Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

17 de Setembro de 2021 as 00:09:18



PACTO AUKUS - Reino Unido, EUA e Austrália enfrentam Reação da FRANÇA


Teleconferência entre Biden, Johnson e Morrison, em 16.09
 
Acordo de submarino nuclear com a Austrália atrai críticas de aliados e
da China em meio a temores de conflito
 
A Grã-Bretanha e os EUA estão lutando para conter uma reação internacional sobre um pacto de submarinos nucleares atingido com a Austrália em meio a preocupações de que a aliança poderia provocar a China e provocar conflitos no Pacífico.
 
Boris Johnson disse aos deputados que o acordo de defesa de Aukus "não tinha a intenção de ser contraditório" para a China. Mas Pequim acusou os três países de adotarem uma "mentalidade da Guerra Fria" e advertiu que prejudicariam seus próprios interesses a menos que fosse descartado.
 
A antecessora de Johnson como primeira-ministra, Theresa May, questionou se o pacto significava que a Grã-Bretanha poderia ser arrastada para uma guerra com uma China cada vez mais assertiva sobre Taiwan, à medida que Washington exige uma maior presença britânica no Pacífico.
 
Em Washington, o secretário de defesa dos EUA, Lloyd Austin, deixou claro que a administração havia escolhido fechar as fileiras com a Austrália diante do comportamento chinês beligerante.
 
Austin disse ter discutido com os ministros australianos "as atividades desestabilizadoras da China e os esforços de Pequim para coagir e intimidar outros países, contrariando as regras e normas estabelecidas", acrescentando:
 
"Enquanto buscamos uma relação construtiva orientada a resultados com [a China], permaneceremos de olhos claros em nossa visão dos esforços de Pequim para minar a ordem internacional estabelecida".
 
As consequências se seguiram ao anúncio da noite de quarta-feira do acordo de Aukus, sob o qual os EUA e o Reino Unido compartilharão tecnologia sensível com a Austrália para permitir que ele desenvolva seus primeiros submarinos movidos a energia nuclear. O pacto foi descrito pelo conselheiro de segurança nacional do Reino Unido, Stephen Lovegrove, como "talvez a colaboração de capacidade mais significativa do mundo em qualquer lugar nas últimas seis décadas".
 
[Tambores da Guerra]
 
May perguntou a Johnson na Câmara dos Comuns:
 
"Quais são as implicações deste pacto para a postura que seria tomada pelo Reino Unido em sua resposta caso a China tente invadir Taiwan?"
 
Em resposta, o primeiro-ministro teve o cuidado de não descartar nada.
 
"O Reino Unido continua determinado a defender o direito internacional e esse é o forte conselho que daremos aos nossos amigos em todo o mundo, e o forte conselho que daríamos ao governo em Pequim",
 
disse ele.
 
Pequim vem adotando uma postura cada vez mais agressiva em relação a Taipei, que há muito recebe apoio militar dos EUA. Demonstrações militares de força são frequentes: este mês, a China enviou 19 aeronaves, incluindo bombardeiros com capacidade nuclear, para a "zona de identificação de defesa aérea" de Taiwan na véspera dos exercícios anuais de jogos de guerra de Taipei.
 
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que o país questionou o "compromisso da Austrália com a não proliferação nuclear" à luz do acordo e acusou os três parceiros de se envolverem em uma "mentalidade obsoleta da Guerra Fria sem soma zero". O porta-voz acrescentou: "A China acompanhará de perto a situação".
 
O ministro da Defesa da Austrália, Peter Dutton, ignorou a reação de Pequim.
 
"Esta não é a primeira vez que vemos diferentes explosões da China em termos de posição da Austrália",
 
disse Dutton a jornalistas em Washington.
 
"Somos uma democracia orgulhosa em nossa região. Estamos com nossos vizinhos no Indo-Pacífico para garantir a paz duradoura, e essa colaboração torna-a uma região mais segura. Essa é a realidade e nenhuma quantidade de propaganda pode descartar os fatos."
 
Mais tarde, Johnson disse ao Commons que a China tinha, de fato, mal compreendido:
 
"Acho importante que a casa entenda que Aukus não pretende ser contraditório para qualquer outro poder".
 
Como resultado do pacto, a Austrália se tornará apenas a sétima nação do mundo a possuir submarinos movidos a energia nuclear, correspondendo a uma capacidade já detida pela China. Os submarinos podem permanecer submersos por até cinco meses e são mais difíceis de detectar do que os equivalentes convencionais de diesel.
 
Desde que assumiu o cargo, o presidente dos EUA, Joe Biden,tem feito questão de buscar alianças internacionais para reforçar uma postura mais assertiva em relação à China, que agora possui a maior marinha do mundo. Durante o verão, a Otan declarou que a China representava uma ameaça estratégica pela primeira vez.
 
Shi Yinhong, professor de relações internacionais da Universidade Renmin da China, disse que o acordo era "sem dúvida" sobre combater a China. Ele acrescentou:
 
"A China definitivamente vai contra-atacar, mas a questão é que tipo de contra-ataque seria."
 
França perde contrato de US$ 90 BI com Austrália
 
Ministros britânicos também foram forçados a aplacar a França, aliada da OTAN, depois que surgiu que a Austrália havia cancelado uma atualização planejada de US$ 90 bilhões (£48 bilhões) para submarinos movidos a diesel projetados pela França, a fim de mudar para o nuclear no futuro.
 
"É realmente uma facada nas costas",
 
disse o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian. O ministro disse que Paris foi pega de surpresa, pois o acordo não havia sido mencionado em discussões recentes com os EUA sobre a política do Indo-Pacífico.
 
"Estávamos discutindo isso com os EUA recentemente, e aí vem essa ruptura",
 
disse Le Drian, chamando-a de "uma enorme quebra de confiança". Os altos funcionários da UE também reclamaram que não tinham sido consultados.
 
Em uma aparição conjunta com ministros australianos na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Tony Blinken, procurou limitar os danos às relações com Paris, dizendo a repórteres que ele e outros altos funcionários dos EUA tinham estado em contato com seus homólogos franceses no período que antecedeu o anúncio da parceria de Aukus e imediatamente depois.
 
"A França, em particular, é um parceiro vital nisso, e tantas outras questões que se estendem por gerações, e queremos encontrar todas as oportunidades para aprofundar nossa cooperação transatlântica no Indo-Pacífico e em todo o mundo."
 
A França disse que não recebeu nenhum aviso prévio do acordo de Aukus, aprendendo sobre ele primeiro com vazamentos de imprensa na quarta-feira. Quando ficou evidente no início da semana que reuniões de alto nível EUA-Austrália foram planejadas em Washington, autoridades francesas pediram reuniões com seus homólogos dos EUA, mas foram informados de que não estavam disponíveis.
 
"Só ouvimos falar disso ontem",
 
disse a ministra das Forças Armadas, Florence Parly, à rádio RFI.
 
A primeira reunião cara a cara sobre o assunto foi entre o embaixador francês em Washington, Philippe Étienne, e Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos EUA, na quarta-feira, após a notícia ter quebrado.
 
Ao lado de Blinken, Dutton procurou explicar a decisão da Austrália de rescindir o contrato de submarinos franceses e optar pela cooperação com os EUA e o Reino Unido. Ele disse que os barcos movidos a diesel não dariam à Austrália "superioridade regional" que se estende até a década de 2040.
 
Ele disse que a opção francesa de energia nuclear "não era superior" à opção EUA-Reino Unido, mas foi vago sobre por que a escolha final foi feita.
 
Autoridades francesas dizem que o governo australiano nunca levantou a possibilidade de encomendar navios movidos a energia nuclear com o Naval Group, os mesmos construtores de navios franceses que haviam sido contratados em 2016 para construir submarinos da Austrália.
 
Ben Wallace, secretário de defesa do Reino Unido, disse na 5ª feira que entendia a decepção da França com a perda de um lucrativo acordo de exportação, mas argumentou que foi impulsionado "por uma mudança australiana em sua exigência de capacidade" – pelo menos inicialmente.
 
"Se todos nos afastarmos disso, a França, a Grã-Bretanha e os EUA concordam em tantas coisas juntos. Concordamos com a mesma ordem baseada em regras, concordamos com a liberdade de navegação, concordamos em respeitar os direitos humanos",
 
acrescentou.
 
Wallace disse que foi a Austrália que veio ao Reino Unido em busca de um acordo em março, depois de um programa de estudo secreto de um ano em que concluiu que queria abandonar a atualização francesa.
 
Os dois países então foram para os EUA. Johnson juntou-se ao primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, e Biden para uma reunião trilateral à margem da cúpula do G7 em Cornwall, em junho.
 
Lá, os três discutiram o pacto em princípio, embora o que começou como um acordo tecnológico tenha se ampliado para uma aliança de três vias mais ampla com planos de compartilhar outras tecnologias militares, incluindo inteligência artificial.
 
Os submarinos serão construídos em Adelaide, mas fontes australianas disseram esperar que os motores movidos a energia nuclear, que dependem de urânio altamente enriquecido de nível de armas, sejam produzidos nos EUA ou no Reino Unido, onde são fabricados pela Rolls-Royce.
 
O processo exato de fabricação ainda não foi decidido, no entanto, aguardando uma revisão inicial de 18 meses. Também não está claro onde os reatores australianos serão desativados. No Reino Unido, submarinos movidos a energia nuclear são retirados de serviço no estaleiro de Devonport, perto de Plymouth, e os núcleos do reator levados para Sellafield, na Cumbria.
 
Confira a matéria na íntegra e no original em inglês em
 


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites