Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

10 de Dezembro de 2019 as 15:12:52



CCJ do SENADO aprova Pacote Anticrime antes alterado pela Câmara dos Deputados


Pacote pode ter votação final no plenário da Casa até amanhã, 4ª feira
 
Na penúltima semana de trabalho antes do recesso parlamentar [que tem início em 23.12.2019],  a CCJ Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, nesta 3ª feira, 10.12, em votação simbólica, o parecer do senador Marcos do Val (Cidadania-ES) ao pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro.
 
Após acordo costurado nos últimos dias pela presidente do colegiado, senadora Simone Tebet (MDB-MS), o texto foi aprovado sem alterações, ou seja, na mesma forma que chegou da Câmara dos Deputados, na semana passada.
 
Agora [a partir da aprovação pela CCJ do Senado], a matéria segue para análise do plenário da Casa, o que pode ocorrer entre hoje e amanhã.
 
Segunda Instância
 
Outra medida importante, aprovada hoje na CCJ, com 22 votos favoráveis e apenas um contrário, é o projeto de lei do Senado (PLS166/18), que possibilita a prisão após decisão em segunda instância.
 
A votação foi comemorada por senadores de vários partidos e causou reviravolta na discussão do tema. É que, após reunião com líderes das duas Casas, no último dia 26, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), chegou a anunciar acordo no qual os senadores desistiriam de tratar do assunto por projeto de lei, para apoiar proposta de emenda à Constituição sobre o mesmo assunto, que está em discussão na Câmara dos Deputados. O suposto acordo foi alvo de muitas críticas, até que um grupo de 43 dos 81 senadores apresentou um manifesto à presidente da CCJ, pedindo que o tema fosse pautado.
 
A CCj do Senado se reúne para votar o projeto de lei (PLS 166/2018) que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda instância
 
O texto, de autoria do senador Lasier Martins (Podemos-RS), recebeu parecer favorável da relatora, senadora Juíza Selma (Podemos-MT), na forma de substitutivo. A proposta, que altera o Código de Processo Penal (CPP – DL 3.689, de 1941), foi elaborada após articulação entre alguns senadores e o ministro da Justiça, Sergio Moro.
 
Atualmente, o artigo 283 do CPP determina que que "ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva".
 
Na versão apresentada e aprovada na CCJ, a prisão poderia ocorrer “em decorrência de condenação criminal por órgão colegiado”.
 
O projeto também altera a redação de outros trechos do Código de Processo Penal, para permitir que o tribunal determine execução provisória de penas privativas de liberdade sem prejuízo do conhecimento de recursos que venham a ser apresentados. Na prática, isso abre a possibilidade para a prisão após condenação em segunda instância.
 
Como foi aprovado um sustitutivo, o texto ainda precisará passar por mais um turno de votação na Comissão de Constituição e Justiça. A votação já foi pautada como primeiro item da reunião do colegiado desta 4ª feira, 11.12. Como tramita em caráter terminativo, se aprovado na CCJ e não houver recurso para o plenário, a matéria será encaminhada direto para a análise da Câmara dos Deputados.


Fonte: AGENCIA BRASIL Chamada de capa da Redação JF

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
NOVOS PREFEITOS - Posse de ROBERTO  CLÁUDIO em Fortaleza 02/01/2017
NOVOS PREFEITOS - Posse de ROBERTO CLÁUDIO em Fortaleza
 
NOVOS PREFEITOS - Posse em Recife de GERALDO JÚLIO 02/01/2017
NOVOS PREFEITOS - Posse em Recife de GERALDO JÚLIO
 
NOVOS PREFEITOS ACM NETO toma posse em Salvador BA 02/01/2017
NOVOS PREFEITOS ACM NETO toma posse em Salvador BA
 
NOVOS PREFEITOS  MARCELO  CRIVELLA toma posse no Rio 01/01/2017
NOVOS PREFEITOS MARCELO CRIVELLA toma posse no Rio
 
NOVOS PREFEITOS - Posse de JOÃO DÓRIA em São Paulo 01/01/2017
NOVOS PREFEITOS - Posse de JOÃO DÓRIA em São Paulo
 
NOVOS PREFEITOS  Posse em BH de ALEXANDRE KALIL 01/01/2017
NOVOS PREFEITOS Posse em BH de ALEXANDRE KALIL
 
RETROSPECTO 2016 - América Latina: Fatos Marcantes 01/01/2017
RETROSPECTO 2016 - América Latina: Fatos Marcantes
 
SISTEMA PENAL Governo libera R$1,2 BI para construir presídios 28/12/2016
SISTEMA PENAL Governo libera R$1,2 BI para construir presídios
 
CHAPA DILMA-TEMER - Defesa de Dilma pede ao TSE acesso à documentos colhidos pela PF 28/12/2016
CHAPA DILMA-TEMER - Defesa de Dilma pede ao TSE acesso à documentos colhidos pela PF
 
25/12/2016
JOSÉ SERRA recebe alta após cirurgia na coluna no Sírio Libanês
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites