Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Ensino | Cursos | Escolas

Terça-Feira, Dia 06 de Julho de 2010 as 23h:35



Microcamp busca investidores para o norte do Brasil e os Estados Unidos


A região Norte do Brasil e os Estados Unidos são os novos alvos da rede Microcamp para montar franquias de suas escolas de informática e idiomas a curto e médio prazo

No Norte, a Microcamp possui apenas uma escola, em Belém, no Pará, mas estudos de expansão feitos pela rede apontam que a cidade comporta mais unidades, assim como outros municípios da região. O foco são cidades com mais de 100 mil habitantes.

A Microcamp também busca parceiros interessados em investir nos Estados Unidos, onde inaugurou sua primeira unidade em janeiro deste ano. A escola está instalada em Pompano Beach, na Flórida, onde, a princípio, o público alvo são os brasileiros que moram ali e estão entre os 42% de latinos que vivem na cidade, que tem uma população estimada em pouco mais de 100 mil habitantes. A médio prazo, a proposta é atender também para a comunidade hispânica que vive ali; e por fim os americanos.

A unidade iniciou suas atividades com os cursos de inglês ABC e duas opções na área de informática: o Dotnet, que reúne os principais módulos na área; e o Web Design para quem quer criar e administrar sites na internet e intranet. O curso de hardware (concerto e manutenção de computadores) será o próximo lançamento.

O mais procurado é o de inglês, dada a dificuldade dos brasileiros com a língua inglesa. "Inglês para eles é uma questão de sobrevivência, e essa necessidade torna a procura grande", justifica o diretor da unidade, Elvis Tuffi.

De acordo com o diretor - que já possui outros negócios da rede no Brasil - em apenas três meses, o número de alunos matriculados superou a um terço da meta prevista para este ano. "Já são 100 alunos matriculados e a maioria já conhecia a marca Microcamp devido às escolas de qualidade existentes no Brasil, o que tornou mais fácil a divulgação na região".

O segundo passo é atender a comunidade hispânica da região. "São mexicanos, colombianos, cubanos que, ao contrário dos brasileiros, não pensam em retornar para seu país de origem. Precisam aprender inglês e informática para se qualificar e se colocar no mercado de trabalho de maneira formal", explica Tuffi. Para atender esse público, o material didático e a coleção de livros dos cursos estão sendo adaptados.

A terceira etapa do empreendimento será focada nos americanos. A proposta é oferecer cursos de informática para os nativos. "Não existe curso livre de informática nos Estados Unidos. Nosso desafio será popularizar esses cursos naquele país e resgatar a Microcamp como empresa internacional", planeja Elvis Tuffi.

Internacionalização - No início dos anos 90, a Microcamp decidiu investir no mercado internacional e abriu unidades em países como Portugal, Espanha e Argentina, tornando-se uma das pioneiras a levar uma marca brasileira para o exterior, obtendo grande êxito. Atualmente, a Microcamp, não possui nenhuma unidade nestes países - devido a políticas internas - porém se prepara novamente para entrar no cenário externo a todo vapor: Os EUA foram os primeiros.

Atualmente a rede tem 160 unidades espalhadas por todo o Brasil, onde atuam cerca de 3,5 mil funcionários e estudam mais de 120 mil alunos. Suas escolas já formaram mais de 1,5 milhão de alunos nos cursos de informática, inglês e espanhol.

O projeto de expansão para até o final de 2010, é de até 10% do total de escolas que existem atualmente, sendo que, até agosto, acontecerá a inauguração de sete unidades em todo o Brasil.

Linha de crédito


Para tornar a negociação mais rápida para os dois lados, a Microcamp, fechou parceria com o Bradesco, que prevê o auxílio na busca do perfil do franqueado padrão através da liberação de uma linha de crédito.
Segundo João Abbade, diretor de franquia da rede, a oficialização do negócio será mais segura para os dois lados. "A partir do momento que um potencial franqueado tiver seu perfil avaliado e aprovado, ele será encaminhado para a instituição financeira, que fará toda a negociação sobre o capital adequado a ser investido, podendo assim, liberar ou restringir o crédito solicitado".


Números da Microcamp


Ano de fundação: 1977 - na Vila Mariana, em São Paulo
Transferência para Campinas - 1981
Primeira filial em 1986 - Ribeirão Preto
Início do sistema de franquia: 1994

Unidades próprias: 55
Unidades franqueadas: 105

Total de unidades: 160
Alunos formados: mais de 1,5 milhão
Alunos matriculados : cerca de 120 mil
Estados onde tem escolas - Brasil: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Estados onde tem escolas - Exterior: Pompano Beach - Flórida
Nº de funcionários: 3.500

Quanto custa:
Taxa de franquia: a partir de R$ 30 mil
Investimento inicial: a partir de 250 mil
Taxa de royalties: 15% sobre o faturamento bruto
Retorno de investimento: 18 a 24 meses após o ponto de equilíbrio



Fonte: Microcamp





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CNA apresenta Novo Padrão Arquitetônico na ABF Franchising Expo 2017 14/06/2017
CNA apresenta Novo Padrão Arquitetônico na ABF Franchising Expo 2017
 
YES ! IDIOMAS participa da ABF Franchising Expo em São Paulo 14/06/2017
YES ! IDIOMAS participa da ABF Franchising Expo em São Paulo
 
TUTORES - Modelo de negócios adaptado ao tamanho da cidade 30/01/2017
TUTORES - Modelo de negócios adaptado ao tamanho da cidade
 
CRIVELLA quer ajuda de Planos de Saúde para atender no Rio pacientes do SUS 02/01/2017
CRIVELLA quer ajuda de Planos de Saúde para atender no Rio pacientes do SUS
 
SEBRAE E ABF promovem Curso 28/09/2016
SEBRAE E ABF promovem Curso "Entendendo o Franchising" em São Paulo
 
OPTIMUM TECH - Franquia de ensino de inglês quer expandir-se a todo País 02/03/2016
OPTIMUM TECH - Franquia de ensino de inglês quer expandir-se a todo País
 
16/02/2016
UNITED INSTITUTE - Franquia de Escola de Idiomas. Investimento: R$ 95 mil a R$ 285 mil
 
03/02/2016
LEGO Education anuncia abertura de mercado para novos distribuidores no Brasil
 
05/02/2016
SMARTZ SCHOOL - Franquia de reforço escolar: Investimento R$ 14 mil a R$ 59 mil
 
02/02/2016
YÁZIGI INTERNEXUS - Franquia Escola de Idiomas Investimento: R$84mil a R$284mil
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites