Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

22 de Fevereiro de 2023 as 05:02:49



Redes de Franquias superam Faturamento Pré-Pandemia, aponta pesquisa


 
Pesquisa aponta que redes de franquias superam faturamento pré-pandemia
Tenha acesso aos dados completos da pesquisa
 
Para 60,3% das redes de franquias do país ouvidas na 6ª edição da pesquisa Franchising Frame, realizada no final de 2022, pela Praxis Business, consultoria especializada em modelos de negócio e desenvolvimento humano para o franchising e varejo e o Grupo MD, primeira agência de comunicação especializada em redes de franquia e varejo, o faturamento já superava os patamares anteriores à pandemia.
 
Entre as marcas entrevistadas, 47,3% estimaram fechar 2022 com um crescimento de mais de 15% em termos de “same store sales” na comparação com 2021.
 
Participaram do levantamento 131 franqueadoras do país que, juntas, somam cerca de 28,5 mil unidades de franquias de diferentes setores: alimentação (25,2% da amostra); saúde, beleza e bem-estar (18,3%); moda (13,7%); serviços e outros negócios (9,9%); casa e construção (9,2%); outros (7,6%); serviços educacionais (4,6%); limpeza e conservação (3,8%); serviços automotivos (3,1%); entretenimento e lazer (2,3%); hotelaria e turismo (1,5%); e comunicação, informática e eletrônicos (0,8%). Em relação a faturamento, 23,7% da amostra tem receita superior a R$ 300 milhões por ano.
 
De acordo com Adir Ribeiro, CEO e fundador da Praxis Business, no geral o setor de franchising foi bem resiliente e o apoio dos franqueadores foi fundamental na busca de soluções em conjunto o que ajudou na recuperação do desempenho das redes.  
 
Novo jeito de fazer negócio
 
A pesquisa mostrou que 71% das redes franqueadoras adotaram mudanças em seus modelos de negócios, sendo que 54% adotaram canais digitais ou práticas de omnicanalidade; 47% fizeram a digitalização de processos, produtos ou serviços; 39% adotaram modelos de negócios mais enxutos (com menos investimento); 29% adotaram novos produtos; e 24% adotaram novos serviços.
 
Maiores dificuldades enfrentadas pelas redes em 2022
 
O maior desafio, hoje, está na gestão de pessoas nas unidades franqueadas. Em seguida, aparecem perfil do franqueado inadequado para o negócio, dificuldade para a venda de novas franquias, marketing na rede e baixo engajamento dos franqueados e suas equipes. Entre os dez principais desafios, surge um item inédito, que ainda não havia aparecido nas pesquisas anteriores: gestão das redes sociais próprias ou dos franqueados.
 
Para Denis Santini, CEO do Grupo MD, estamos vivendo a era da mídia. “Tudo é mídia, ponto de venda (PDV) é mídia, produto é mídia, equipe é mídia, e nunca o PDV a microrregião e a equipe de loja, tiveram tanto protagonismo e isso se multiplica no caso de franquias.
 
O que se reflete diretamente na questão das mídias sociais, com o empoderamento do PDV, também cresce a presença digital das unidades franqueadas com perfis próprios, e ainda há poucos franqueados capacitados neste sentido", alerta Santini.
 
Capacitação e desenvolvimento de franqueados
 
A máxima de que se contrata pela competência técnica e se demite pela comportamental também é realidade no setor de franchising. A pesquisa aponta que o maior motivo de fechamento de franquias está associado ao comportamento do franqueado.
 
No entanto, a capacitação recebeu poucos investimentos ao longo do último ano. Pouco mais de 45% das redes investem no máximo R$ 50 mil por ano em treinamentos, enquanto, apenas 16,7% aplicam mais de R$ 300 mil.
 
De acordo com Marilia Saveri, sócia da Praxis Business, as franqueadoras procuram franqueados com mais soft skills, como atitude e relacionamento, mas ainda é baixo o investimento em treinamento com foco em questões comportamentais.
 
“O princípio do sistema de franquia é a transferência de conhecimento, como afirmar que isso está sendo feito se investimos tão pouco em capacitação?”,
 
afirma.
 
Canais de venda: um desafio para as franquias
 
Para 53,7% dos respondentes, os franqueados enxergam o e-commerce como uma oportunidade para gerar mais receita ou fluxo na loja. Ao mesmo tempo, para mais de 40% dos respondentes, os franqueados apontam o comércio eletrônico como uma ameaça.
 
Mesmo com as discordâncias entre franqueadores e franqueados quando o assunto são canais digitais, estes representam, em média, cerca de 20,5% do faturamento das redes pesquisadas.
 
A prática mais comum no mercado de franquias, quando se fala em e-commerce mantido pela própria marca, é a cobrança de um percentual sobre a venda gerada pelo site (do total dos respondentes que disseram cobrar taxas, 85% adotam essa modalidade de cobrança).
 
O setor de franchising vem aderindo à omnicanalidade (integração entre canais de venda), apesar de ainda haver 29,8% das redes que afirmaram não trabalhar com nenhum dos canais digitais listados na pesquisa.
 
Por outro lado, entre as redes que afirmaram trabalhar com canais físicos e digitais, 43% já operam de forma integrada com o “compre online e retire na loja”, enquanto 36% atuam por meio da “entrega a partir da loja (ship from store”) e 14% por meio de prateleira infinita.
 
Apenas 8,7% das redes que trabalham com canais físicos e digitais operam com as três modalidades de integração investigadas pela pesquisa.
 
O resultado mostra também que, para as redes que operam com as diferentes modalidades de canais (físicos e digitais), 27% não possuem qualquer integração entre eles. 
 
Sobre a Praxis Business
 
A Praxis Business é uma consultoria especializada em modelos de negócios e desenvolvimento humano para o Franchising, Varejo e outros Canais de Vendas, com o propósito de gerar prosperidade nos negócios, com relações mais alinhadas e produtivas. São mais de 500 empresas atendidas dos mais diversos portes e segmentos, em projetos de Expansão dos Negócios, Excelência na Gestão de Redes, Transformação Cultural, Capacitação e Desenvolvimento para melhorar performance.
 
Para ter acesso a todos os dados da pesquisa,

 

 

 



Fonte: Content.PR/MD Ivania Monfort (ivania.m@md.com.br) e Érika Pessoa (erika@md.com.br)





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023 04/06/2023
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023
 
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira 15/05/2023
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira
 
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa 15/05/2023
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa
 
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo 26/04/2023
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo
 
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5% 15/04/2023
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5%
 
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores 09/04/2023
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores
 
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI 09/04/2023
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI
 
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País 05/04/2023
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País
 
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023 03/04/2023
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023
 
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos 29/03/2023
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites