Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

30 de Abril de 2022 as 13:04:16



RIO DE JANEIRO EM ALERTA - Alagamentos, Deslizamentos de Estrada e BRT suspenso


 A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro recomenda que a população não se desloque pelas regiões mais atingidas pela chuva
sábado, 30.04.2022
 
A chuva forte que começou a cair na 6ª feira, 29.04, à noite em diferentes pontos da região metropolitana do Rio de Janeiro provocou alagamentos em várias regiões como Guaratiba, Bangu e Jacarepaguá, na zona oeste, e levou a prefeitura da cidade a decretar estágio de atenção às 23h45.
 
A mudança no clima foi provocada pela chegada de uma frente fria no oceano que mantém a entrada de umidade na capital.
 
Desde o início do estágio de atenção, a Defesa Civil municipal acionou 38 sirenes em 24 comunidades. De 5h31 às 10h30 deste sábado, 30.04, o órgão registrou 63 ocorrências.
 
Deslizamentos na estrada que liga os bairros do Grajaú, na zona norte, e Jacarepaguá, na zona oeste, levaram ao fechamento da via, que permanece interditada.
 
Também em consequência da chuva, o serviço do BRT em linhas dos corredores Transcarioca, Transoeste e Transolímpica foi suspenso temporariamente. No fim da manhã começaram a ser retomados os serviços na Transolímpica. A linha 51A, com percurso Vila Militar - Terminal Alvorada estava totalmente parada. A 51, Vila Militar - Terminal Recreio, estava funcionando até o bairro de Sulacap, mas já voltou a operar até a Vila Militar. Já as linhas 17, da Transoeste, e a 40, da Transcarioca, não têm previsão de volta.
 
Previsão
 
De acordo com o Alerta Rio, há previsão de chuva moderada a forte em pontos isolados nas próximas horas. A previsão para este sábado permanece de instabilidade, com céu nublado a encoberto. A chuva moderada a forte isolada prevista para a manhã, passa para fraca/moderada isolada no restante do dia. Os ventos estarão fracos a moderados e temperaturas em declínio na comparação com a 6ª feira passada. A mínima deve ficar em 19°C e a máxima em 27°C.
 
O Alerta Rio informou que os núcleos de chuva ainda ganham intensidade sobre o Maciço da Tijuca e se deslocam para a zona norte e região de Jacarepaguá.
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, cancelou a agenda prevista para hoje e desde cedo acompanha no Centro de Operações as ocorrências na cidade.
 
Estágio de atenção
 
O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências provocam impactos na cidade, alterando a rotina de parte da população.
 
A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro recomenda que a população não se desloque pelas regiões mais atingidas pela chuva; evite áreas sujeitas a alagamentos e ou deslizamentos; não force a passagem de veículos em áreas alagadas. Nos casos de ventos fortes e ou chuvas com descargas elétricas, deve-se evitar ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas, como também ficar em contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados em pontos de alagamento.
 
No caso de sinais de rachaduras nas residências, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 e evitar ficar em casa. Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Quando o sinal ocorrer, as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil municipal.
 
Os locais são informados pelo número 199 ou pelo aplicativo Centro de Operações do Rio (COR.Rio). Se for necessário, deve ligar para os telefones de emergência 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.
 
Petrópolis
 
Na cidade de Petrópolis, na região serrana, que foi atingida por fortes temporais em fevereiro e março, tem previsão de céu nublado a parcialmente encoberto, com possibilidade de chuva fraca a moderada ao longo de todo o dia. A temperatura na cidade imperial tem leve declínio, tendo máxima de 21°C para o dia.
 
Angra dos Reis
 
Na madrugada deste sábado 30.04, forte temporal caiu no Sul do Estado do Rio e na Costa Verde e causou deslizamentos de terra e alagamentos na estrada na RJ-155, entre Angra dos Reis e Rio Claro. Queda de árvores e de barreiras foram registrados em pontos da Rio-Santos. Transbordaram o rio Das Pedras e o rio Parado, alagando as ruas centrais do distrito de Lídice e invadindo casas e o comérciio, unidades de saúde e escolas.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Imagem: Fernando Frazão





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS prejudicam Crescimento do Brasil, diz a OCDE 19/12/2023
MUDANÇAS CLIMÁTICAS prejudicam Crescimento do Brasil, diz a OCDE
 
CHINA Campeã em Energias Limpas, diz chefe da AIE 19/12/2023
CHINA Campeã em Energias Limpas, diz chefe da AIE
 
BRASKEM pode ser punida com Bloqueio de R$ 1 BI 16/12/2023
BRASKEM pode ser punida com Bloqueio de R$ 1 BI
 
CASO BRASKEM - Governo estuda transformar em Parque Estadual a área afetada 12/12/2023
CASO BRASKEM - Governo estuda transformar em Parque Estadual a área afetada
 
COP28: Novo Documento exclui Previsão para eliminar Combustíveis Fósseis 12/12/2023
COP28: Novo Documento exclui Previsão para eliminar Combustíveis Fósseis
 
COP28 aprova Brasil como Sede da Conferência do Clima de 2025 12/12/2023
COP28 aprova Brasil como Sede da Conferência do Clima de 2025
 
MACEIO - Mina da BRASKEM se rompe sob a Lagoa Mundaú 10/12/2023
MACEIO - Mina da BRASKEM se rompe sob a Lagoa Mundaú
 
MACEIÓ - Alerta de Risco de Colapso: Afundamento ainda mais Veloz 09/12/2023
MACEIÓ - Alerta de Risco de Colapso: Afundamento ainda mais Veloz
 
1% Mais Rico emite igual quantidade de CO2 que 66% dos Pobres 19/11/2023
1% Mais Rico emite igual quantidade de CO2 que 66% dos Pobres
 
MEIO AMBIENTE receberá até 60% dos recursos de Títulos Verdes 12/10/2023
MEIO AMBIENTE receberá até 60% dos recursos de Títulos Verdes
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites