Momento de foco em expansão e ganho de rentabilidade
Revisamos os preços das ações do Grupo Pão de Açúcar para dezembro/2015.
Para o ticker PCAR4 (Pão de Açúcar), nossa recomendação é de Market perform, com preço alvo de R$ 129,00 (anterior R$ 122,80 para dezembro/2014), representando um upside de 23,3% em relação ao fechamento de 11/11/2014. PCAR4 está sendo negociada a 6,3x EV/EBITDA e 21,7x P/L atualmente.
Já para o ticker VVAR11 (Via Varejo), a recomendação é de Outperform, com target price para dezembro/2015 de R$ 32,30 (anterior R$ 30,20 para dezembro/2014), uma valorização de 34,0% sobre a cotação de 11/11/2014. VVAR11 está sendo negociada a 5,3x EV/EBITDA e 7,7x P/L.
O valuation do grupo foi dividido em duas etapas. Primeiro, na avaliação da Via Varejo, consideramos apenas seu portfólio de lojas físicas, tendo em vista que, à partir do 4T13, o resultado da Nova Pontocom passou a ser contabilizado pela companhia por equivalência patrimonial.
Em seguida, procedemos com a avaliação do GPA consolidado, considerando suas diferentes frentes de negócio: multivarejo (Pão de Açúcar, Extra, postos e drogarias), atacado de autosserviço (Assaí), lojas físicas da Via Varejo e e-commerce (Nova Pontocom). No preço alvo final do GPA consolidado, foi feita a ponderação da participação na Via Varejo.
O GPA cresceu a uma média de 17,5% a.a., nos últimos 10 anos, saindo de um faturamento de R$ 12,8 bilhões em 2003 para R$ 64,4 bilhões em 2013. Este desempenho positivo pode ser justificado pela estratégia da companhia em combinar crescimento orgânico com aquisições importantes.
O seu modelo de vendas, com foco na multicanalidade e na segmentação das lojas, também é uma característica que lhe traz vantagens competitivas no mercado, conferindo à empresa habilidade de se adaptar às variações econômicas e às mudanças no comportamento de compra dos consumidores de forma ágil.
Outros pontos positivos que cercam o negócio do grupo são:
(i) as perspectivas positivas de crescimento dos supermercados de atacado, segmento no qual a companhia está presente através do Assaí;
(ii) as possibilidades que se abrem com o recente lançamento da rede de proximidade do Minuto Pão de Açúcar;
(iii) as marcas próprias do grupo, que possuem forte apelo no mercado e
(iv) a posição confortável de alavancagem e de caixa, que permitem aproveitar eventuais oportunidades vantajosas de aquisição que apareçam no mercado.
Embora o cenário atual seja cercado de desafios, o GPA possui liderança e estruturas consolidadas, que lhe permitem obter vantagens frente aos concorrentes menores e ganhar market share. Assim, a companhia pretende manter seu guidance de investimentos, que inclui a abertura de 580 novas unidades do GPA Alimentar (multivarejo e Assaí) e de 210 novas lojas da Via Varejo no triênio 2014-2016.
Além disso, o grupo dará continuidade e aprofundamento às políticas de ganho de eficiência, focando na rentabilidade dos negócios. Com estes fatores, estará formado o alicerce que pode impulsionar seu crescimento no longo prazo.
No que se referem aos riscos aos quais o GPA está exposto, destacamos
(i) pressões sobre o poder de compra do consumidor;
(ii) a execução do seu plano de expansão dentro do cronograma previsto e
(iii) o aumento da concorrência, principalmente nos segmentos de atacado e e-commerce.
Há também alguns desafios que a companhia precisa transpor para firmar seu crescimento sustentável, dentre os quais destacamos a otimização de sua logística, principalmente no que se refere ao compartilhamento de operações entre a Via Varejo e a Nova Pontocom.
Confira no anexo a íntegra do relatório de desempenho do GPA Grupo Pão de Açúcar no 3ª trimestre/2014, elaborado pelo BB Investimentos