Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

12 de Maio de 2014 as 03:05:54



CIÊNCIA & TECNOLOGIA - Marco regulatório pretende destravar pesquisas


Um conjunto de leis que vão integrar o novo código para a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e que está em tramitação no Congresso Nacional é a esperan
ça de instituições para destravar a burocracia e dar mais liberdade para a pesquisa.
 
O assunto foi discutido na 8ª edição do congresso da ABIPTI Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, semana passada em Brasília.
 
Segundo o presidente do CONFAP Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Sérgio Gargioni, os problemas são o baixo volume e a descontinuidade de recursos, a burocracia excessiva e o excesso de regulamentos.
 
“Às vezes, [os regulamentos] não percebem as peculiaridades da pesquisa, quase sempre um território incerto e especulatório. Então é preciso ter flexibilidade”,
diz.
 
Para Gargione, a Lei de Inovação em vigor tem boas regras, mas não suficientes.
 
“O ambiente de pesquisa no Brasil hoje é muito ruim. Somos ineficazes pra gastar o dinheiro. Perdemos muito tempo na burocracia e que deveria ser dedicado à pesquisa. Na área agrícola, por exemplo, se passar o tempo perde o passo, se passou a safra não tem mais aquele elemento para a pesquisa”,
 
critica.
 
 
O chamado Código de CT&I é constituído pelo Projeto de Lei (PL) 2.177/2011, a PEC Proposta de Emenda à Constituição 290, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para o setor e a elaboração da Lei da Biodiversidade, a cargo do Ministério do Meio Ambiente.
 
Segundo o deputado Sibá Machado (PT-AC), relator do PL 2.177, a Lei da Biodiversidade é tão complexa que foi decidido deixá-la por último.
 
“Se trouxermos ao debate agora, não vai andar e travar as outras propostas que estão mais adiantadas”,
justifica.
 
Machado explica que, inicialmente, percebeu-se que era necessário ajustar a Constituição e atualizar termos para amparar melhor as mudanças previstas nos outros projetos. Aprovada em abril na Câmara dos Deputados, a PEC 290 agora está no Senado, e Machado acredita que pode ser votada antes das eleições.
 
Já o PL 2.177, em tramitação na Câmara, deve ficar para depois das eleições. “Ele modifica e amplia a base conceitual para a CT&I, acaba sendo a lei regulamentar para a mudança que as pesquisas precisam”, explica o deputado. O texto do RDC ainda está na Casa Civil e deve ir ao Congresso por meio de um projeto de lei.
 
Entre as modificações previstas no código, estão uma abertura maior na relação com a iniciativa privada, a flexibilização dos recursos, com a definição do que é custeio e o que é investimento em pesquisas e a definição dos conceitos de atividade meio e atividade fim.
 
As propostas incluem ainda a ampliação do teto do Simples Nacional para micro e pequenas empresas inovadoras e o aumento do banco de horas para pesquisadores da rede pública – que limita o pagamento a pesquisadores pelo Ministério da Educação.
 
“Hoje, a lei no Brasil só permite 120 horas por ano [de banco de horas]. Em qualquer outro país desenvolvido – EUA, Japão, China – são 420 horas por ano. Estamos propondo 416 horas por ano, e o Ministério da Educação concorda. Nós queremos um Brasil que se desenvolva fortemente e há uma eclosão de jovens saindo das universidades para montar as próprias empresas”,
 
disse Sibá Machado.
 
Para Gargioni, da Confap, o Brasil tem muitos pesquisadores de alto nível e que acabam deixando o país para se aprimorarem.
 
“Quando saem daqui, vão fazer pós-doutorado e pesquisa lá fora, se desenvolvem muito bem e o Brasil acaba perdendo. Queremos trazer de volta nossos pesquisadores, mas, com as regras atuais, fica difícil”,
 
argumenta.


Fonte: Agência Brasil

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova 16/12/2023
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova
 
QUILOMBOS - Iphan irá reconhecê-los como patrimônios culturais 20/11/2023
QUILOMBOS - Iphan irá reconhecê-los como patrimônios culturais
 
MASP inaugura Exposições sobre Artes Indígenas 12/11/2023
MASP inaugura Exposições sobre Artes Indígenas
 
MASP inaugura Exposições sobre Artes Indígenas 20/10/2023
MASP inaugura Exposições sobre Artes Indígenas
 
AILTON KRENAK é novo Imortal da ABL 05/10/2023
AILTON KRENAK é novo Imortal da ABL
 
ARACY BALABANIAN - Morreu, aos 83 anos, a grande atriz 07/08/2023
ARACY BALABANIAN - Morreu, aos 83 anos, a grande atriz
 
ADERBAL FREIRE-FILHO - Morreu no Rio o célebre Diretor de Teatro 09/08/2023
ADERBAL FREIRE-FILHO - Morreu no Rio o célebre Diretor de Teatro
 
35ª BIENAL DE SP - Poética, Enigmática e Performática, querem os Curadores 30/07/2023
35ª BIENAL DE SP - Poética, Enigmática e Performática, querem os Curadores
 
JOAO DONATO - Morreu no Rio o grande compositor e pianista, aos 88 anos 17/07/2023
JOAO DONATO - Morreu no Rio o grande compositor e pianista, aos 88 anos
 
ZÉ CELSO - Morreu o grande ator e dramaturgo, aos 86, em Sampa 06/07/2023
ZÉ CELSO - Morreu o grande ator e dramaturgo, aos 86, em Sampa
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites