Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

Sexta-Feira, Dia 02 de Março de 2012 as 11h:02



ARTIGO - Empresas de sucesso condenadas ao fechamento. por Ivan Postigo


 

Empresas de sucesso condenadas ao fechamento

Ivan Postigo -  20120302

 

 

Quando estudamos gestão, um dos pontos debatidos é a perpetuação das empresas. Essa é uma premissa básica, a não ser que o seu tempo tenha sido previamente determinado, mas quantas são criadas com data para encerramento?

 

Na trajetória de um empreendimento, alcançando sucesso ou não, podemos vê-lo passar por processo de cisão, e uma parte ser vendida; pode ser incorporado por outra companhia; ou quem sabe integrar uma fusão, compondo uma operação maior.

 

Um projeto pode fracassar por causa de recessões, que duramente a afetam a economia mundial ou do país. O desastre pode ocorrer por má gestão, e não só isso. Há, ainda, uma série de fatores que podem provocar a situação, comprometendo o futuro de um empreendimento, apesar de todas as competências técnicas serem atendidas.

 

Poucos projetos de produtos tecnicamente brilhantes, que conduzem empresas ao sucesso, a perpetuam.

 

Estranho? Nem tanto!

 

Quando a gasolina era barata e todo mundo queira carrões, projetos interessantes de carros pequenos fracassaram.

 

Você acha mais confortável um carro com duas portas ou com quatro portas? Os jovens já rejeitaram os carros com quatros portas, considerando-os carros para pessoas velhas.

 

A moda já foi ter casas enormes, hoje, independente da dupla jornada, procuramos conforto, sem exageros.

 

Há uma situação que traz a raiz da extinção e gestores, apesar de notarem, não a tratam com a devida atenção.

 

Existem empresas criadas para o mercado, outras criadas pelo produto e dessa forma permanecem.  As segundas é que estão, desde que nasceram, sob risco.

 

Como ensinam as velhas lições, a indústria do cinema americano sofreu duras perdas até entender que não estava no negócio de filmes para a telona e salas públicas, mas no ramo do entretenimento!

 

Empresas voltadas ao mercado atendem os desejos e expectativas do consumidor, quando não as criam. Por essa razão se adequam, se adaptam, inovam, se renovam, revolucionam.

 

Empresas voltadas ao produto desenvolvem ações para melhoria do seu foco, o produto. Ocorre que estas ações nem sempre atendem o consumidor, e a obsolescência se apresenta material e estratégica.

 

Mudar o produto é possível, agora, mudar o consumidor quando aceita novos conceitos... hummmm!

 

O pensamento na empresa poderia ser mudado, mas o trabalho não é simples, por essa razão, quando gestores negligenciam o conceito de visão, o risco é muito grande. É a visão que conduz à estratégia, portanto a linha que prepara os caminhos do futuro está na raiz.

 

Uma coisa é debater inovações com pessoas cuja visão é mercado, outra é debater com pessoas cuja visão é produto. Ainda que esses produtos possam ser revolucionários.

 

Mudança é um processo doloroso, quando a rejeição ao assunto é muito grande, a mudança de foco pode exigir suspender a pessoa e girar o mundo. O esforço ao se mostrar demasiado, leva à desistência. A tecnologia gira o mundo e deixa o homem onde está. Esse giro gera a força de atração, contudo vemos que em alguns o efeito é da rejeição.

 

A obsolescência é um poderoso instrumento de eliminação de concorrentes e competidores. Ainda que copiar seja mais barato que desenvolver, o seguidor não costuma obter vantagens competitivas com a minimização de erros.

 

A aceleração do poder de criação provoca o efeito de um pesado rolo compressor, esmagando o que encontra pelo caminho em velocidade reduzida. 

 

Dessa forma, uma gama interessante de produtos são natimortos, chegam ao mercado totalmente ultrapassados.

 

O fato no faz lembrar a velha brincadeira: esse será bom, não foi?



Fonte: Ivan Postigo, da Postigo Consultoria





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023 04/06/2023
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023
 
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira 15/05/2023
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira
 
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa 15/05/2023
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa
 
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo 26/04/2023
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo
 
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5% 15/04/2023
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5%
 
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores 09/04/2023
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores
 
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI 09/04/2023
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI
 
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País 05/04/2023
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País
 
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023 03/04/2023
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023
 
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos 29/03/2023
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites