Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

29 de Junho de 2022 as 23:36:35



UNIDADE DA OTAN, Disfarce de sua Crise Existencial


 
'Unidade da OTAN' um disfarce de sua crise existencial
Global Times
29.06.2022
 
Não surpreendentemente, a Turquia na 3ª feira, 28.06, suspendeu seu veto à Finlândia e à candidatura da Suécia para ingressar na Otan depois que os três países assinaram um acordo.
 
Em seu discurso depois de chegar a Madri para a Cúpula da Otan, o presidente dos EUA, Joe Biden, enfatizou a unidade da organização, dizendo que a Otan estava "tão galvanizada quanto acredito que jamais esteve".
 
A adesão desses dois países neutros à OTAN aumentará o número de membros da organização para 32 países. A OTAN nunca foi concebida para ser uma chamada organização de segurança regional, mas sim um bloco militar agressivo e um instrumento político estabelecido na Europa para ajudar a manter a hegemonia global dos EUA.
 
Apesar do que os EUA gostariam, a Europa acredita essencialmente que a OTAN deve ser um grupo defensivo de sua própria segurança. Nas mãos americanas, a OTAN é a lança; aos olhos europeus, deveria servir de escudo. À medida que a OTAN continua a se expandir, as diferenças gradualmente expostas nos interesses dos membros da OTAN resultarão em mais disputas e conflitos dentro da aliança.
 
E a expansão levanta o problema de um dilema de segurança, em que aumenta a inquietação dos países vizinhos da OTAN, levando toda a região e até o mundo a uma corrida armamentista e alterando seriamente o cenário geopolítico. A desconfiança e o risco de guerra estão aumentando, tornando a região e o mundo menos seguros.
 
Song Zhongping, especialista militar chinês e comentarista de TV, disse ao Global Times que a OTAN é apenas uma organização ultrapassada da Guerra Fria que há muito perdeu sua chamada unidade ou coesão.
 
A reviravolta na atitude da Turquia deveu-se a um acordo muito satisfatório a todas as partes. A Turquia quer receber garantias de que os países nórdicos estão dispostos a NÃO apoiar os grupos curdos que a Turquia designa como organizações terroristas, em particular o Partido dos Trabalhadores do Curdistão. E o memorando diz que a Finlândia e a Suécia “estendem seu total apoio à Turquia contra ameaças à sua segurança nacional”, certificando-se de que não fornecerão apoio a esses grupos. Os países nórdicos também afirmaram que não há embargos nacionais de armas em relação à Turquia e que os três países trabalharão juntos nos pedidos de extradição.
 
De acordo com Song, esta é uma grande vitória para a Turquia, que vem exigindo o status de grande potência desde que o presidente turco Tayyip Erdogan chegou ao poder. Wang destacou que ingressar na OTAN é como comprar um seguro médico para doenças graves, o que é um conforto psicológico para muitos países europeus: o seguro pode ser útil, mas todos querem evitar que seja útil.
 
A adesão à OTAN não é um benefício sem custos; países podem ser “extorquidos” pela OTAN, a “companhia de seguros”, pois esta traz muito mais problemas do que benefícios, observou Song.
 
Erdogan alcançou seus objetivos políticos com este movimento, e o fato de que a OTAN está dispersa internamente veio à tona. As divisões dentro da OTAN crescem à medida que mais países são arrastados. Os EUA esperam superar as divisões dentro da OTAN, mas é difícil atender a todas as necessidades.
 
Apenas sobre a questão do conflito Rússia-Ucrânia, há demandas diferentes entre os países ocidentais, já que Alemanha, França e Itália querem parar a guerra o mais rápido possível, e os EUA estão pedindo a todos os países da OTAN que façam uma causa comum contra Rússia. 
 
Wang Shuo, professor da Escola de Relações Internacionais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, acredita que, nessa situação, muitos países europeus estão questionando se a OTAN pode resolver a crise na Ucrânia. Se não pode funcionar, qual é o sentido da existência da OTAN? No momento em que os europeus acreditam que a OTAN precisa desempenhar um papel, ela se mostrou desunida e incompetente, mais um sinal da crise existencial da OTAN
 
A Rússia provavelmente terá que engolir o fruto amargo - a expansão adicional da OTAN. Mas a adesão dos dois países nórdicos à OTAN é uma provocação e humilhação para a Rússia, e uma nova inimizade será profundamente semeada. A Europa não ficará mais segura com essa expansão significativa.
 
Wang destacou que ingressar na OTAN é como comprar um seguro médico para doenças graves, o que é um conforto psicológico para muitos países europeus: o seguro pode ser útil, mas todos querem evitar que seja útil. A adesão à OTAN não é um benefício sem custos; países podem ser "extorquidos" pela OTAN, a "companhia de seguros", pois esta traz muito mais problemas do que benefícios.
 
Seja a moda da "ameaça da Rússia", seja a ênfase do acordo entre a Turquia e os dois países nórdicos, não têm nada a ver com a chamada "unidade" da OTAN, mas apenas uma “pequena palha salva-vidas” para prolongar vida da OTAN.
 
CONFIRA em THE GLOBAL TIMES a integra dessa matéria em inglês
 Clique AQUI


Fonte: GLOBAL TIMES





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites