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Investimentos

Sexta-Feira, Dia 07 de Novembro de 2014 as 15:11:40



INVESTIMENTOS - EMBRAER - Resultados do 3º trimestre/2014


Variação cambial reduz margem líquida e entregas menores desfavorecem margens 
 
O resultado registrado pela Embraer no 3T14 foi neutro, considerando que por um lado a companhia encerrou o período com backlog (carteira de pedidos firme) em nível recorde com US$ 22,1 bilhões, por outro lado as margens operacionais foram pressionadas pelo número de entregas aquém do mesmo período do ano passado somado ao mix menos favorável à composição de rentabilidade das vendas.
 
Bottom line sofre retração. O lucro líquido e consequentemente a margem líquida foram negativamente impactado pelo efeito da variação cambial, que resultou expressivo aumento da despesa de imposto de renda e contribuição social sobre itens não monetários, totalizando R$ 178,6 milhões no 3T14, comparada a uma despesa de R$ 58,7 milhões no 3T13. 
 
Receita tem leve queda. A receita líquida registrou leve contração de 4% A/A, tendo como principal motivo a combinação de uma menor entrega de jatos comerciais, que em contrapartida foi suavizada pela expansão no faturamento da unidade de Segurança & Defesa, portanto, tornando-se um dos maiores vetores de manutenção do crescimento da companhia.
 
Fluxo de caixa fica comprometido. Ao analisarmos o fluxo de caixa da empresa, é possível observar a forte variação do capital de giro, como consequência principal do aumento de aproximadamente 24% A/A e de 26 T/T nos Estoques, que segundo a companhia, refere-se à preparação para o aumento no número de entregas esperado para ocorrer no quarto trimestre de 2014. Tais dados reforçam nossas expectativas de que a companhia fique dentro das estimativas (guidance) divulgadas no início do ano.
 
Expectativas de longo prazo. Nossas perspectivas para a Embraer são positivas, pois acreditamos que o segmento de Segurança & Defesa deve continuar beneficiando os resultados no longo prazo, com o lançamento do KC-390, cuja primeira entrega está programada para 2016. 
 
A Aviação Executiva apresenta claro sinal de recuperação, principalmente no mercado americano, que somada à esperada primeira entrega do novo Legacy 500, tende a trazer boas notícias à frente.
 
Em relação à unidade de Aviação Comercial, a recuperação da economia norte americana, assim como os investimentos em expansão de frota por parte das companhias áreas, são fatores que vão favorecer este segmento da fabricante de aeronaves.
 
Além disso, o PDAR – Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, no longo prazo, pode ser benéfico para a empresa. Vale ressaltar, que as principais medidas do PDAR incluem: (a) financiamento pelo governo federal de até 50% dos assentos, limitados a 60 lugares por trecho, em voos com origem ou destino a cidades do interior; (b) isenção de tarifas aeroportuárias para passageiros e para as companhias, como taxa de embarque, de pouso, permanência ou navegação; e (c) reforma ou construção de 270 aeroportos. 

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Fonte: BB Investimentos





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