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Franchising

06 de Março de 2015 as 00:00:00



ARTIGO - PONTO COMERCIAL, Fatores Importantes na Escolha. pelo Dr. Haroldo Monteiro


Três fatores a que você deve se atentar ao escolher um ponto comercial
Dr. Haroldo Monteiro
 
 
Após longos estudos e pesquisas sobre qual modelo de franquia comprar, observando sempre o alinhamento de suas competências com a estratégia do negócio, a sua identificação com o produto franqueado, e que ainda esteja de acordo com a sua disponibilidade de financiamento, chega a hora de definir em qual ponto comercial você deverá se estabelecer.
 
Este é um dos pontos cruciais que todo candidato a franqueado deve ficar atento, pois esse item vai fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio. Portanto, deve-se ficar atento a três fatores muito importantes na compra das luvas de seu ponto comercial:
 
Fluxo de Pessoas e Localização - Estes fatores são muito importantes para que sua operação venha a obter êxito. Pontos comerciais próximos a bancos, escolas, universidades, ou ainda próximo a lojas que gerem fluxo como Boticário, uma grande loja de departamentos, ou praça de alimentação, fazem com que as lojas tenham bastantes clientes potenciais, pois eles estarão passando em frente a sua loja.
 
Quando a loja for em shopping center, analise o "corredor" no qual sua loja irá ficar, veja quem são seus vizinhos, e se eles também estão voltados para o seu público alvo. É importante também frisar que shoppings recém inaugurados ainda irão "maturar", e que isto significa pouco fluxo de pessoas no início. E voce terá capital suficiente para bancar sua loja no caso de vendas mais fracas neste prazo de maturação dos shoppings?
 
Investimento em Luvas - Primeiro faça uma projeção de resultados de sua franquia e veja qual será o lucro. De posse deste valor, faça as contas se o ponto escolhido é viável com base numa simples equação. Todo o lucro obtido deverá ser suficiente para pagar a amortização dos investimentos nas instalações do negócio e o custo deste capital (se o dinheiro for de empréstimo, abata o custo dos juros desse empréstimo; se for capital próprio, deverá cobrir o custo do seu dinheiro aplicado em outro produto).
 
O valor que sobrar deste lucro após abater os valores acima descritos deverá ser suficiente para pagar o valor do custo do capital investido no ponto (custo calculado da mesma forma descrita acima), porém se o valor investido no ponto for de empréstimo, além do custo dos juros, o lucro deverá ser suficiente para pagar o valor principal deste empréstimo, caso contrário voce terá que tirar estes valores de suas reservas para pagar o empréstimo.
 
Observe que, como o ponto tem valor de revenda, você deve somente considerar o custo dos juros no cálculo de viabilidade (o valor do pagamento não do principal não entra neste cálculo), pois no caso de fechamento da loja você poderá vendê-la. Caso a projeção deste lucro não seja suficiente para pagar os custos do investimento, o negócio não é viável.
 
Valor do Aluguel, da Taxa de Condomínio e do Fundo de Promoção - Analise bem estas despesas, pois elas podem representar em alguns casos algo entre 15 e 20% do seu faturamento líquido.
 
Muitas vezes, estas despesas acabam inviabilizando a abertura de uma franquia, ou ainda podem fazer com que o risco de insucesso seja grande. Se elas forem altas, a loja terá que vender muito mais para pagar despesas e ainda gerar lucro. Negocie bem estes valores!
 
Após estas análises, mãos à obra e boa sorte nos negócios!
 
 
 
HAROLDO MONTEIRO
Sócio da  Planning & Management Consultoria
Especializada em Gestão e Tendencias Economicas para o Varejo e
Consultoria em Finanças e Franchising
O autor é graduado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ, além do MBA Business Administration pela Ohio University.
É professor convidado da COPPEAD para a disciplina Administração Financeira de Curto Prazo. 


Fonte: Dr. Haroldo Monteiro





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