Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

11 de Agosto de 2016 as 15:08:08



ARTIGO - Disputa entre E-Commerce e Lojas Físicas: A Vencedora será a Experiência. [por Haroldo Monteiro]


Na disputa entre e-commerce e lojas físicas, a vencedora será a experiência
 
por Haroldo Monteiro da Silva Filho
 
 
Com uma projeção de crescimento de algo em torno de 8% para 2016, (segundo o e-bit), o e-commerce desponta no Brasil em meio a uma resiliente crise no setor de varejo que teve, nos últimos 12 meses, decréscimo de 6.5%; e que, em 2016 já é de -7.3%, segundo os  últimos dados do PMC (Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE em 12/07/2016).
 
Para um comprarativo, nos EUA as vendas on line já correspondem a 6.8% das vendas totais do varejo, segundo o US Census Bureau.
 
 
Os números fortes do e-commerce impressionam e fazem com que especialistas do setor façam projeções para o futuro do varejo, em especial para o destino das lojas físicas.  Em média as projeções para este canal de vendas não é promissor, todos apostam no e-commerce como o principal canal de vendas  para o consumo nos próximos anos. 
 
Alguns importantes varejistas já mudaram seu foco,  e consideram como principal tendência a experiência do consumidor, este sim será o grande propolsor de vendas tanto para lojas físicas como para o e-commerce.  Big data, análise preditiva, personalização avançada, táticas omni canal,edesenvolvimento de tecnologia digital para lojas físicas.
 
Segundo o Googleoomni canal é o novo normal, pois  85% dos compradores on-line iniciarão  uma compra em um dispositivo e terminarão em outro. Compradores multi-canal comprarão mais vezes e vão gastar  3 vezes mais do que oscompradores single channel.  
 
Na realidade as lojas físicas passarão a ser consideradas templos de experiência. Como exemplos conhecidos temos  a  Nike Store que disponibiliza esteiras ergométricas para seus clientes testarem seus produtos “running”.
 
A Nespresso tem suas lojas físicas como verdadeiros  centros de experiência, para degustação de novos cafés e apreciação de lançamentos de seus acessórios para o cliente degustar melhor seus cafés.  Além do desenvolvimento de novas tecnologias para que o consumidor tenha uma facilidade maior  em achar a roupa que lhe agrade mais, através  de teste de looks virtuais na cabides. 
 
Da mesma forma as empresas que queiram ter um crescimento sustentável de seu e-commerce deverão desenvolver tambémtécnicas que possibilitem seus clientes obter toda uma “experiênciaon line”.  
 
Hoje podemos ter em um clique combinações de peças de roupas,  consultores virtuais que dão dicas de qual o melhor look,  chats on line para tirar dúvidas instantaneamente e assim propiciar o cliente fazer suas compras com mais segurança.
 
Esses são apenas alguns exemplos do que já acontece hoje, tanto em lojas físicas como no e-commerce.
 
Desenvolver novas estratégias para seus negócios, voltadas para a experiênca, será o futuro daqueles que queiram permanecer no varejo com suas cadeias de lojas.  
 
Cabe ressaltar que hoje a grande experiência não é mais do varejista,  que adorava discutir com shoppings sobre novos pontos para crescimento de suas cadeias de lojas, e sim do consumidor que estará atento a experiência de compra que sua marca lhe propicia, não sendo o mais  importante para ele achar uma loja desta marca a cada esquina.


Fonte: prof HAROLDO MONTEIRO DA SILVA FILHO





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023 04/06/2023
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023
 
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira 15/05/2023
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira
 
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa 15/05/2023
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa
 
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo 26/04/2023
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo
 
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5% 15/04/2023
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5%
 
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores 09/04/2023
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores
 
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI 09/04/2023
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI
 
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País 05/04/2023
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País
 
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023 03/04/2023
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023
 
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos 29/03/2023
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites