Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

05 de Janeiro de 2020 as 11:01:57



SOLEIMANI - Sua Morte, Duro Golpe em Planos Iranianos de Dominação Regional


A morte de Suleimani é um grande golpe para os planos do Irã de dominação regional
 
por Hassan Hassan,
para o jornal inglês The Guardian
 
Tradução: Redaçao JF
 
Sua experiência foi inestimável no esforço de Teerã de estender seu alcance ao Líbano e ao Iêmen. Então, para muitos, há poucas lágrimas a serem derramadas
 
O assassinato do general iraniano Qassem Suleimani pode ser o mais conseqüente assassinato estadunidense de um inimigo em memória recente. Em sua importância, ele eclipsará o assassinato de Osama bin Laden há quase uma década atrás ou de Abu Bakr al-Baghdadi em outubro último.
 
Não porque possa desencadear outra guerra no Oriente Médio, como muitos avisaram, ou apenas porque Suleimani era insubstituível. Em vez disso, seu assassinato ocorreu no momento em que o projeto que ele liderou - para criar uma hegemonia iraniana na região - enfrenta desafios sem precedentes no Iraque e no Líbano, por meio de protestos entre sectários e de base, enquanto na Síria o projeto ainda está na infância e em andamento. Pode-se adicionar a esse quadro uma política mais agressiva adotada pelos EUA.
 
De fato, Suleimani foi morto enquanto tentava lidar com esses mesmos desafios. É improvável que seu sucessor consiga concluir essa missão e conter a espiral de eventos em países onde, há apenas um ano, o Irã declarou grandes vitórias - na Síria contra os rebeldes, no Líbano por meio de um governo favorável ao Hezbollah e no Iraque e na Síria contra o Isis.
 
No curto prazo, impossibilidade da Guerra ... 
 
No curto prazo, os cenários do dia do juízo final parecem absurdos. Nenhum dos lados está interessado em uma guerra direta, mesmo que os desenvolvimentos nos últimos anos indiquem que ambos foram pegos em um ciclo imprevisível de escalada e tensão crescente. Fundamentalmente, quase todas as figuras públicas mais influentes do Iraque, até agora o principal espaço de batalha das duas potências, pediram uma resposta contida e clara para impedir que a situação em seu país saia do controle.
 
Essas ligações reduziram significativamente as chances do pior cenário - de figuras públicas do Iraque se mobilizarem impulsivamente e coletivamente contra os Estados Unidos de uma maneira que pode desencadear ataques e retaliações.
 
Tais cenários teriam tornado insustentável a presença dos EUA no Iraque. O grande aiatolá Ali al-Sistani, o clérigo mais reverenciado do Iraque, condenou Washington por sua "agressão flagrante", mas, ao mesmo tempo, ele também pediu moderação.
 
Além disso, ele citou o ataque do Irã à embaixada dos EUA em Bagdá como parte de um perigoso turbilhão de eventos que podem levar o Iraque a um caos renovado.
 
Além dos cenários extremos, as opções de retaliação do Irã parecem limitadas a padrões familiares de procuração e guerra assimétrica. Até autoridades iranianas sugeriram que qualquer resposta ao assassinato de Suleimani teria que vir mais tarde.
 
O ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, disse que Teerã lançaria "medidas legais" em nível internacional para responsabilizar os EUA. Embora uma resposta futura seja possível, o alarmismo sobre uma espiral de confronto entre o Irã e os EUA é equivocado.
 
... no longo prazo ... 
 
A longo prazo, no entanto, o assassinato de Suleimani provavelmente marcará o fim de uma era para as tentativas do Irã de expandir ainda mais sua influência na região.
 
É verdade que, em alguns países, o Irã conseguiu construir uma "máquina" que funcionará sem Suleimani, algo que ele ajudou a criar após quatro décadas trabalhando com agentes da região, como parte da rede de militância do Irã. Uma série de erros e eventos geopolíticos ao longo dos anos, como a guerra no Iraque, permitiram que ele usasse sua ampla rede para fortalecer a influência do Irã.
 
Seu trabalho levou muito tempo para dar frutos no Iraque e no Líbano, mas ele ainda não tinha o mesmo tempo nem assegurou as mesmas conexões em lugares como Síria e Iêmen. Para o Irã replicar seus sucessos no Iraque e no Líbano, ele precisaria da presença indispensável de Suleimani.
 
Ele foi morto depois que o regime sírio havia recapturado a maior parte do país dos rebeldes, então a capacidade do Irã de estabelecer o modelo do Iraque na Síria já era significativamente mais difícil. Melhor para Teerã se Damasco permanecesse dependente dele para travar uma guerra violenta. Na Síria, ao contrário do Iraque, o governo sobreviveu e não tem interesse em permitir que o Irã se infiltre.
 
... a presença da Rússia ... 
 
Além disso, a Rússia tem interesse em se afirmar como o principal patrono do regime sírio. O general morto teria encontrado maneiras de navegar em águas tão complicadas, porque o fez por 17 anos no Iraque.
 
A Síria teria sido um grande prêmio para Suleimani. Ele teria criado um formidável império de alavancagem, estendendo-se do Irã ao Mediterrâneo, com uma rede de fiéis leais dispostos a invadir embaixadas e atacar além de suas fronteiras perto da Europa e Israel. Esse projeto se tornou muito menos potente com a morte do homem que sabia muito bem como construí-lo pacientemente.
 
No entanto, mesmo no Iraque e no Líbano, onde ele teve mais sucesso, a máquina de Suleimani tem sérias falhas. Desde outubro, iraquianos e libaneses comuns protestam em grande número contra seus governos. Suleimani e seus aliados na região viram protestos populares como uma séria ameaça ao seu domínio. Quando morto, ele acabara de viajar de Damasco para Bagdá como parte de suas tentativas de administrar a situação tênue.
 
Suleimani estava ocupado lidando com esses enormes desafios locais para ele e seus aliados, e os ataques à embaixada dos EUA e a uma base militar foram parcialmente projetados para desviar a atenção dos protestos. Se a história fosse um guia, ele teria transformado uma situação ruim em uma oportunidade de maior domínio, como fez depois que Isis apreendeu cerca de um terço do país em 2014. (áreas anteriormente detidas por Isis agora são dominadas por milícias leais ao Irã e não pelo governo iraquiano.)
 
Mesmo que os protestos iraquianos e libaneses não fossem dirigidos a eles, milícias apoiadas pelo Irã acusavam os manifestantes de serem agentes ocidentais. Sua hostilidade aos protestos, por sua vez, fez iraquianos e libaneses comuns perceberem que a lealdade dessas milícias era para o Irã. Foi por isso que tantos iraquianos e outros da região comemoraram o assassinato de Suleimani.
 
... mas o projeto iraniano continua ...
 
Em suma, sua morte não marca o fim do projeto hegemônico do Irã, mas serve como um duro golpe na capacidade do regime de expandir sua influência e lidar com crises emergentes. Em todos os países onde o Irã construiu profunda influência, seus aliados são expostos e vulneráveis às tendências do povo local e aos rivais ali existentes. E o homem com histórico comprovado de lidar com essas crises morreu tentando.
 
Hassan Hassan é co-autor de Isis: Inside the Army of Terror e diretor do programa de atores não estatais no centro de pensamento de políticas globais do Centro de Políticas Globais em Washington DC
 


Fonte: THE GUARDIAN, HASSAN HASSAN. Tradução e Subtítulos: Redaçao JF

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza 04/03/2024
CELAC - Brasil e mais 23 países pedem Cessar-Fogo imediato em Gaza
 
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias 04/03/2024
ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites