Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

02 de Junho de 2014 as 01:06:20



ARTIGO - Franquias: Dono do negócio ou dono da verdade? - por Arlan Roque


 
Esta semana, vi uma publicidade de uma grande instituição financeira, uma das três maiores do Brasil, que trazia a seguinte menção: “nossos profissionais são incentivados a pensar sempre como donos do negócio e nunca como donos da verdade”. 
 
Achei muito oportuna e de grande motivação para reflexão no universo do franchising, pois -- pelas características próprias do sistema de franquias e pelas prerrogativas permitidas ao franqueador de acordo com a configuração de seu contrato  -- , torna-se muito fácil ao franqueador e sua equipe cairem na tentação de sentirem-se donos da verdade na relação de negócios, seja o próprio franqueador, ou sua equipe que contacta o franqueado no suporte operacional.
 
É natural que existam direcionamentos diferentes na gestão adotada pela franqueadora, de acordo com o estágio de maturidade do negócio franqueado.
 
Por exemplo, no caso de um sistema de franquias que tenha até recentemente funcionado como licenciamento de marca, pode ser que seja necessário maior direcionamento em padrões da rede, pois no sistema de licenciamento de marca, em geral, há maior flexibilidade neste sentido.
 
Mesmo considerando um sistema de franquias mais amadurecido, é natural que existam divergências, tais como na definição de orçamentos para campanhas publicitária, lançamento de novos produtos, definição de mix obrigatório nas unidades franqueadas, obrigatoriedade ou não em participação de eventos,etc.
 
Neste momento é fácil, porém pouco inteligente, o franqueador simplesmente mencionar, através de sua equipe, que é assim porque está no contrato.  
 
No entanto, reitero que este é o caminho menos inteligente, pois é necessário que, neste momento, franqueado e franqueador pensem como donos do negócio, analisando e entendendo o que é melhor para o conjunto e não simplesmente fechando-se em posições que não permitam a visão do todo.
 
Em seu livro Parcerias Lucrativas, Greg Nathan há uma citação bem interessante: “
 
Uma abordagem popular para tratar conflitos é chamada “negociação baseada em princípios”.
 
O apelo dessa abordagem é a ênfase em ser justo com os demais, enquanto se garante que eles não estejam levando vantagem com a sua honestidade. Uma de suas mais poderosas recomendações é que as partes em disputa foquem seus próprios interesses, em vez de conquistar posições ou fazer julgamentos sobre quem está certo ou errado.
 
Franqueador, pense nisso na cultura de sua organização: pensar como dono do negócio ou como dono da verdade?
 
Analise, informe-se e faça bons negócios!!
 
Arlan Roque
 


Fonte: Arlan Roque, colunista do Jornal Franquia

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
NANI SOUND salta de 4 lojas para 25 franquias 30/03/2023
NANI SOUND salta de 4 lojas para 25 franquias
 
MICROFRANQUIAS crescem como Opção para Aumentar a Renda 30/03/2023
MICROFRANQUIAS crescem como Opção para Aumentar a Renda
 
ACESSO SAÚDE - Franquia negócio e investe em Linha de Produtos Naturais 30/03/2023
ACESSO SAÚDE - Franquia negócio e investe em Linha de Produtos Naturais
 
MUNDO VERDE - Rede de Franquias lança Nova Linha de Colágenos 06/03/2023
MUNDO VERDE - Rede de Franquias lança Nova Linha de Colágenos
 
CLUBE TURISMO - 55% da Rede de Franquias é Liderada por Mulheres 06/03/2023
CLUBE TURISMO - 55% da Rede de Franquias é Liderada por Mulheres
 
Redes de Franquias superam Faturamento Pré-Pandemia, aponta pesquisa 22/02/2023
Redes de Franquias superam Faturamento Pré-Pandemia, aponta pesquisa
 
SODIE DOCES - Escola de Samba ÁGUIA DE OURO homenageia fundadora da Franquia 21/02/2023
SODIE DOCES - Escola de Samba ÁGUIA DE OURO homenageia fundadora da Franquia
 
TOP ENGLISH e ONG ensinam ingles gratuitamente em MOÇAMBIQUE 28/11/2022
TOP ENGLISH e ONG ensinam ingles gratuitamente em MOÇAMBIQUE
 
CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS - Confira os 3 Erros Principais das Empresas 27/09/2022
CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS - Confira os 3 Erros Principais das Empresas
 
ANÁLISE DE FRANQUEABILIDADE, Como aplicá-la a uma Marca. Saiba AQUI. 27/09/2022
ANÁLISE DE FRANQUEABILIDADE, Como aplicá-la a uma Marca. Saiba AQUI.
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites