Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

08 de Julho de 2022 as 11:07:00



SHINZO ABE - Confirmada a Morte do Ex-Primeiro-Ministro do Japão


Shinzo Abe, ex-primeiro ministro assassinado nesta 6ª feira
 
O primeiro-ministro nipônico mais longevo, conhecido por sua política de "Abenomics" e pela ambição de rever a constituição pacifista do Japão, foi baleado por um militar da reserva da marinha japonesa, enquanto fazia discurso de campanha eleitoral
 
6ª feira, 08.07.2022
 
O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, 67 anos, morreu após ser baleado enquanto fazia um discurso de campanha eleitoral, mergulhando o país em luto. Abe foi levado de helicóptero ao hospital após o atentado na cidade de Nara, no oeste do país; e declarado morto cerca de cinco horas e meia depois.
 
Trata-se do primeiro assassinato de um ex-premier japonês desde os dias do militarismo pré-guerra, nos anos 1930. O crime chocou o Japão, onde a violência política é rara e as armas são fortemente controladas.
 
Imagens transmitidas pela mídia japonesa apresentam o discurso de Abe sendo interrompido por dois estrondos altos e fumaça, com Abe tropeçando no chão após o segundo tiro.
 
O hospital que tentou salvá-lo noticiou que ele morreu às 8h03 da manhã desta 6ª feira, 08.07, hora local. Sangrou até a morte por ferimentos profundos no coração e no lado direito do pescoço, apesar de receber mais de 100 unidades de sangue em transfusões, por quatro horas, revelou Hidetada Fukushima, professor responsável pela medicina de emergência do hospital da Universidade Médica de Nara, em entrevista coletiva televisionada.
 
O assassino
 
A polícia disse que um homem desempregado de 41 anos, Tetsuya Yamagami, foi preso no local e admitiu ter atirado no ex-primeiro-ministro com uma arma caseira. A emissora pública NHK citou Yamagami dizendo à polícia que ele estava insatisfeito com Abe e queria matá-lo.
 
Em uma conferência de imprensa, a polícia informou que Yamagami dissera que o assassino tinha rancor contra uma certa organização específica da qual ele acreditava que Abe fazia parte. Mas os policiais não podiam afirmar se a organização realmente existia.
 
Yamagami disse à polícia que havia feito vários explosivos e armas artesanais no passado, informou a NHK. A polícia descobriu vários possíveis dispositivos explosivos durante busca em sua residência. A NHK informou que técnicos de descarte de bombas estavam se preparando para realizar uma explosão controlada no local.
 
The man suspected of shooting Shinzo Abe is tackled to the ground by police at Yamato Saidaiji Station in Nara.
 
Tetsuya Yamagami, 41 anos, autor confesso do atentado, foi dominado por seguranças
 
Uma fotografia mostrou duas partes cilíndricas de metal, fortemente amarradas com fita preta, que estavam no chão próximo ao local do atentado. A polícia informou que investigava se também eram caseiras as balas usadas no atentado.
 
Proeminência aos militares
 
Abe, que esteve em Nara para fazer um discurso de campanha antes das eleições para a Câmara Alta deste domingo, era um político conservador conhecido por sua política de "Abenomics" para tirar da deflação a terceira maior economia do mundo e por apoiar um papel mais proeminente para os militares do Japão para combater ameaças crescentes da Coreia do Norte e uma China mais assertiva.
 
Tendo deixado abruptamente o cargo de primeiro-ministro, em 2007, Abe voltou para um segundo mandato em 2012, comprometendo-se a (1º) reavivar uma economia estagnada, a (2º) afrouxar os limites de uma constituição pacifista pós-Segunda Guerra Mundial e (3º) a restaurar valores conservadores.
 
Ele foi fundamental na escolha de Tóquio para os Jogos Olímpicos em 2020, valorizando o desejo de presidir os Jogos e até apareceu como o personagem "Mario" durante a entrega olímpica na Rio 2016.
 
Enquanto estava no cargo, Abe não conseguiu realizar sua principal ambição política – rever a constituição "pacifista" do Japão, que proíbe o país de usar a força para resolver disputas internacionais. Nas últimas semanas, ele havia expressado apoio a aumentos significativos no orçamento de defesa do Japão, citando a invasão da Ucrânia pela Rússia como prova de que o Japão deve permanecer vigilante no caso de uma invasão chinesa de Taiwan.
 
Abe tornou-se o primeiro-ministro mais longevo do Japão em novembro de 2019, mas no verão de 2020 o apoio público havia sido corroído por sua gestão do surto de Covid-19, bem como uma série de escândalos, incluindo a prisão de seu ex-ministro da Justiça. Alegando a recisiva de problemas intestinais crônicos, patologia que havia contribuido para o fim prematuro de seu primeiro mandato, Abe renunciou sem presidir os Jogos, que foram adiados para 2021, devido à pandemia.
 
Tolerânca Zero à posse civil de armas
 
O Japão tem quase "tolerância zero" à posse de armas pelos civis – uma abordagem que especialistas dizem contribuir para sua taxa extremamente baixa de crimes com armas. Houve seis mortes por arma de fogo em 2014, segundo a Agência Nacional de Polícia, e o número raramente ultrapassa 10, em um país de 126 milhões de pessoas.
 
Airo Hino, professor de ciência política da Universidade de Waseda, disse à Reuters que tal tiroteio foi sem precedentes no Japão. "Nunca houve nada assim", disse ele.
 
Políticos japoneses seniores são acompanhados por agentes de segurança armados, mas muitas vezes se aproximam do público, especialmente durante campanhas políticas quando fazem discursos nas ruas e apertam as mãos dos transeuntes.
 
Em 2007, o prefeito de Nagasaki foi baleado e morto por um gângster yakuza. O chefe do Partido Socialista do Japão foi assassinado durante um discurso em 1960 por um jovem de direita, com uma espada curta samurai. Alguns outros políticos proeminentes do pós-guerra foram atacados, mas não feridos.
 
CONFIRA em THE GUARDIAN a íntegra da matéria.
Clique AQUI.


Fonte: THE GUARDIAN. Chamada de capa, subtítulos, tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites