BB Investimentos analisa 4T13 de ALL
Queda de volume compensada por ajuste de tarifas
ALLL3 market perform
Preço em 25/02/2014 R$ 6,64
Preço para 12/2014 R$ 8,00
Upside 20,5%
A ALL apresentou o resultado consolidado de 2014, com queda de 1,2% no volume da operação principal da companhia, compensada por ajuste de preço das tarifas. A Brado continua apresentando expressivo crescimento de volume e margens. Queda de volume. O ano de 2013 foi marcado por uma série de fatores negativos para a condução das operações da ALL.
Acidentes nos terminais de descarga de grãos, obras de expansão no Porto de Santos e o acidente na cidade de São José do Rio Preto penalizaram o volume transportado, com queda de 1,2%, em um ano que a safra agrícola brasileira apresentou crescimento de 17% em comparação a 2012.
Yield Médio
A queda de volume foi compensada pelo ajuste das tarifas de frete, em função de repasses de inflação e de aumentos do preço do diesel tanto para os contratos take-or-pay quanto para o mercado spot. A receita líquida em 2013 foi de R$3.104,7 milhões, 8,9% superior aos R$2.850,5 milhões de 2012.
Brado
A Brado vem cumprindo seu papel de entregar crescimento e margem, no segmento de contêineres, dado que a companhia se encontra em processo de rampup, recebeu aporte de R$400 milhões do FI-FGTS, e possui plano de investir R$200 milhões/ano, nos próximos 5 anos, a fim de conquistar 12% de market share, que atualmente é inferior a 2%.
Em relação a 2012, a Brado apresentou evolução em (a) Volume (23,7%); (b) Receita Líquida (18,8%); (c) EBITDA Ajustado (30,8%) com 1,8% de incremento de margem, de 18,1% em 2012 para 19,9% em 2013. Mas, ainda sem relevante representatividade no balanço consolidado da ALL.
Ritmo
A Ritmo, também em fase de rump-up, não tem conseguido apresentar um bom desempenho. Descontinuou algumas operações no segmento Automotivo e de Ativos Especializados, além de ter provisionado R$1,6 milhão em PDD. Operação também de pequena representatividade no consolidado.
Rumo-ALL
As noticias que envolvem as duas Companhias alternam-se entre possível criação de um gigante em logística de transporte e disputas judiciais bilionárias entre as partes, o que tem trazido forte volatilidade ao papel da ALL.
Revisão de Preço.
A atual situação da ALL conduziu-nos a revisar as projeções para o crescimento da Cia. Foram considerados:
a) descontinuação das operações na Argentina,
b) saída de executivos,
c) acidentes nas malhas ferroviárias e nos portos,
d) disputas judiciais com Rumo e outros clientes,
e) queda de volume apresentado em 2013.
Em que pese os fatores elencados acima, ponderamos o potencial de ganho da ALL considerando:
(i) conclusão do projeto Rondonópolis,
(ii) solução de gargalos nos terminais de grãos de Santos,
(iii) perspectiva de safra agrícola recorde em 2014.
Assim, alteramos o rating de outperform para market perform com a redução do target price de R$11,00 para R$8,00 ao final de 2014.
Confira no anexo o relatório completo de análise dos resultados da ALL, no 4º trim/2013