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24 de Janeiro de 2014 as 22:01:19



SPA DO PÉ - Franchising, o Mito do Sucesso Garantido


É muito comum no mundo da franchising a idéia de que investir numa franquia é garantia de sucesso imediato. A experiência nos mostra que esse é um conceito completamente equivocado. Certamente as chances de sucesso numa franquia são maximizadas, se comparadas ao negócio independente. 
 
Isso se deve a diversos fatores, entre alguns deles: Marca conhecida e boa reputação, um detalhado plano de negócio, economia de escala, melhor planejamento dos custos de instalação e todo o conhecimento de operação adquirido pela franqueadora ao longo dos anos e repassado ao franqueado, reduzindo assim sua curva de aprendizagem. Contudo a gestão empresarial do franqueado é fundamental para o sucesso.
 
A loja da rede de franquias carioca Spé, O Spa do Pé, localizada em um grande shopping  do Rio de Janeiro, foi inaugurada em 2004 sob uma forte expectativa, pois após muita pesquisa e estudos, era vista pelo mercado com um excelente potencial de crescimento. Um verdadeiro pote de ouro.
 
A unidade Norteshopping, da rede de franquias carioca Spé, O Spa do Pé, se tornou conhecida por seu case de grande sucesso no ramo de podologia. Em cinco anos a quantidade de clientes atendidos quadriplicou, e o faturamento de 2008 a 2013 teve um aumento de mais de 300%. Em 2008 a loja era 12ª colocada no Ranking de faturamento da rede, hoje é a 1ª colocada.
 
Sua operação iniciou sendo administrada por duas sócias franqueadas que mantinha uma gestão à distância. Sabemos que o sucesso de uma rede de franquias, como de qualquer organização, está fortemente relacionado à capacidade e qualidade de gestão.  Não capacitar sua equipe e não acompanhar o atendimento realizado ao cliente pode ser fatal para um franqueado. 
 
 
Durante meses a loja variava entre deixar prejuízo e conseguir pagar as contas, o nível de satisfação do cliente era muito baixo, impactando fortemente no processo de fidelização. 
 
Um erro comum em sistema de franquias é o franqueado transferir a responsabilidade do baixo desempenho de sua unidade para a franqueadora ou o ponto comercial e assumir uma posição passiva.  
 
No início de 2008 a unidade Norteshopping esteve em vias de entregar as chaves e encerrar a operação, pois havia divergências entre as sócias franqueadas e um distanciamento da gestão. 
 
A franqueadora intercedeu com o objetivo de encontrar a melhor solução para esta franquia, que está localizada em um grande Shopping no Rio de Janeiro, com fluxo de mais de 2 milhões e  800 mil pessoas por mês. A proposta de transferência da operação desta franquia para outro franqueado foi aceita e a nova administração assumiu em março de 2008.
 
Um plano de ação desenvolvido em conjunto entre a franqueadora e novo gestor da unidade foi posto em prática: uma pequena reforma, troca de itens defeituosos, melhoria no atendimento e mala direta para o banco de dados de clientes.  Já no primeiro mês de operação a loja apresentou um aumento no faturamento de 18%.
 
Com a nova gestão, os profissionais que não estavam alinhados com o formato de trabalho da rede foram substituídos, mantendo a partir daí um corpo técnico mais comprometido com os objetivos e metas. 
 
A experiência de estar pessoalmente em suas unidades é considerada insubstituível pelo empresário Antonio Haido, pois graças a ela, ele sabe exatamente como funciona a operação no dia-a-dia e possibilitou conhecer profundamente o mercado, o perfil dos clientes, as dificuldades e oportunidades encontradas, podendo, portanto, preparar seus funcionários da melhor maneira.
 
“Gerir pessoas é um dos itens mais desafiantes nos dias de hoje, com a escassez de profissionais qualificados para trabalhar os empresários precisam criar estratégias inovadoras e que gerem engajamento nas suas equipes, para não haver perda da qualidade na prestação de serviços e conseguir gerir as pessoas de maneira mais adequada ao contexto atual dos negócios.”
Antonio Haido
Franqueado da rede Spé, o Spa do Pé
Unidade Norteshopping
 
Em 2011 o franqueado Antonio Haido adquiriu mais uma loja da rede e em 2 anos conseguiu dobrar seu faturamento.  No momento ele está buscando uma nova oportunidade para abertura de mais uma unidade.
 


Fonte: Spa do Pé, Departamento de Expansão





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