/07/2015
MERCOSUL - Suriname e Guiana serão membros associados
 
MEIO AMBIENTE - Japão pretende reduzir em 26% gases poluentes ate 2030 17/07/2015
MEIO AMBIENTE - Japão pretende reduzir em 26% gases poluentes ate 2030
 
16/07/2015
EUROGRUPO autoriza empréstimo emergencial de 7 bilhões de euros à Grécia
 
16/07/2015
CHINA EM TURBILHÃO - Bolsa chinesa tem ligeira alta após queda em 2 pregões
 
COMISSÃO EUROPÉIA satisfeita com aprovação do 3º Programa de Ajuda à Grécia pelo Parlamento grego 16/07/2015
COMISSÃO EUROPÉIA satisfeita com aprovação do 3º Programa de Ajuda à Grécia pelo Parlamento grego
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites